21 de Julho de 2022

12 ações de marketing para melhorar a captação de alunos

A captação de alunos é um dos maiores desafios do dia a dia de qualquer instituição de ensino. Em um mercado tão competitivo, depender apenas de indicações é uma estratégia arriscada. Por isso, o investimento em marketing se torna uma decisão fundamental para atrair novos estudantes e manter a saúde financeira da escola. 

Se a sua escola já faz isso, ótimo. A instituição se encontra um passo à frente daquelas que não acreditam no poder do marketing para fomentar um aumento nas matrículas. Mas, é preciso lembrar que há uma ampla variedade de ações diferentes que ainda podem ser realizadas para melhorar a captação de alunos

Especialmente porque, diante dos avanços tecnológicos, novas ferramentas de Marketing surgem diariamente. Sempre há algo inovador para experimentar e agregar às ações já realizadas, o que facilita no momento de mensurar o que funciona da melhor forma. Quer conhecer algumas ações? Continue a leitura!

Ações de marketing que melhoram a captação de alunos

1) Vídeos ao vivo nas redes sociais

Durante a pandemia, vivenciamos um aumento significativo na realização de vídeos ao vivo (as “lives”). Essa tendência continua em alta e pode fomentar o interesse de novos alunos na sua instituição, além de ser um instrumento valioso na fidelização dos atuais. 

Na hora de escolher a rede social para realizar a transmissão, o Instagram, o YouTube e o TikTok se destacam. Se há dúvidas sobre o que transmitir, algumas sugestões interessantes são:

  1. Eventos que estejam acontecendo na instituição;
  2. Jogos e torneios esportivos;
  3. Aulas gratuitas de cursos extracurriculares;
  4. Masterclass com profissionais da instituição;
  5. Sessões de dúvidas de assuntos específicos;
  6. Plantão de dúvidas com professores.

2) Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados não são exatamente uma novidade no Marketing, mas há sempre novas estratégias que os profissionais da sua equipe podem experimentar para trabalhar na captação de alunos. 

Além da possibilidade de anunciar em diferentes mídias digitais - como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok, Pinterest e outros - você tem a possibilidade de segmentar seu público exatamente de acordo com o tipo de estudante que deseja. 

3) Blog e SEO

Se o investimento em tráfego pago é importante, as ações orgânicas também ocupam seu lugar de destaque e não podem ser ignoradas. Um exemplo é o blog, uma ferramenta subestimada por muitas instituições de ensino mas que - usada de maneira correta - pode ser capaz de atrair um público ainda mais qualificado para o seu site. 

Para isso, os textos devem acompanhar as tendências atualizadas de SEO (Search Engine Optimization), que faz referência à otimização do texto para os mecanismos de busca. Com o uso de palavras-chave que sejam do interesse do público, os textos do blog são melhores posicionados no Google. 

4) Inteligência artificial nas campanhas de e-mail

O envio de e-mail marketing é uma prática comum na maioria das empresas, mas poucas conseguem extrair o máximo do potencial da ferramenta. Um exemplo é enviar apenas conteúdos “frios” e acabar sempre nas caixas de spam. 

Isso também acontece quando os e-mails são identificados como promoções e o remetente - no caso, a sua instituição de ensino - acaba indo para uma espécie de “lista negra” do provedor.  

Para aproveitar os e-mails marketing de forma mais produtiva, você pode maximizar a performance e o engajamento com ferramentas de inteligência artificial - como as que identificam quais e-mails são abertos, veem onde cada pessoa clica e segmentam uma lista específica para que essa pessoa receba apenas o que tem interesse. 

5) Chatbots

Um dos maiores erros de qualquer empresa é demorar mais do que 24 horas para responder um e-mail ou mensagem. No entanto, essa é a realidade da maioria das instituições de ensino, que não têm uma equipe preparada para identificar a importância desse atendimento na captação de alunos.

Uma forma de fazer isso de forma imediata e não frustrar quem enviou o e-mail e/ou mensagem é apostar nos chatbots. Eles podem ser utilizados no próprio site e já estão preparados para “prever” as possíveis dúvidas do público e agilizar o atendimento, direcionando para a equipe da instituição apenas o que for realmente necessário. 

6) User-generated content

Pesquisas já apontam há alguns anos que as pessoas são diretamente influenciadas por conteúdos gerados por usuários de uma marca ou empresa. Essa tendência é conhecida como “user-generated content”. 

Para utilizá-la na sua instituição de ensino, estimule algumas ações que incentivem os seus alunos atuais e ex-alunos a criarem depoimentos e usarem hashtags para mostrar como a experiência dentro da empresa auxiliou nas oportunidades de trabalho que tiveram. 

7) Vídeos educacionais de animação

Estamos na era dos vídeos! Mas, nem sempre, precisamos ou temos a necessidade de usar apenas pessoas reais para criar conteúdo por meio deles. Animações com personagens - especialmente se for um avatar personalizado - podem aproximar usuários das suas redes sociais. 

Além de apresentar conteúdos de teor acadêmico, esses vídeos de animação também podem ser utilizados para apresentar campanhas institucionais, trazer dicas de sustentabilidade e carreira, comentar atualidades e promover entretenimento com os “memes”. 

8) Jogos e aplicativos

Outra forma de chamar a atenção do seu público-alvo e melhorar a captação de alunos é apostar alto na tecnologia com o desenvolvimento de jogos e aplicativos. 

Além de estimular a interação direta com a marca, esse tipo de iniciativa pode ter duas vertentes: entretenimento e educacional. Jogos e testes relacionados às matérias ensinadas são um exemplo do apelo educacional que esse tipo de tecnologia pode apresentar sem deixar de lado a diversão. 

9) Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha já é um velho conhecido por ser uma estratégia bastante assertiva para chamar a atenção e causar um grande impacto no seu público. 

Normalmente, para colocar esse tipo de ação em prática, a empresa precisa criar uma intervenção incomum em espaços públicos ou privados, mas que tenham potencial para se destacar e viralizar. 

10) Pesquisa com alunos atuais

Você conhece as “dores” dos seus atuais clientes? Parece uma pergunta pouco relevante, mas pode ser decisiva para auxiliar na captação de novos alunos - especialmente quando falamos na Geração Z, que tem um papel cada vez mais relevante no mercado.

Como as indicações ainda são uma forma de trazer novos alunos, entender as queixas atuais e trabalhar na resolução desses problemas é uma forma específica de investir na instituição. Procure fazer isso por meio de pesquisas anônimas, para deixar com que as pessoas se sintam realmente livres para apresentar os erros e falhas da gestão.

11) Identidade visual

Que tipo de imagem a identidade visual da sua instituição passa para os pais, responsáveis e alunos atualmente? 

Se você deseja passar a impressão de ser uma empresa moderna, com metodologia atual, resultados comprovados e professores capacitados, a identidade visual deve refletir isso. Então, uma ação de marketing necessária é avaliar uma necessidade de mudança na fachada, papelaria, logotipo, uniforme, site e outros materiais.

12) Eventos de relacionamento

Feiras de profissões, eventos esportivos, festas para arrecadação de fundos para instituições de caridade. Esses são apenas alguns exemplos de eventos que podem ser realizados para ampliar a rede de contatos da instituição, trabalhar o seu posicionamento de marca e potencializar a fidelização

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Se você chegou até aqui, percebeu que o Marketing e a Tecnologia são áreas que andam “juntas” para aperfeiçoar a captação de alunos em instituições de ensino.

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