30 de Julho de 2020

Coronavírus: o papel do gestor escolar em tempos de pandemia

A pandemia de coronavírus impactou diretamente diversos setores da sociedade, inclusive a educação. Nesse cenário, as instituições de ensino precisaram se reinventar com novos processos de ensino e aprendizagem a distância. Assim, o papel do gestor escolar durante a quarentena se tornou ainda mais importante para o funcionamento da instituição.

O papel do gestor escolar é lidar com as práticas educacionais e administrativas, agindo como uma ponte entre professores, alunos, familiares e demais membros da comunidade escolar. 

Com a pandemia de coronavírus, no entanto, as atividades cotidianas de gestão de crises, resolução de problemas, tomadas de decisão, atendimento à comunidade escolar e acadêmica intensificaram-se junto ao surgimento de novos processos para garantir a segurança de todos os envolvidos na instituição de ensino.

Assim, com a suspensão das aulas presenciais, podem surgir dúvidas sobre como lidar com as dificuldades financeiras das famílias sem prejudicar o funcionamento da instituição e quais as melhores atitudes para superar este momento sem prejudicar a qualidade do ensino.

Para isso, neste momento de crise é importante que o gestor escolar mantenha a calma e repense os processos internos de modo a oferecer suporte aos alunos, professores e demais funcionários da instituição de ensino sem colocar em risco a saúde das pessoas.

  • Mantenha a comunicação com os alunos e seus familiares

A comunicação da instituição de ensino com os alunos e familiares é importante para uma gestão escolar eficiente, principalmente em momentos de crise. 

Para isso, a instituição de ensino deve utilizar ferramentas tecnológicas e enviar avisos sobre as ações que estão sendo realizadas, lembretes de envio de tarefas e notificações sobre o pagamento das mensalidades.

Com um sistema completo de gestão educacional, é possível fazer isso em poucos cliques para otimizar o tempo do gestor e ainda manter um relacionamento próximo entre os membros da comunidade escolar.

  • Utilize a tecnologia para manter a instituição funcionando

Com o isolamento social, a tecnologia tem uma função ainda mais importante para o funcionamento da instituição de ensino.

Para isso, o gestor escolar pode utilizar ferramentas que ajudam na comunicação com os professores, gerenciamento de projetos e realização de videoconferências, por exemplo.

No entanto, nem todos os professores e funcionários da instituição têm familiaridade com a tecnologia e esse processo de adaptação pode ser difícil no início. 

Por isso, é importante que o gestor ofereça o suporte necessário, indique ferramentas e até mesmo elabore materiais de referência para auxiliar na implantação da educação a distância.

  • Renegocie valores para controlar a gestão financeira

Parte do papel do gestor escolar é manter a instituição de ensino financeiramente saudável. Nesse contexto, com os problemas econômicos decorrentes da pandemia, é preciso gerenciar a concessão de descontos aos alunos e renegociar gastos com os fornecedores para não prejudicar o fluxo de caixa da instituição.

É importante destacar que a gestão financeira é tão importante quanto a gestão educacional, pois permite que a instituição continue funcionando e possa oferecer um ensino de qualidade aos estudantes.

Assim, com um sistema de gestão escolar, é possível negociar os valores das mensalidades sem colocar em risco o equilíbrio financeiro da instituição. 

Isso ajuda na retenção de matrículas e demonstra que a escola é flexível e está preparada para lidar com situações emergenciais.

  • Diversifique as possibilidades de recebimento

Uma forma de evitar a inadimplência neste momento de crise é diversificar as formas de pagamento das mensalidades. 

Com isso, é possível receber os valores nas datas corretas ao mesmo tempo em que os alunos ou seus responsáveis encontram a melhor maneira de realizar o pagamento.

Para isso, é essencial contar com um sistema de gestão escolar que oferece as ferramentas necessárias para controlar a inadimplência. 

Com o Mannesoft Prime, o gestor pode gerenciar o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, fornecer formas diversificadas de pagamento e muito mais.

O Prime é um software em nuvem que pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet, o que facilita o papel do gestor escolar em tempos de pandemia e possibilita a gestão acadêmica e corporativa da instituição de ensino. Agende uma demonstração e conheça todas as funcionalidades do sistema de gestão escolar.

Leia também