14 de Janeiro de 2021

O impacto da transformação digital no ambiente educacional

A transformação digital já é realidade em diversas instituições de ensino em todo o mundo e foi acelerada devido à pandemia de coronavírus. Para os próximos anos, a tendência é que o ambiente educacional seja cada vez mais interconectado, com os sistemas trabalhando em conjunto para alcançar os mesmos objetivos.

A transformação digital no ambiente educacional é reflexo da Educação 4.0 e pode ser definida como um processo em que a tecnologia é utilizada para melhorar a educação. 

Para isso, não basta apenas substituir o que já é feito ou mudar as ações, é preciso revolucionar a base para aperfeiçoar todos os aspectos do processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, a utilização de plataformas para aulas remotas, ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas de gestão educacional, softwares de comunicação e marketing são alguns exemplos dos recursos tecnológicos que podem ser usados pelas instituições de ensino.

Essa revolução, que já está acontecendo em todo o mundo, tem um impacto direto em todos os envolvidos no dia a dia da instituição, trazendo inúmeras vantagens para o processo educacional.

Os professores podem utilizar plataformas adaptativas para trabalhar com alunos de diferentes níveis de conhecimento, pois as soluções disponíveis possibilitam a personalização do ensino de acordo com as necessidades de cada estudante.

Já os alunos têm maior facilidade em entender conceitos abstratos e percebem na prática a importância do conteúdo ensinado em sala de aula. 

Com isso, a fixação do conteúdo adquirido aumenta e os jovens tornam-se mais preparados para entrar no mercado de trabalho.

Da mesma forma, os gestores podem utilizar a tecnologia disponível para aumentar a fidelização de alunos, pois a instituição passa a oferecer uma formação completa em diversas áreas do conhecimento.

Além disso, o gestor pode centralizar em apenas um sistema todas as informações da gestão acadêmica e corporativa da instituição, otimizando os processos internos e aumentando a produtividade dos colaboradores.

Como a transformação digital irá impactar o ambiente educacional no futuro

A pandemia de coronavírus e a suspensão das aulas presenciais em todo o mundo trouxe uma série de desafios para instituições de ensino de todos os tamanhos, da educação infantil ao ensino superior.

No início, todos precisaram se adaptar ao cenário e as instituições rapidamente adotaram novas soluções digitais para realizar aulas à distância e minimizar o impacto da mudança no aprendizado dos estudantes.

Assim, houve um crescimento do ensino a distância (EAD) e, com isso, uma mudança no papel dos professores e alunos, que precisaram desenvolver maior independência nos estudos e autonomia sobre o próprio aprendizado.

Para os próximos anos, a tendência é que o EAD continue sendo adotado pelas instituições de ensino, assim como o ensino híbrido.

Porém, passado o período de transição, deve haver um aprimoramento dessas modalidades, com as instituições investindo em capacitação, infraestrutura e ferramentas para facilitar o ensino.

Já os professores que estiverem adaptados ao novo contexto poderão dedicar-se a desenvolver novos formatos e metodologias para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo. 

Além disso, a tecnologia é a grande aliada da personalização do ensino, que está ganhando um espaço cada vez maior em escolas, universidades e faculdades. 

Nesse formato, são utilizados recursos tecnológicos para medir todas as interações feitas pelos alunos e, a partir disso, são elaboradas estratégias para direcionar a linguagem ou o conteúdo mais adequado ao perfil de cada aluno.

Como você viu, a transformação digital já é realidade no ambiente educacional e deve atingir cada vez mais instituições de ensino nos próximos anos e uma das formas de se adaptar à nova realidade é contar com um sistema de gestão educacional

Conheça o Prime e descubra todos os recursos desenvolvidos para facilitar o dia a dia de gestores, professores e alunos.

Leia também