02 de Setembro de 2020

Por que o gestor precisa de um sistema de gestão educacional?

O funcionamento de uma instituição de ensino é bastante complexo e depende de diversos fatores e fluxos internos que possibilitam uma educação de qualidade. Dessa forma, para facilitar o trabalho do gestor escolar, é importante contar com um sistema de gestão educacional integrado e eficiente que simplifique as tarefas do dia a dia.

Devido à complexidade e a quantidade de atividades que são realizadas todos os dias em uma escola, faculdade ou universidade, um sistema de gestão educacional causa uma verdadeira transformação, não apenas para o gestor escolar, mas também para os alunos, pais, professores e a instituição como um todo.

Com um sistema eficiente, todos os processos e informações são centralizados em uma única plataforma de fácil acesso, trazendo vantagens como:

  • Aumento da eficiência da gestão financeira;
  • Facilidade na captação e fidelização de alunos;
  • Gestão da contabilidade em tempo real;
  • Redução da inadimplência;
  • Gerenciamento de financiamentos públicos e privados;
  • Acesso a relatórios a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Otimização do tempo dos gestores, professores, coordenadores e demais profissionais.

Ao centralizar os processos, o sistema também ajuda a melhorar a produtividade dos funcionários e resolver gargalos que impedem o crescimento da instituição. 

Com isso, o gestor tem todas as ferramentas necessárias para tomar decisões estratégicas e melhorar a gestão acadêmica, financeira e administrativa.

Por que todo gestor escolar precisa de um sistema de gestão educacional?

O dia a dia da gestão de uma instituição de ensino é repleto de desafios, pois o gestor precisa lidar com as necessidades de alunos, pais, professores, coordenadores e funcionários da instituição. 

Nesse cenário, o sistema de gestão educacional é a melhor ferramenta para realizar e acompanhar todas as atividades que são realizadas na rotina escolar. 

Um sistema desenvolvido especialmente para o setor educacional pode ser utilizado por escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino de qualquer tamanho.

Entenda os benefícios desta tecnologia para o gestor escolar:

  • Otimização de processos

Todos os dias, são realizados inúmeros processos internos e externos que envolvem pessoas de vários setores e com diferentes necessidades. Assim, realizar essas atividades manualmente demanda tempo e pode levar a erros que impactam na qualidade do ensino.

Nesse sentido, uma plataforma que centraliza todos os recursos torna as atividades do dia a dia muito mais simples. 

Se um aluno precisar de seu histórico escolar, por exemplo, ele pode solicitar pelo sistema e o funcionário do setor responsável tem todas as informações necessárias para emitir o documento.

Além disso, dependendo do tamanho da instituição, os profissionais precisam resolver muitos problemas com urgência. O fácil acesso a recursos e informações importantes torna esse trabalho mais ágil e otimiza o atendimento de demandas mais complexas.

  • Integração entre sistemas

Com o avanço da tecnologia na educação, as instituições passaram a adotar diversos sistemas para realizar pagamentos, elaborar as grades, gerir os polos de educação a distância, entre outras funções importantes para o funcionamento do todo.

No entanto, a falta de integração entre os sistemas torna todo o processo mais caro e trabalhoso, reduzindo a produtividade dos setores. 

Com a integração entre os sistemas, é possível economizar gastos com outros softwares defasados e tornar todo o processo mais ágil, já que todas as informações podem ser acessadas facilmente.

Para isso, é fundamental escolher o sistema adequado que ofereça a opção de integração e atenda às necessidades específicas de cada local.

  • Segurança da informação

Uma organização educacional lida com muitos dados sensíveis, como contas bancárias, relatórios financeiros, caixa e informações pessoais de alunos e pais, por exemplo. Por isso, a segurança deve ser um dos principais requisitos para a escolha de um sistema.

Ao optar por um software confiável, todos os documentos são armazenados digitalmente e o acesso é liberado apenas às pessoas autorizadas. Além disso, o sistema guarda os registros das atividades e facilita o controle dos processos internos.

Com a automação de tarefas, a instituição também diminui o armazenamento de documentos físicos, o que ajuda a evitar possíveis roubos e vazamentos de informações.

  • Controle de gastos e melhor aplicação dos recursos

O equilíbrio financeiro é um dos principais desafios do gestor escolar, pois é o que garante que a instituição continuará funcionando e oferecendo um ensino de qualidade aos seus estudantes.

Para isso, é preciso ter um controle das contas a pagar e a receber, índice de inadimplência, gerenciamento de empréstimos e financiamentos, demonstrativos financeiros, relatórios contábeis e outras informações fundamentais para uma boa gestão financeira.

Assim, com um sistema de gestão educacional que integra todos os setores e unidades, é possível acessar essas informações em poucos cliques. 

A partir do diagnóstico em tempo real da situação, o gestor analisa onde os recursos serão melhor aplicados e toma decisões estratégicas para que a instituição cresça cada vez mais.

  • Acesso ao sistema a qualquer hora e de qualquer lugar

Um bom sistema de gestão educacional utiliza a computação em nuvem para armazenar as informações e facilitar seu acesso. 

Dessa forma, o gestor pode acompanhar a realização das atividades a qualquer hora e de qualquer lugar com acesso à internet, seja pelo smartphone, tablet ou computador.

A emissão de relatórios e elaboração de gráficos, por exemplo, utiliza informações em tempo real para que o gestor tome decisões assertivas e com base no cenário atual. 

Seja Prime e melhore a gestão da sua instituição de ensino

O Mannesoft Prime é um sistema de gestão educacional desenvolvido para atender às necessidades do gestor escolar. 

Com ele, você faz a gestão de financiamentos públicos e privados, gerencia a oferta de cursos extracurriculares, gerencia os polos de educação a distância, aumenta a flexibilidade de planos de pagamentos e cobranças e muito mais.

Os portais para alunos, pais, professores e egressos também oferecem diversas ferramentas para simplificar a gestão do relacionamento com a comunidade.

Agora que você já sabe por que todo gestor escolar precisa de um sistema de gestão educacional, agende uma demonstração e encontre a solução ideal para a sua instituição de ensino.

Leia também