12 de Agosto de 2020

5 dicas para reduzir a evasão escolar

Um aluno que começa a ter muitas faltas, não entrega trabalhos e não participa de projetos e atividades extracurriculares pode estar perdendo o interesse no aprendizado. Aos poucos, esses e outros fatores podem levar à evasão escolar, um dos maiores desafios da gestão educacional.

Para evitar a evasão escolar é preciso ter um panorama geral do problema: segundo uma pesquisa da FGV, os principais motivos para um aluno abandonar os estudos são falta de interesse, necessidade de trabalho e geração de renda e dificuldade de acesso à escola.

Embora este problema seja mais frequente nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, os gestores escolares de todas as etapas precisam lidar com esse desafio e encontrar maneiras de manter os alunos matriculados e interessados em adquirir novos conhecimentos.

 

Confira 5 dicas para evitar a evasão escolar na sua instituição de ensino:

 

1. Mapear os pontos fracos e fortes

O primeiro passo para elaborar estratégias é fazer um diagnóstico completo e identificar os pontos fracos e fortes da instituição, o que pode ser feito por meio de questionários e conversas com professores, alunos e familiares. 

Além disso, o gestor também pode entrar em contato com os próprios ex-alunos que trancaram a matrícula recentemente para entender seus motivos. É importante deixar claro que o objetivo é traçar um cenário fiel à realidade e que todos devem ser sinceros.

Nesse sentido, um sistema de gestão educacional facilita esta etapa, pois o gestor tem acesso a relatórios financeiros, pedagógicos e administrativos que ajudam a identificar o que pode ser melhorado e de que forma.

 

2. Implementar um currículo integrado e interdisciplinar

Não há dúvidas de que um currículo bem elaborado é um dos principais fatores para a captação e retenção de alunos. 

Para isso, a instituição deve proporcionar uma conexão efetiva entre o que é ensinado e o dia a dia do estudante, de modo que ele entenda a importância da aprendizagem. 

Uma maneira de fazer isso é construir o conhecimento de forma interdisciplinar, com projetos e atividades que integrem os conteúdos das aulas.

Essas inovações podem ser planejadas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e colocadas em prática ao longo do ano letivo, de acordo com os currículos das disciplinas e turmas.

Outro fator importante para manter o interesse dos estudantes é investir em uma infraestrutura adequada. 

Lembre-se que os alunos estão acostumados a utilizar a tecnologia no dia a dia e isso pode ser utilizado como uma ferramenta para facilitar o compartilhamento de conhecimento.

Com isso, os alunos irão criar vínculos com a instituição e estarão mais envolvidos no próprio aprendizado.

 

3. Tratar individualmente os problemas dos estudantes

Cada aluno tem suas dificuldades individuais e problemas externos à escola que podem atrapalhar seu desempenho em sala de aula.

Por isso, é importante que a escola trate cada caso de maneira particular para entender por que o aluno não está motivado e o que pode ser feito para mudar este cenário.

Se o estudante estiver com problemas financeiros, por exemplo, o gestor pode oferecer uma bolsa de estudos ou desconto nas mensalidades para evitar que ele abandone os estudos.

Nesse sentido, é importante que o corpo docente acompanhe os alunos de perto para identificar os sinais de evasão escolar e agir antes que isso ocorra efetivamente.

 

4. Incentivar a capacitação dos professores

Assim como um currículo bem elaborado, contar com professores capacitados e em constante atualização é fundamental para a instituição oferecer um ensino de qualidade.

Para isso, é importante que os docentes tenham tempo e sejam estimulados a realizar cursos de capacitação continuada, além de aprender novas formas de transmitir o conteúdo das disciplinas.

Com professores capacitados e que utilizam recursos tecnológicos para tornar o aprendizado mais envolvente, é possível manter os alunos interessados e atrair cada vez mais matrículas, fazendo a instituição crescer.

 

5. Usar a tecnologia para prevenir a evasão escolar

Como você viu, a tecnologia tem um papel muito importante para aprimorar o ensino e manter os alunos interessados em aprender. Mas também existem recursos para otimizar a gestão escolar e facilitar a tomada de decisões, como o Mannesoft Prime.

O Prime é um sistema de gestão educacional que oferece ferramentas para identificar os sinais de que um aluno pode abandonar a instituição.

Se uma determinada série tem um alto índice de reprovação, por exemplo, o gestor pode organizar atividades de apoio ou refazer o horário escolar para deixar os alunos menos sobrecarregados, por exemplo.

Além disso, se muitos alunos tiram notas baixas ou têm muitas faltas na mesma disciplina, o gestor pode conversar com o professor e sugerir um novo método de ensino ou alterações no plano de aula para facilitar a aprendizagem.

Essas informações estão disponíveis no Prime a partir de relatórios em tempo real que facilitam a gestão acadêmica e pedagógica da instituição de ensino, ajudando a evitar a evasão escolar. Para saber mais sobre o sistema, entre em contato com nossos especialistas e agende uma demonstração.

Leia também