24 de Setembro de 2020

Educação 4.0: o que é e como colocar em prática?

A tecnologia causou diversas mudanças na sociedade e no dia a dia das pessoas, inclusive na forma como aprendemos e absorvemos conhecimento. Nesse contexto, a Educação 4.0 é mais do que uma tendência, mas uma realidade em diversas escolas ao redor do mundo.

Conhecer as últimas tendências e novidades é fundamental para uma boa gestão escolar, pois o perfil dos alunos muda ao longo do tempo, assim como suas necessidades. Com a Educação 4.0, é possível otimizar o trabalho dos gestores e contribuir para uma formação completa dos estudantes.

O que é Educação 4.0?

A Educação 4.0 é um movimento que faz parte da Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, em que tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, robótica e machine learning, por exemplo, são utilizadas para dinamizar os processos e automatizar tarefas.

Em escolas, universidades e faculdades podemos ver essas ideias sendo aplicadas na prática com a utilização de sistemas de gestão educacional e de metodologias que utilizam a tecnologia para facilitar o aprendizado e preparar os alunos para o futuro.

Assim, se antes o modelo educacional era baseado no professor transmitindo os conteúdos para os alunos na sala de aula, essa mudança propõe que os estudantes aprendam por meio da experimentação, com base no conceito de “learning by doing” (aprender fazendo, na tradução para o português).

O aprendizado é construído de forma colaborativa e os interesses dos estudantes são levados em consideração para guiar suas trilhas de aprendizado, incentivando sua autonomia para continuar aprendendo e desenvolvendo habilidades ao longo da vida.

Como colocar a Educação 4.0 em prática

O primeiro passo para colocar a Educação 4.0 em prática é criar uma estratégia para alinhar os recursos tecnológicos à proposta pedagógica adotada. 

Em geral, esse modelo é aplicado a partir de metodologias ativas que incentivam a participação direta dos estudantes e a colaboração na construção do conhecimento, como:

  • Ensino híbrido: utiliza aulas presenciais e à distância para colocar o aluno como protagonista do próprio aprendizado e usa a tecnologia como aliada desse processo.
  • Aprendizagem baseada em projetos (ABP): também chamada de project-based learning (PBL), incentiva os alunos a solucionarem desafios de maneira colaborativa, explorando e testando suas hipóteses.
  • Gamificação: utiliza jogos e desafios para engajar os alunos e incentivar sua participação na aprendizagem.
  • STEAM: reúne conceitos de engenharia, matemática, ciências, artes e a tecnologia para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes de uma forma prática e interdisciplinar.

Principais desafios de utilizar a tecnologia na educação

O surgimento da Educação 4.0 também se deve às demandas atuais do mercado de trabalho, já que os alunos de hoje podem ter profissões que ainda serão criadas futuramente. 

Nesse sentido, a escola deve ir além do aprendizado técnico e desenvolver habilidades socioemocionais como empatia, trabalho em equipe, criatividade, pensamento crítico, empreendedorismo, entre outras.

Porém, essa mudança de paradigma traz diversos desafios para os professores e gestores, que também precisam aprender novas competências para ajudar os alunos nesse processo.

Não há um modelo pronto a ser adotado e cada instituição deve encontrar seu próprio caminho de acordo com suas possibilidades e necessidades dos estudantes. 

Para isso, é importante que a gestão educacional invista em tecnologia e em capacitação do corpo docente, de modo que possam utilizar todo o potencial dessas ferramentas e ajudar os alunos durante as aulas.

É importante destacar que este modelo é voltado para a aplicação da tecnologia na instituição como um todo, ou seja, tanto na otimização de processos administrativos quanto dentro das salas de aula. 

Assim, é possível automatizar tarefas burocráticas e promover a integração entre os setores para facilitar a gestão escolar e otimizar o tempo de gestores, professores e demais funcionários.

Nesse sentido, o Mannesoft Prime tem todas as ferramentas para facilitar a gestão integrada de redes de ensino e simplificar a adoção da Educação 4.0. O sistema de gestão educacional tem todos os recursos para a gestão corporativa e acadêmica de instituições de ensino de diversos tamanhos. Para saber mais, entre em contato conosco.

Leia também