10 de Dezembro de 2020

Descubra as principais estratégias para a retenção de alunos no ensino superior

A captação de alunos e o aumento do número de matrículas é um dos principais objetivos das instituições de ensino. No entanto, para que a IES possa crescer e se desenvolver de forma sustentável, também é fundamental investir na retenção de alunos no ensino superior. O custo de captação de um aluno novo chega a ser 4 vezes o custo de se manter um aluno.

Nesta etapa, a evasão escolar é um problema muito comum, já que os alunos precisam lidar com as obrigações de trabalho e família e nem sempre podem continuar os estudos. 

Outro fator que pesa muito é a decepção com o curso e/ou carreira escolhidas. Muitos alunos escolhem o curso por indicação de outros colegas, pela moda do mercado ou pelos altos salários ofertados. 

Não tomam o cuidado de conhecer as particularidades ou habilidades requeridas, ou, o que acontece mais do que parece, escolhem os cursos pela sugestão, ou imposição, de seus pais.

Assim, ao criar estratégias de retenção de alunos no ensino superior, é possível oferecer as condições necessárias para aumentar a permanência dos estudantes até a conclusão do curso.

Em geral, o principal motivo para a evasão escolar em universidades e faculdades é o fator financeiro e a relação com o trabalho, já que alunos desempregados têm dificuldades em pagar as mensalidades. 

Por outro lado, o estudante que precisa conciliar os estudos e o trabalho pode abandonar o curso por falta de tempo e dificuldade para conciliar ambos.

Pensando nisso, a IES deve criar um conjunto de ações estratégicas para oferecer as condições necessárias para a permanência dos estudantes, de acordo com as necessidades de cada um. 

Estudantes satisfeitos também têm mais chances de adquirir outros serviços, como cursos livres, de extensão, pós-graduação, educação continuada, intercâmbio e outros, além de indicar a IES para amigos e familiares.

Estratégias para a retenção de alunos no ensino superior

A evasão de alunos é normal em qualquer instituição, seja do ensino básico ou superior. Porém, é preciso ficar atento a alguns sinais, como o índice de inadimplência, para que a quantidade de matrículas canceladas não prejudique o funcionamento e a lucratividade da IES.

Confira algumas estratégias para aumentar a retenção de alunos:

  • Criar um relacionamento próximo aos estudantes

A retenção deve começar ainda na captação, quando, no momento da matrícula, a equipe deve explicar claramente todas as informações sobre a infraestrutura do local, método de ensino, políticas de pagamento, possíveis reajustes na mensalidade e outros detalhes importantes.

Com isso, o objetivo é alinhar as expectativas à realidade da instituição e encontrar os alunos com maior probabilidade de concluir o curso. 

Depois, é importante manter um relacionamento próximo dos estudantes, com uma estratégia eficiente de comunicação. 

Para isso, podem ser utilizadas as redes sociais, e-mail, ouvidoria, entre outros, para deixar claro que há um canal aberto para o diálogo, seja online ou offline.

  • Criar um programa de tutoria para os calouros

Acompanhar os estudos, as dificuldades com as disciplinas e matérias, os problemas de relacionamento com a turma e com os professores fazem parte de um bom programa de tutoria. 

Profissionais experientes podem ajudar o calouro a contornar problemas e dificuldades que o fariam abandonar os estudos e, caso identifiquem que o aluno está insatisfeito com a opção de curso realizada, podem auxiliá-lo a encontrar um outro curso mais alinhado com suas expectativas, competências e habilidades. 

  • Oferecer condições para que o aluno possa permanecer

Após ouvir os alunos e identificar suas necessidades, a IES pode oferecer bolsas de estudo ou descontos na mensalidade para ajudar a reduzir a inadimplência e evitar a evasão. 

Outro fator que influencia na decisão de cancelar a matrícula é a dificuldade dos estudantes em encontrar emprego na área que estudam.

Para isso, a IES pode buscar parcerias com centros de estágios e facilitar a inserção no mercado de trabalho. Assim, o aluno terá uma fonte de renda e a instituição consegue evitar sua evasão.

  • Investir em tecnologias dentro e fora de sala de aula

Algumas metodologias inovadoras, como ensino híbrido, por exemplo, são uma alternativa ao modelo tradicional de ensino e possibilitam maior flexibilidade de horários, algo essencial para o ensino superior. 

Ao utilizar a tecnologia em sala de aula, é possível otimizar o processo de ensino e aprendizado e aumentar a retenção dos alunos, que terão maior autonomia para encontrar a rotina de estudos ideal.

Para monitorar esse processo, é importante que o gestor educacional também utilize a tecnologia para definir metas, objetivos e acompanhar o resultado das estratégias.

Uma forma de fazer isso é definir alguns indicadores, como inadimplência, atraso de mensalidades, presença nas aulas e comportamento, que ajudam a apontar a probabilidade de evasão de determinado aluno.

Para fazer esse monitoramento de perto, o Mannesoft Prime é a melhor solução, já que oferece ferramentas para a gestão acadêmica e corporativa de instituições de ensino de qualquer tamanho.

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