12 de Maio de 2022

Ensino híbrido: conheça as vantagens e desvantagens do modelo de ensino

O ensino híbrido é uma das maiores tendências da Educação no século XXI. Impulsionado pela pandemia da Covid-19, quando houve o período de isolamento social, o mix de ensino presencial e remoto conta com o suporte da tecnologia.

Porém, mesmo que seja uma realidade para muitos estudantes, há quem ainda resista a este método de ensino. 

Hoje, abordaremos o tema para te mostrar as principais vantagens e desvantagens do ensino híbrido. Continue a leitura para entender!

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido também é conhecido como blended learning ou educação híbrida. Ele é uma modalidade de educação que tem o objetivo de unir características do modelo presencial e online.

Mais do que atividades com uso de computadores e internet, a metodologia requer um plano de estudo que coloca o aluno no centro, oferecendo autonomia para um aprendizado colaborativo.

Alguns exemplos clássicos da aplicação ensino híbrido são os cursos semipresenciais, nos quais o estudante realiza parte das atividades no ambiente virtual, mas também precisa assistir aulas presenciais. 

O ensino híbrido possui duas principais categorias: sustentado e disruptivo. Confira as características de cada um:

  •  Ensino híbrido sustentado

Esse modelo do ensino híbrido tem uma abordagem simples para não causar estranhamento ao ser comparado com o ensino convencional. Portanto, pode acontecer em duas dimensões: extrínseca, quando depende de notas, rotina e procedimentos e a intrínseca, que prioriza a construção do conhecimento. 

Alguns métodos comuns do modelo sustentado são:

1. Rotação por estações: A sala é organizada por grupos para desenvolver as atividades propostas. O objetivo é que as aprendizagens sejam diferentes, mas complementares. Os alunos revezam nas estações, enquanto o professor atua como mediador no debate das ideias e tarefas.

2. Sala de aula invertida: O envio do material da aula é feito previamente, de forma que os alunos já conheçam o conteúdo quando estiverem na escola. Sendo assim, o encontro presencial se justifica para tirar dúvidas e realizar apresentações práticas sobre o assunto estudado. 

3. Laboratório rotacional: A aula é dividida em dois momentos e os alunos em dois grupos. Enquanto alguns fazem atividades convencionais na sala de aula, outros ficam no laboratório de informática também realizando a atividade, mas com apoio tecnológico. 

  • Ensino híbrido disruptivo

No modelo disruptivo, as aulas são organizadas por meio de estímulos, sendo que a maioria das atividades são feitas de forma online. Seus submodelos são:

1. Rotação individual: Cada aluno tem suas necessidades particulares atendidas com a personalização das atividades a serem realizadas dentro e fora da escola. 

2. Flex: É o tipo mais usual, quando o aluno faz exercícios via plataforma digital e o professor fica à disposição para tirar dúvidas.

3. À la carte: O estudante é o responsável pela organização do seu estudo por meio de objetivos de aprendizagem que deseja atingir, inclusive as disciplinas são eletivas. Nesse modelo, pelo menos uma disciplina é online. 

4. Virtual enriquecido: Os estudantes têm todas as disciplinas de forma online, mas vão para a escola algumas vezes na semana para realizar debates, projetos e discutir o que foi estudado remotamente.

Vantagens e desvantagens do ensino híbrido

Embora esteja em alta, não podemos deixar de ressaltar que o ensino híbrido pode apresentar vantagens e desvantagens, principalmente dependendo do perfil do aluno e quando não é aplicado com planejamento. 

Entre as vantagens, estão:

  • Otimização do tempo: Afinal, alunos e professoras não precisam se deslocar das suas casas até o local de ensino presencial. 
  • Rotina mais dinâmica: Com apoio tecnológico, os docentes podem executar tarefas mais criativas, que envolvam jogos, filmes, vídeos, etc. Para os alunos, essa característica é um meio de adquirir conhecimento de forma mais interessante. 
  • Praticidade: Ao utilizar uma plataforma, todo o conteúdo pode ser passado e corrigido de forma simplificada. 

Já algumas desvantagens são:

  • Necessidade de mais organização: O ensino híbrido exige muita organização por parte dos professores e também dos alunos. É preciso ter cuidado e atenção para cumprir o cronograma de atividades.
  • Distrações: No ambiente online, é muito fácil acabar se distraindo com redes sociais, mensagens e outros conteúdos. Por isso, os alunos precisam de foco na hora de estudar. 
  • Desinteresse: Algumas pessoas podem não se adaptar ao ensino híbrido, seja por ter dificuldades com a internet ou porque preferem o ensino totalmente presencial. A grande questão é quando isso diminui o rendimento e a aprendizagem.
  • Dependência de uma boa conexão de internet: Como tem aulas e tarefas online, quem não tem uma rede de internet de qualidade pode ser afetado quanto aos prazos de entrega, por exemplo.

Tendo em vista todas as características já citadas, a implementação do ensino híbrido necessita de mudanças e planejamento para oferecer uma boa infraestrutura escolar, práticas pedagógicas adequadas, capacitação e formação dos professores e, sem dúvidas, adaptação dos alunos. 

Dessa forma, o modelo de ensino terá sucesso ao equilibrar aulas online e presenciais. 

Leia também