26 de Maio de 2021

Captação de alunos: 6 dicas para atrair novos estudantes

Um dos principais desafios de instituições de ensino de todas as etapas é se destacar no mercado e conquistar novas matrículas. Para isso, é preciso estruturar ações de captação de alunos, construir uma marca atrativa e melhorar o relacionamento com potenciais estudantes.

 

As instituições que desejam captar mais alunos devem investir em planejamento e estruturação de um processo eficiente de comunicação, o que também ajuda na retenção dos estudantes.

 

Essas ações também são importantes para a gestão financeira, já que o custo das cadeiras vazias irá impactar no orçamento de todo o semestre.

 

Confira nossas dicas e saiba como atrair mais alunos para a sua instituição:

  1. Entenda seu público

O primeiro passo é identificar quem são as pessoas que você deseja atrair para a sua instituição e criar um público-alvo bem delimitado.

 

Em uma instituição de Ensino Médio, por exemplo, a divulgação será direcionada aos pais dos alunos, enquanto no Ensino Superior é possível falar diretamente com os futuros estudantes.

 

Para isso, é importante captar o máximo possível de informações sobre o seu cliente, como perfil socioeconômico, idade, local onde mora, principais dores, etc.

 

A partir desses dados, você poderá estruturar ações de comunicação e vendas com maiores chances de resultados.

  1. Apresente seus diferenciais

Por que uma pessoa escolheria sua instituição?

 

Bons resultados no vestibular, corpo docente qualificado, carga horária flexível, aulas extracurriculares, uso da tecnologia em sala de aula e ensino híbrido são alguns diferenciais que podem ser utilizados para atrair novos alunos.

 

Antes de começar as campanhas de divulgação, é importante analisar a concorrência, mapear seus pontos fortes e entender o diferencial oferecido.

 

Nesta etapa, você também pode conversar com os alunos, pais ou responsáveis para descobrir os motivos pelos quais eles continuam renovando a matrícula.

  1. Tenha uma comunicação eficiente

A comunicação escolar deve acontecer o ano inteiro, não somente no período de matrículas.

 

Ao interagir com as famílias e aproximá-las do processo de ensino e aprendizagem, elas sentirão mais confiança com relação à instituição e ficarão mais satisfeitas com os serviços prestados.

 

Dessa forma, os pais irão ajudar na divulgação, por meio da propaganda boca a boca, e irão contribuir para a retenção e captação de alunos.

 

Para isso, aplique questionários de satisfação e conte com a tecnologia para facilitar a comunicação e trabalhar o relacionamento com os alunos e seus familiares.

  1. Seja presente na internet

Atualmente, quando começam a buscar por uma instituição de ensino, a maioria das pessoas pesquisam em sites de busca ou nas redes sociais.

 

Por isso, é importante que sua escola, faculdade ou universidade seja facilmente encontrada por potenciais alunos.

 

Lembre-se de sempre manter os canais de comunicação atualizados e com informações como endereço, telefone, e-mail e fotos da instituição.

 

Você também pode investir em Marketing Digital, com anúncios patrocinados, e-mail marketing e outras formas de criar um relacionamento com potenciais alunos.

 

Essas ferramentas também são importantes para se comunicar com os estudantes que já fazem parte da instituição, além de aproximar os pais e familiares do processo de ensino e aprendizagem.

  1. Ofereça descontos e bolsas de estudos

Diante da competitividade do mercado e da crise financeira, o oferecimento de bolsas de estudo e descontos na mensalidade pode ser o diferencial para os alunos escolherem a instituição de ensino onde irão se matricular.

 

Esta estratégia também ajuda a aumentar o faturamento, já que contribui para que as turmas estejam sempre cheias, e otimiza os recursos aplicados na manutenção do espaço físico da instituição.

 

Além disso, é uma forma de aumentar a fidelização e retenção, sendo um argumento importante para atrair novos alunos e incentivar o crescimento das matrículas.

 

Para isso, é importante ter uma gestão financeira eficiente de modo que as bolsas de estudo e descontos não comprometam o lucro.

 

O valor da mensalidade, portanto, deve incluir uma margem de negociação e os casos devem ser analisados de acordo com as políticas internas definidas previamente. 

 

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  1. Utilize um sistema de gestão educacional para otimizar os processos

A tecnologia é uma grade aliada do gestor educacional, pois ajuda a centralizar informações, reduzir as tarefas burocráticas e otimizar as tarefas do dia a dia.

 

Com um sistema de gestão educacional, você gerencia a área pedagógica e financeira, utilizando dados e relatórios para tomar decisões mais estratégicas.

 

Ao planejar e implementar ações para captar mais alunos, o sistema permite que o processo seja estruturado a partir de uma visão ampla da escola e com base em informações completas.

 

O Mannesoft Prime é um software de gestão desenvolvido especialmente para a área educacional e tem recursos exclusivos para atender às necessidades dos gestores de escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.

 

O sistema é totalmente web e pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet e, com ele, você tem todas as ferramentas para a gestão educacional e corporativa da sua instituição.

 

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