11 de Fevereiro de 2021

Saiba como organizar a biblioteca escolar

Mais do que um espaço para armazenar livros, a biblioteca escolar deve ser vista como um espaço indispensável para a formação dos alunos. Por isso, o ambiente deve ser organizado para estimular o conhecimento e incentivar o desenvolvimento da curiosidade e do senso crítico.

Ao organizar a biblioteca escolar, é preciso que o ambiente seja incorporado à rotina de alunos, professores, funcionários e da comunidade, de modo que todos possam usufruir de seu acervo.

Para isso, é importante que todos estejam comprometidos com a sua organização e cuidado. Confira nossas dicas e saiba como criar um ambiente agradável na sua instituição de ensino:

1.Defina um sistema de organização

Existem diversos métodos para catalogar os livros, revistas, CDs, DVDs e outros materiais. O ideal é que o acervo seja separado por assunto ou por disciplinas, com placas de sinalização deixando claro o tema de cada seção.

Depois, os materiais podem ser organizados por ordem alfabética de acordo com o nome ou sobrenome do autor ou título da obra. 

Cada instituição pode escolher o que melhor se adequa às suas necessidades, mas é importante que os visitantes possam encontrar o material desejado com facilidade.

A forma de catalogação mais comum é a Classificação Decimal de Dewey (CDD), que pode ser organizada por um bibliotecário. Para isso, existem sistemas de gestão específicos que facilitam o trabalho dos funcionários e também a consulta feita pelos alunos e professores.

2.Invista em uma infraestrutura confortável

O espaço físico da biblioteca é muito importante para conseguir atrair os alunos e oferecer uma estrutura adequada para os estudos. O ideal é que o ambiente seja arejado, bem iluminado e com espaço suficiente entre os corredores.

Além disso, mesas, poltronas e almofadas tornam o local mais confortável e convidativo. Em escolas de educação infantil e ensino fundamental, é interessante criar um espaço mais lúdico e colorido, com prateleiras baixas na altura dos alunos.

Também é importante ter um espaço para computadores, em que os visitantes possam pesquisar no acervo e facilitar a busca por uma obra específica.

3.Mantenha as prateleiras sempre arrumadas

Assim que as aulas começam, as prateleiras começam a ficar bagunçadas com as devoluções e isso pode atrapalhar a catalogação, que geralmente segue uma ordem determinada.

Por isso, é importante ter funcionários encarregados de arrumar as prateleiras ao fim de cada dia e garantir que cada exemplar esteja no lugar correto.

Nesse sentido, é preciso orientar corretamente os visitantes a não guardarem os livros nos lugares errados e deixar avisos nas estantes. 

Os professores também podem ajudar a incentivar os estudantes a manterem a biblioteca sempre arrumada e respeitar o trabalho dos bibliotecários.

4.Conte com sistemas de gestão para organizar a biblioteca escolar

Além da arrumação das estantes, organizar a biblioteca escolar envolve controlar a entrada e saída de materiais e, na maioria das vezes, o velho livro de registros pode acabar prejudicando o trabalho dos profissionais e a experiência dos alunos.

Para isso, existem diversos sistemas que facilitam a catalogação do acervo e controle de empréstimos para garantir que o espaço esteja sempre organizado. 

Esses softwares podem ser acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet e também oferecem recursos de busca, renovação e reservas para facilitar o dia a dia de alunos e professores.

O sistema da biblioteca também pode ser integrado ao Prime, um sistema de gestão escolar completo, para evitar que o aluno tenha que ser cadastrado duas vezes e precise ter senhas nos dois sistemas.

As multas por atrasos na devolução de livros são integradas ao módulo financeiro do Prime para a cobrança e, se houver débito com a biblioteca, a rematrícula ou transferência podem ser bloqueadas automaticamente.

Além disso, é possível integrar as referências bibliográficas e planos de estudos das disciplinas com o acervo disponível, permitindo ao aluno a consulta e reserva do material em poucos cliques.

O Prime foi desenvolvido especialmente para a área educacional e facilita o dia a dia do gestor em diversas áreas, inclusive para organizar a biblioteca escolar. Entre em contato com nossos especialistas e conheça todos os recursos do sistema de gestão educacional.

Leia também