BLOG MANNESOFT PRIME

01/10/2019

5 funções do Mannesoft Prime que facilitam a gestão acadêmica

A gestão acadêmica de uma instituição de ensino inclui diversos processos que envolvem os coordenadores dos cursos, os professores, os alunos e funcionários da equipe técnica e administrativa. Além disso, também tem como função garantir os recursos necessários para oferecer um ensino de qualidade.

Alguns processos da gestão acadêmica envolvem o planejamento escolar, as atividades curriculares, extracurriculares, administrativas, organização dos docentes, avaliação da instituição, regulamentos, normas e outros procedimentos.

Com a automatização dos processos educacionais e administrativos, o sistema de gestão acadêmica possibilita a integração de diversos setores, de forma a gerenciar todos os processos e dados da instituição de ensino.

Assim, tem como objetivo facilitar o trabalho de docentes e funcionários ao trazer mais organização e fornecer ferramentas de acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Os sistemas de gestão atuam em diversos âmbitos, incluindo a captação de novos alunos, matrícula, retenção, registros acadêmicos, gestão de atividades complementares e cursos livres, registro de diplomas e muitos outros.

Como a tecnologia contribui para a gestão acadêmica

O Mannesoft Prime é um sistema de gestão acadêmica e corporativa desenvolvido especialmente para a área da educação. O software é voltado para otimizar a rotina do gestor de instituições de ensino para suprir as necessidades e proporcionar a gestão de informações precisas.

Conheça algumas funcionalidades do Mannesoft Prime para facilitar a gestão acadêmica da instituição de ensino: 

1. Registro de ocorrências escolares

Uma das principais vantagens de um sistema de gestão acadêmica é centralizar e facilitar o acesso a informações essenciais para os educadores, alunos e familiares. Assim, ao possibilitar o registro e o acesso a ocorrências escolares, o sistema contribui para:

● Melhorar a comunicação entre a instituição e a comunidade escolar;

● Reduzir a fila de atendimento;

● Destacar características comportamentais dos alunos;

● Registrar e documentar os atendimentos educacionais e pedagógicos, mensurando a efetividade das intervenções no processo de ensino e aprendizagem. 

2. Tarefas escolares 

Os módulos do sistema podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada instituição de ensino, incluindo portais para alunos, pais, professores, egressos e equipe administrativa. Dessa forma, o professor pode propor tarefas e trabalhos e controlar a entrega de cada turma. Os alunos também podem publicar a atividade diretamente pelo portal com garantia de entrega.

O Mannesoft Prime também oferece integração com os principais ambientes virtuais de aprendizagem de mercado, como o Blackboard e o Moodle.

3. Gestão de atividades complementares e período ampliado

Um dos grandes desafios de muitas instituições de ensino é o gerenciamento de atividades complementares e período ampliado. Essas atividades, que acontecem no contraturno, não envolvem os mesmos processos que o ensino regular e requerem controle de vagas e das filas de espera. Elas também têm uma gestão financeira mais complexa, pois são contratadas e canceladas com muita frequência durante o período letivo.

Por isso, o Mannesoft Prime oferece um módulo para abrir e gerenciar cursos de diversas durações, com controles de requisitos e interdependências entre disciplinas. Assim, é possível estruturar as grades curriculares, suas validades, conteúdos programáticos das disciplinas e atividades complementares obrigatórias.

No portal do Webresponsável existe a funcionalidade de contratar ou cancelar estas atividades, o que facilita tanto para as famílias quanto para a instituição de ensino.

4. Ingresso de alunos

O processo de captação de novos alunos demanda muito tempo e atenção do gestor escolar, já que é preciso encantar os prospects com os diferenciais da instituição. São muitas idas e vindas até que a matrícula se efetue. Com o Mannesoft Prime, é possível fazer a gestão completa deste processo, desde a inscrição até a matrícula dos novos alunos. Além disso, caso a matrícula não se efetue, é possível entender os motivos da desistência.

Neste módulo, o gestor de instituições de ensino superior pode coordenar provas convencionais, eletrônicas ou agendadas. O Prime tem um painel em que é possível acompanhar, em tempo real, a evolução das inscrições e matrículas.

5. Gestão de avaliações e frequência

O controle das avaliações e da frequência dos alunos é um fator que impacta diretamente na gestão acadêmica e na construção de uma instituição de qualidade. Por isso, o Mannesoft Prime possibilita esse controle e ainda centraliza todas as informações que podem ser acessadas, tanto pelos docentes quanto pelos próprios alunos e seus responsáveis.

O sistema auxilia ainda no acompanhamento de indicadores de desempenho da instituição, com o objetivo de monitorar a evolução ao longo do tempo e identificar os pontos a serem melhorados.

Assim, o investimento em um software de gestão acadêmica influencia na administração da instituição como um todo. Entre em contato com nossos consultores e conheça o Mannesoft Prime, o mais completo sistema de gestão educacional.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200