28 de Janeiro de 2021

4 benefícios de utilizar um sistema de gestão educacional

A rotina do gestor escolar costuma ser bastante atribulada, já que o profissional precisa resolver questões administrativas e pedagógicas para manter a instituição de ensino funcionando. Para facilitar suas atividades, é importante contar com um sistema de gestão educacional eficiente que tenha as ferramentas necessárias para organizar todas as áreas.

Economizar tempo, automatizar tarefas burocráticas e otimizar a rotina de gestores, professores e demais profissionais são apenas alguns benefícios de um sistema de gestão educacional eficiente. 

Com o uso da tecnologia na gestão escolar, você aumenta a produtividade das mais diversas áreas e mantém a instituição organizada e pronta para oferecer um ensino de qualidade aos alunos.

Algumas funções importantes de um bom software de gestão são:

  • Controle de matrículas e rematrículas;
  • Controle de inadimplência;
  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Lançamento de notas e faltas;
  • Gestão de contas a pagar e a receber;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Emissão de notas fiscais e boletos bancários;
  • Acompanhamento do desempenho e frequência de alunos;
  • Integração bancária;
  • E-commerce educacional.

Benefícios de utilizar um sistema de gestão educacional

Uma instituição de ensino, seja uma escola, faculdade ou curso livre, é formada por diversas áreas que possuem seus próprios processos internos para funcionar corretamente.

Assim, parte do trabalho do gestor é organizar o fluxo operacional e, para isso, a tecnologia é a melhor maneira de cuidar das questões burocráticas e permitir que os colaboradores dediquem-se a assuntos estratégicos e diretamente relacionados à educação.

Confira os principais benefícios de utilizar um sistema de gestão na sua instituição de ensino:

1.Automatizar atividades administrativas e financeiras

O principal objetivo de uma instituição de ensino é oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos, mas é preciso lembrar que uma escola ou faculdade também é uma empresa e as áreas administrativa e financeira devem trabalhar em sintonia com o setor pedagógico. 

Com um software desenvolvido especialmente para a área educacional, tarefas como registro e acompanhamento de contas a pagar e a receber, relatórios de descontos, fluxo de caixa e integração bancária, por exemplo, são automatizadas para retirar a sobrecarga dos profissionais.

2.Melhorar a gestão financeira

A gestão financeira é essencial para o sucesso da instituição, pois dá suporte ao funcionamento de todas as outras áreas. 

Por isso, o gestor deve estar atento ao fluxo de caixa para identificar os setores que mais precisam de investimentos e programar os pagamentos nas datas corretas.

Nesse sentido, a tecnologia torna essas atividades mais eficientes, já que todas as informações são centralizadas em um só lugar e, em poucos cliques, é possível acessar relatórios detalhados e atualizados.

3.Aumentar a eficiência operacional

Com a integração entre as áreas, é possível eliminar o retrabalho e otimizar os processos internos, aumentando a eficiência operacional da instituição como um todo. 

Além disso, todas as informações, contratos e dados são centralizados em um sistema e podem ser acessados rapidamente. 

Dessa forma, a comunicação com os pais e alunos também torna-se mais ágil, aumentando sua satisfação e contribuindo para a fidelização das matrículas.

4.Controlar a inadimplência

A inadimplência é um grande desafio das instituições de ensino e pode colocar em risco seu funcionamento, por isso é importante que o gestor tenha as ferramentas adequadas para manter esses índices dentro de uma margem segura.

Com um software eficiente, é possível acompanhar quais alunos estão com as mensalidades atrasadas e há quanto tempo.

Dessa forma, o gestor pode emitir relatórios e cruzar com informações como a frequência dos estudantes, por exemplo, para identificar clientes insatisfeitos e encontrar formas de reverter esse quadro para evitar o cancelamento da matrícula.

As informações financeiras também ficam disponíveis para os estudantes ou pais, para que consigam controlar os pagamentos e manter as mensalidades em dia, obtendo descontos ou outras vantagens determinadas pela instituição.

Com o Mannesoft Prime, o gestor tem o controle da instituição de ensino de ponta a ponta, com relatórios, informações e dados que ajudam a tomar decisões mais assertivas.

O software foi desenvolvido especialmente para a área educacional e é ideal para escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades, redes de ensino e muito mais.

Para garantir estes e outros benefícios de um sistema de gestão educacional, conte com o Prime para automatizar processos administrativos, operacionais, financeiros e tecnológicos. Entre em contato com nossos especialistas e agende uma demonstração.

Leia também