BLOG MANNESOFT PRIME

26/09/2019

Como a automação escolar contribui para a qualidade da instituição de ensino

 

A gestão de uma escola, seja de pequeno, médio ou grande porte, não é uma tarefa fácil. Inadimplência, fluxo de caixa, controle financeiro e de orçamento são apenas alguns dos fatores que precisam ser levados em conta no dia a dia dos gestores. Assim, uma forma de facilitar esses processos é a automação escolar, que ajuda a reduzir os custos e aumentar a eficiência da instituição de ensino.

Além dos processos administrativos e gerenciais, a gestão da instituição também precisa levar em conta as atividades educacionais, como a elaboração do planejamento pedagógico e a realização de reuniões com pais e responsáveis, por exemplo. Assim, com a automação escolar, os profissionais deixam de realizar tarefas mecânicas e podem se dedicar ao processo de ensino e aprendizagem da instituição.

 

A importância da automação escolar para a gestão educacional 

 

A gestão escolar de uma instituição de qualidade depende da execução de diversas tarefas em áreas variadas. Por isso, se os processos forem realizados manualmente aumentam as chances de acontecerem erros. Dessa forma, a automação escolar se torna um investimento na qualidade da instituição, pois melhora o ambiente de trabalho e o atendimento a pais e alunos.

Ao utilizar a tecnologia a favor da gestão escolar, os profissionais da instituição podem se dedicar a auxiliar os professores e melhorar a qualidade de ensino. O software de automatização substitui o uso de planilhas e controles manuais, o que facilita a consulta e o cruzamento de informações.

Além disso, o sistema de gestão escolar pode ser usado para integrar o controle de todos os processos financeiros, contábeis, administrativos e legais, centralizando todas as informações necessárias para a gestão escolar.

 

Confira algumas vantagens da automação escolar para a instituição de ensino:

 

● Redução da inadimplência;

● Capacidade de aumento da captação de alunos;

● Aumento na retenção de alunos e redução da evasão escolar;

● Melhoria na tomada de decisões gerenciais;

● Aumento da produtividade em todos os setores;

● Redução de erros nos processos de rotina;

● Melhora do controle e gestão financeira;

● Aumento da fidelização dos clientes.

 

O que um software de gestão escolar pode fazer pela sua instituição

 

A automação escolar otimiza diversos processos na instituição, tanto na área acadêmica quanto na parte administrativa. Dessa forma a escola se torna mais organizada e estruturada, o que se reflete no aumento da satisfação dos profissionais, pais e alunos. Confira alguns recursos do sistema de automação escolar que facilitam o dia a dia da escola:

● Seleção e ingresso de novos alunos

O software de gestão escolar realiza o gerenciamento dos processos seletivos, reserva de vagas e matrículas de novos alunos. Além disso, possibilita o controle da realização de provas tradicionais, eletrônicas, agendadas e tradicionais e, com os dados, relatórios e estatísticas fornecidos pelo sistema é possível embasar ações de marketing e propaganda.

● Contabilidade e controladoria

Essa funcionalidade permite o acesso a todas as transações financeiras como mensalidades, concessão de bolsas, descontos, receitas e fornecedores. Dessa forma, é possível emitir relatórios e demonstrativos específicos para a gestão contábil da instituição. 

● Compras e gestão de materiais

A ferramenta de gestão oferece o controle de estoques e funcionalidades específicas de acordo com a necessidade da instituição. Também é possível rastrear a aquisição de materiais e recursos para garantir o gerenciamento de todas as etapas para manter a escola organizada e estruturada.

● Gerenciamento de turmas e horários

A automação escolar permite a montagem de turmas conforme o período letivo, os alunos matriculados, a mudança dos professores e os planos de aula. Além disso, possibilita a integração com outros sistemas de forma rápida e fácil. 

● Suporte para o dia a dia da instituição de ensino

O controle de frequência dos alunos, realização de chamadas, ensalamento, avaliações e outras rotinas de sala de aula podem ser centralizadas e facilitadas pelo sistema de automação escolar. Dessa forma, facilita o trabalho dos professores e da equipe pedagógica, além de otimizar o tempo dos alunos.

 

O Mannesoft Prime é um sistema de gestão desenvolvido para suprir as necessidades da gestão escolar. Por isso, oferece diversos recursos para a gestão administrativa e acadêmica da instituição. Se você está interessado na automação escolar e quer saber mais sobre o Mannesoft Prime, entre em contato com os nossos consultores.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200