21 de Outubro de 2020

Fidelização de alunos: 6 estratégias para aumentar a retenção

A fidelização de alunos é tão importante quanto a atração e captação de novos estudantes, pois ajuda na construção de um relacionamento sólido com os clientes a longo prazo e na consolidação da marca. Para isso, é preciso ter estratégias para manter a satisfação dos alunos e pais com a qualidade do ensino.

Um gestor escolar deve estar sempre buscando formas de aperfeiçoar a instituição de ensino e incentivar a colaboração de pais, alunos, professores e demais colaboradores para que todos façam a sua parte na melhora da educação. Nesse cenário, a fidelização de alunos é fundamental para que a escola continue crescendo e se destacando da concorrência.

Estratégias de fidelização de alunos

O estudante é o principal cliente de uma instituição de ensino e tem um papel fundamental para o seu funcionamento. 

Por isso, investir no relacionamento e na criação de estratégias de retenção de alunos é fundamental para o sucesso da escola, afinal o marketing boca a boca ainda é muito importante para a captação de novos clientes.

Confira nossas dicas para a criação de estratégias de retenção e fidelização para instituições de ensino:

1 - Entenda seu aluno

A retenção de estudantes começa na captação e na matrícula, quando a equipe deve expor com clareza e objetividade todas as informações sobre a instituição, como método de ensino, formas de pagamento, infraestrutura, equipe, entre outras.

Com isso, é possível alinhar as expectativas e aumentar a probabilidade de conclusão do curso, evitando algumas questões que podem levar ao rompimento do contrato. 

Também é importante que a instituição tenha um canal de comunicação aberto com os alunos para ouvi-los e atender às suas necessidades. Assim, os estudantes irão sentir-se acolhidos e poderão optar por permanecer no local.

2 - Desenvolva um relacionamento próximo com os alunos e suas famílias

Ter uma comunicação aberta e de mão dupla com os estudantes também contribui para a criação de uma relação de confiança entre eles e a instituição. 

Dessa forma, o gestor poderá ouvir as críticas e trabalhar para adaptar o ambiente escolar às necessidades reais dos estudantes.

Além disso, é importante incluir as famílias no cotidiano da escola, seja por meio de palestras, reuniões, eventos ou canais digitais de comunicação, como as redes sociais, por exemplo. 

Assim, com os pais e alunos envolvidos na rotina educacional, é possível aumentar as chances de retenção.

3 - Divulgue as ações realizadas

Atividades extracurriculares, eventos, premiações e inovações em sala de aula são algumas práticas que ajudam a atrair novos alunos e estimulam a retenção. 

Os alunos sentem maior confiança e passam a valorizar mais a instituição ao conhecer as conquistas profissionais dos egressos e o resultado de pesquisas de satisfação, por exemplo.

Por isso, investir em marketing tradicional e digital é importante para divulgar as ações realizadas e criar um vínculo mais próximo com os estudantes matriculados, além de expandir a marca e ajudar na captação de novas matrículas.

4 - Evite a saída dos alunos

A saída de um aluno pode acontecer por diversas razões e algumas delas podem ser evitadas pelo gestor. 

Assim, acompanhar a situação escolar dos estudantes é fundamental para identificar algum problema interno que pode ser resolvido e evitar o cancelamento de várias matrículas.

Os motivos mais comuns são:

  • Recebimento de vantagens melhores em outra instituição;
  • Insatisfação com o ensino ou com os métodos utilizados;
  • Insatisfação com o trabalho de um ou mais professores;
  • Descontentamento com a gestão;
  • Dificuldades financeiras;
  • Entre outros.

Dica: para saber como reduzir a inadimplência escolar, baixe gratuitamente nosso e-book e saiba como evitar esse problema. 

5 - Valorize seus profissionais

Assim como a insatisfação com os professores e a equipe pedagógica é um dos motivos para a saída dos alunos, ter profissionais motivados e engajados contribui para a retenção dos estudantes.

Além disso, é importante contar com colaboradores preparados para atender às demandas da instituição e tratar os alunos com respeito e empatia. 

Nesse sentido, o gestor deve criar um ambiente de trabalho agradável e organizado para ajudar a motivar os profissionais.

Com essas medidas, é possível aumentar a produtividade dos professores e demais colaboradores, o que reflete-se na satisfação dos alunos com a instituição de ensino.

6 - Invista em inovação dentro e fora da sala de aula

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas em sala para facilitar o aprendizado e aumentar o engajamento nas aulas. 

As metodologias ativas de ensino, por exemplo, estão sendo utilizadas por inúmeras instituições de ensino de todos os níveis para dar mais autonomia aos estudantes.

Além disso, também é importante que o gestor utilize recursos tecnológicos para facilitar os processos internos e otimizar a comunicação com os alunos, professores e demais colaboradores. 

Nesse sentido, o Mannesoft Prime é a melhor opção para escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.

O Prime é um sistema de gestão educacional desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos gestores de instituições de ensino de qualquer tamanho.

Os módulos acadêmico e corporativo centralizam os dados de todos os setores em um só lugar e geram relatórios com informações em tempo real.

Com isso, o gestor tem uma visão mais ampla da instituição e pode criar ações efetivas para a fidelização de alunos. Agende uma demonstração e conheça todas as vantagens do Prime para facilitar a gestão educacional.

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