19 de Junho de 2020

A importância do EAD em tempos de coronavírus

A educação a distância (EAD) é uma realidade para muitas escolas e universidades, mas, com a pandemia de coronavírus, diversas instituições de todo o mundo precisaram se adaptar às pressas para adotar essa nova modalidade. Dessa forma, as escolas têm a chance de repensar seus métodos de ensino e incluir novas tecnologias mais alinhadas ao perfil dos alunos.

Com a pandemia do coronavírus, milhares de instituições de ensino tiveram as aulas presenciais suspensas, afetando mais de 1,5 bilhão de crianças e jovens em todo o mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) flexibilizou a utilização de EAD para o sistema federal de ensino, com o objetivo de evitar a suspensão completa das atividades acadêmicas. Além destas, diversas escolas municipais, estaduais e da rede particular também estão investindo no uso da tecnologia para que os estudantes não fiquem sem aulas.

Desafios do EAD durante a pandemia

Para adotar o EAD, não basta apenas transmitir o conteúdo de cada turma pela internet. Existem metodologias e tecnologias específicas que facilitam a rotina de alunos e professores sem prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. 

No entanto, a necessidade de encontrar rapidamente novas alternativas ao ensino presencial trouxe à tona alguns desafios da educação a distância.

Para que esta modalidade funcione, é preciso encontrar uma metodologia adequada à realidade da escola ou universidade, organizar todas as etapas para facilitar o acesso de todos e planejar a forma como os alunos irão lidar com a autonomia de estudar em casa.

Em vez de gravar um vídeo longo com a aula completa, por exemplo, o professor pode separar o conteúdo em módulos mais curtos e intercalar com atividades, discussões ou apresentação de trabalhos. Com isso, prende a atenção dos alunos e facilita a interação durante o período da aula.

O ensino a distância nunca esteve tão próximo

Muitos especialistas acreditam que a experiência da pandemia pode gerar grandes avanços para a educação a distância no Brasil e no mundo, pois as instituições de ensino podem abandonar os velhos hábitos e priorizar a inovação.

Esse novo modelo exige planejamento e organização, por isso as escolas e universidades que já utilizam esse formato saem na frente durante a interrupção das aulas presenciais. Porém, esse momento também é uma oportunidade para que as instituições percebam a importância da tecnologia no aprendizado e passem a utilizar novos métodos.

Com isso, é possível melhorar a qualidade do ensino e oferecer ferramentas mais eficientes para a interação entre professores e alunos. Quando a pandemia passar, essa experiência irá resultar em uma instituição de ensino inovadora que pode até mesmo implementar uma metodologia de ensino híbrida, unindo as modalidades presencial e a distância.

Dessa forma, passa a oferecer um ensino ainda melhor aos alunos, com ferramentas tecnológicas e inovadoras a serem aplicadas no dia a dia.

Seja para aulas presenciais ou a distância, o Mannesoft Prime tem a solução completa para a sua instituição de ensino. Os módulos de gestão acadêmica e corporativa podem ser integrados a outros sistemas e reúnem todas as informações em um só lugar. Com isso, os gestores tomam decisões mais assertivas e com base no dia a dia da instituição.

Além disso, o Mannesoft Prime utiliza tecnologia em nuvem e pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet. Para saber mais sobre o sistema e como facilitar a gestão EAD durante a pandemia de coronavírus, entre em contato com nossos especialistas.

Leia também