11 de Janeiro de 2024

Passo a passo para criar um plano de captação de alunos

A captação de alunos faz parte da estratégia das instituições de ensino que visam crescimento e expansão. Mas, em relação a isso, como elaborar um plano eficaz para atrair mais estudantes e quais são os pontos essenciais nele?

Neste texto, reunimos um passo a passo para criar um plano de captação de alunos que vai aumentar a sua visibilidade, a sua reputação e o seu faturamento. Continue a leitura!

O que é um plano de captação de alunos? 

Um plano de captação de alunos conta com uma série de ações voltadas especificamente para atrair e transformar leads em alunos matriculados.

O processo de captação de alunos envolve ações que variam conforme o modelo de ensino da instituição, a localização geográfica, o perfil dos potenciais estudantes (ou persona, que explicaremos melhor adiante) e a imagem da marca. Porém, em qualquer situação, elas devem ser organizadas, implementadas e monitoradas para garantir o alcance dos objetivos.

Nesse processo, existem diversos modelos de planos de captação que podem ser seguidos, mas a maioria deles conta com:

  • Definição e objetivos;
  • Criação de uma estratégia;
  • Análise de resultados;
  • Implementação de ajustes se necessário. 

A seguir explicamos mais especificamente sobre cada uma das etapas. 

1 - Definição de objetivos de um plano de captação de alunos 

O primeiro passo para criar um plano de captação de alunos é definir os objetivos dele, que precisam ser claros, mensuráveis e alinhados com a missão e a visão da instituição.

Os objetivos de um plano de captação podem variar de acordo com o tipo, o nível e o segmento de ensino oferecido pela instituição.

Alguns exemplos de objetivos são: aumentar o número de inscrições, reduzir a taxa de evasão, melhorar a reputação e a visibilidade da instituição, fidelizar os alunos atuais, ampliar o alcance geográfico, entre outros.

Escolha aquele que esteja de acordo com objetivo da sua instituição.

2 - Criação de uma estratégia

Para definir os objetivos e metas da captação de alunos, é preciso pensar no que a instituição de ensino quer alcançar e adotar ferramentas para medir se a estratégia está obtendo resultados interessantes. Os objetivos devem ser realistas e devem estar alinhados com a proposta educacional da instituição. Já as metas podem incluir números ou indicadores que mostrem se os objetivos foram atingidos ou não.

A análise do mercado e a concorrência, que também deve fazer parte da estratégia, demanda um conhecimento sobre o cenário em que a instituição de ensino está inserida. É importante saber quem são os concorrentes diretos e indiretos, quais são os seus diferenciais e como eles se comunicam com os potenciais alunos. 

Para segmentar o público-alvo, que será usado em campanhas de marketing dentro da estratégia, é crucial entender quem são os alunos que a instituição de ensino quer atrair e por quê.

A compreensão do público-alvo envolve as características, os interesses, as necessidades, os problemas e os desejos desses alunos e como a instituição de ensino pode oferecer soluções para eles.

Nesse contexto, a segmentação em campanhas nas redes sociais para captação de novos alunos, por exemplo, permite criar grupos de alunos com perfis semelhantes e adaptar a comunicação para cada um deles.

3 - Análise de resultados 

Após criada uma estratégia e quando ela for executada, é possível acompanhar os resultados enquanto uma campanha ou anúncio continuam no ar. 

Se o número de leads estiver baixo, uma nova chamada pode ser criada, bem como uma nova estratégia. Caso o online não seja o suficiente, ações offline também podem compor a captação de novos alunos, como o caso de feiras estudantis, por exemplo.

4 - Implementação de ajustes se necessário

Por último, como mencionado anteriormente, a performance das campanhas de captação de novos alunos pode ser complementada e ajustada assim que for percebido baixo engajamento ou matrículas insuficientes. 

O Google Analytics, Facebook Ads e Mailchimp, por exemplo, proporcionam esse acompanhamento e disponibilizam insights interessantes sobre o que pode ser alterado nas campanhas atuais.

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