03 de Setembro de 2020

Saiba como fazer um plano de aula para EAD

A pandemia de coronavírus e a suspensão das aulas presenciais fez com que escolas, universidades e faculdades precisassem adotar o ensino a distância (EAD) em pouco tempo. Com isso, professores e gestores tiveram de alterar o conteúdo das disciplinas para o novo formato, gerando dúvidas sobre como adaptar o plano de aula para EAD.

Este documento é bastante conhecido entre os professores, mas existem algumas diferenças entre o plano de aula para EAD e o presencial. Em casa, os alunos têm mais distrações ao seu redor e o professor deve levar esse fator em consideração para criar um planejamento que prenda a atenção e estimule a participação dos estudantes.

Como montar uma aula EAD?

Em primeiro lugar, é preciso entender que as aulas online têm uma dinâmica diferente do ensino presencial. Com tantas distrações disponíveis, os alunos dificilmente conseguirão manter a concentração ao assistir um vídeo com horas de duração.

Por isso, ao elaborar o planejamento, é preciso definir o formato das aulas, que podem ser ao vivo ou gravadas. Caso a segunda opção seja escolhida, o docente deve definir se o material será editado e incluir esse tempo no cronograma.

Além disso, é preciso analisar os recursos que o professor tem em mãos para montar as aulas. Ter um equipamento de qualidade é importante, mas também é possível criar bons conteúdos apenas com um celular e microfone simples. Assim, escolha um local silencioso, com boa iluminação e sem muitas distrações visuais.

Depois, é o momento de escolher a plataforma que será utilizada, seja para enviar o material pré-gravado ou realizar uma videoconferência com os estudantes. Para isso, existem diversas ferramentas gratuitas que facilitam o trabalho do professor e oferecem uma boa experiência aos alunos.

Também é importante definir um meio de comunicação e interação com os alunos, que pode ser um grupo no Facebook, WhatsApp ou um fórum divulgado por meio do sistema de gestão educacional utilizado pela instituição.

A partir dessas informações, é possível começar a montar um plano de aula para EAD organizado e eficaz.

Dicas de como fazer um plano de aula para EAD

1 - Escolha o tema e o objetivo da aula

Estes dois tópicos irão guiar o desenvolvimento de todo o plano de aula e podem ser definidos a partir de perguntas:

  • Tema: sobre o que é a aula?
  • Objetivo: o que você espera que o aluno desenvolva ao final da aula?

O objetivo pode estar relacionado ao conhecimento técnico mas também pode incluir o desenvolvimento de habilidades ou mudanças de comportamentos despertadas nos estudantes.

2 - Defina o conteúdo que será abordado

A partir da definição dos objetivos, você irá começar a explicar o conteúdo que será transmitido, incluindo os assuntos abordados, o nível de aprofundamento, as habilidades trabalhadas e também os formatos.

Ou seja, este tópico deve demonstrar detalhadamente de que maneira os objetivos serão atingidos.

Em aulas a distância, é fundamental utilizar tipos diferentes de conteúdo e inovar na maneira de ensinar, seja utilizando vídeos, músicas, discussões em grupo ou outros modos de interagir com os estudantes.

3 - Determine a metodologia de ensino

Com as informações anteriores, este é o momento de escolher a metodologia de ensino mais adequada ao conteúdo e objetivos da aula.

Para isso, você pode utilizar a sala de aula invertida, ensino híbrido ou outros métodos inovadores que ajudam a envolver os alunos e estimular a autonomia sobre o próprio aprendizado.

Assim, leve em consideração a idade dos alunos, seu nível de engajamento e os assuntos abordados para escolher uma metodologia que estimule a participação das turmas nas aulas.

4 - Elabore um cronograma de desenvolvimento da aula

Ter um cronograma é importante para controlar o tempo das aulas e garantir que todos os conteúdos sejam ensinados até o final do semestre ou ano letivo.

Para isso, reserve tempo para debates, atividades em grupo, leituras e outras atividades, pensando em como o conteúdo será desdobrado e em quanto tempo cada etapa será concluída.

5 - Avalie o aprendizado dos alunos

A avaliação é uma parte importante do processo de ensino e aprendizado, mas não deve se resumir a uma prova ou atividade com nota. 

Esse tópico do plano de aula envolve uma reflexão do professor sobre os resultados da aula e a efetividade das metodologias utilizadas. 

Assim, você pode preenchê-lo logo após a aula com observações sobre o que deu certo e o que pode ser alterado, avaliando a aderência dos alunos e o cumprimento dos objetivos do dia.

Com isso, é possível aprimorar os próximos planejamentos e analisar o engajamento dos estudantes, mesmo à distância.

Para facilitar ainda mais esse processo de elaboração e planejamento das aulas, a tecnologia é fundamental para automatizar algumas atividades e simplificar o acesso dos alunos aos materiais.

Com o Prime, você tem acesso a um ambiente virtual para visualizar e publicar avisos, materiais, tarefas e orientações. Essas ferramentas facilitam o trabalho de gestores e docentes dentro e fora de sala de aula, inclusive remotamente.

Agora que você já sabe como montar um plano de aula para EAD, entenda como melhorar a produtividade dos professores.

Leia também