15 de Julho de 2020

Planejamento do ano letivo: por onde começar

O segundo semestre do ano chegou, e neste período, os gestores das instituições de ensino se deparam com um importante trabalho pela frente: o planejamento do próximo ano letivo.

Realizar a programação escolar dos próximos 12 meses, além de garantir que o ano letivo comece bem organizado e sem grandes problemas, auxilia o corpo docente na elaboração do plano de aulas, estabelece o ciclo avaliativo, estrutura projetos pedagógicos, etc.

Considerando a importância deste planejamento para as instituições de ensino, nós apresentamos hoje sete dicas de como a sua gestão pode começar a planejar o ano letivo.

Por onde começar o planejamento do ano letivo

Organizar um bom planejamento escolar exige tempo e muita organização. Afinal, essa atividade abrange questões burocráticas, como o cumprimento da legislação, e trata das questões pedagógicas da instituição.

Confira como começar o planejamento escolar do próximo ano: 

1 - Defina objetivos e metas para o ano letivo

Antes de tudo, a gestão deve estabelecer os objetivos e metas a serem conquistados no próximo ano. 

Incluir no planejamento os objetivos visados e as metas necessárias para alcançá-los, traz mais clareza sobre o que deve ser feito nos próximos meses para atingir todos os planos. 

Vale ressaltar que os objetivos podem abranger os diferentes setores da instituição, como área pedagógica, administrativa, financeira, dentre outras. 

2 - Realize o balanço patrimonial da escola

O balanço patrimonial é um documento exigido por lei que reúne todas as movimentações financeiras da instituição durante o ano que passou. 

Essa declaração permite a consulta ao capital disponível em caixa, além de auxiliar a gestão na identificação das obrigações pendentes, como contas a serem pagas.

3 - Saiba quais melhorias precisam ser feitas

Ao longo do ano letivo, é normal que a instituição identifique necessidades e enfrente problemas tanto físicos, como reformas no prédio e manutenção de aparelhos, quanto de processos.

Por isso, é fundamental incluir no planejamento do próximo ano os investimentos a serem feitos para melhorar o funcionamento da instituição e sua qualidade de ensino/aprendizagem.

As melhorias podem abranger desde a modernização das salas de aula até a maneira como as avaliações são realizadas.

4 - Calcule o reajuste das mensalidades

A cada encerramento de ano letivo, os gestores da instituição devem avaliar a necessidade de reajuste das mensalidades. 

Afinal de contas, são diversos os fatores que influenciam neste valor, como a atual situação econômica do país, o número de funcionários da instituição, as despesas fixas e variáveis, a quantidade de alunos, a taxa de inadimplência, etc.

5 - Organize o setor de matrículas e rematrículas

Para evitar confusão durante as matrículas e rematrículas, que normalmente acontecem ao final do segundo semestre, é fundamental que os gestores organizem o setor responsável o mais breve possível. 

Contar com o auxílio de um software de gestão escolar facilita esse processo e otimiza todo o setor, tornando o controle de matrículas e rematrículas mais eficiente e organizado. 

6 - Inicie o levantamento da demanda de estudantes

O número de turmas fechadas para o próximo ano escolar depende da quantidade de alunos matriculados. 

Dessa forma, a gestão precisa realizar um levantamento do número de matrículas e rematrículas já confirmadas, bem como da quantidade prevista de estudantes que ainda poderão se matricular no início do ano letivo.

7 - Conte com o auxílio da equipe pedagógica

O planejamento do ano letivo pode contar com a participação de outras pessoas além dos gestores da instituição. 

A equipe pedagógica, por exemplo, pode ser uma grande parceira neste momento, contribuindo com novas perspectivas, sugestões e até críticas que ajudem a tornar o planejamento mais completo e adequado para a instituição.

Não esqueça do acompanhamento!

Após ter concluído o planejamento escolar, não deixe de acompanhá-lo ao longo do ano para garantir que tudo esteja sendo realizado da maneira correta.

Ao monitorar o planejamento, a gestão pode identificar os erros com mais facilidade e corrigi-los de maneira antecipada, tornando o ano letivo mais tranquilo para alunos e funcionários.

Se você gostou das dicas de hoje, e já está pensando em iniciar o planejamento do próximo ano letivo, conte com a ajuda do Mannesoft Prime. 

O sistema de gestão escolar Mannesoft Prime proporciona todas as facilidades que a gestão da sua instituição necessita ao longo do ano. 

Contar com um software de administração acadêmica e corporativa otimiza processos internos, facilita a comunicação com pais e alunos, organiza tarefas, auxilia na tomada de decisões internas e muito mais! 

Quer descobrir todas as vantagens que o Mannesoft Prime proporciona para a sua instituição de ensino? 

Entre em contato conosco e experimente uma gestão escolar mais completa, segura e eficiente com o Mannesoft Prime.

Leia também