08 de Dezembro de 2020

Storytelling: saiba o que é e como utilizar para captar e reter alunos

Contar histórias é uma habilidade humana que, desde sempre, é usada para encantar, convencer e conectar pessoas. Atualmente, a utilização de técnicas de storytelling pode ser utilizada dentro e fora de sala de aula, seja para aprimorar o processo de ensino e aprendizado ou para melhorar a captação e retenção de alunos.

Uma instituição de ensino está repleta de histórias de alunos, professores, gestores e demais colaboradores que podem ser contadas para atrair potenciais clientes. Assim, o uso de storytelling na educação é uma ferramenta estratégica para divulgar as ações da instituição e criar uma conexão mais próxima com a comunidade escolar.

O que é storytelling?

Storytelling é uma técnica que trabalha a contação de histórias para despertar emoções e, com isso, influenciar atitudes, desejos e valores. 

Para isso, utiliza elementos como personagens, conflito e ambientação para construir uma narrativa e transmitir a mensagem desejada.

No ramo da educação, muitos professores utilizam essa técnica em sala de aula para estimular o engajamento dos alunos com o conteúdo e o desenvolvimento da inteligência emocional. 

Por outro lado, o storytelling também é uma ferramenta poderosa de captação e retenção de alunos, já que ajuda a humanizar a instituição, agregando valor à marca e criando um relacionamento mais próximo com os atuais e futuros alunos.

Além disso, a tendência é que as pessoas impactadas por uma experiência marcante compartilhem as histórias com seus amigos e familiares, contribuindo com o marketing boca a boca e aumentando o alcance da marca.

Como utilizar o storytelling na sua instituição de ensino

O primeiro passo para conquistar novos estudantes é contar, por meio de histórias reais, o que a instituição de ensino pode entregar. 

Por isso, peça a colaboração de professores, colaboradores, alunos e ex-alunos para identificar histórias de sucesso que possam ser usadas como exemplo.

Pode ser a história de como um aluno descobriu uma nova habilidade durante as aulas ou sobre o suporte que a instituição deu a um professor em momento de dificuldade, por exemplo. 

Dessa forma, você pode mostrar como os valores e a cultura da empresa são transmitidos na prática.

Depois, reescreva a história em formato de narrativa com três atos, dando atenção especial aos detalhes e à construção das emoções para atrair o interesse do público.

  • Começo: inicie apresentando o personagem, o ambiente e seu objetivo. Neste ato deve haver um ponto de virada, ou seja, o surgimento de um conflito que precisa ser resolvido para que o objetivo seja alcançado.
  • Meio: é neste ato que a trama se desenvolve e as ações acontecem, com desafios e superações. Além disso, existe um ponto de virada em que o personagem identifica a solução para o seu problema e começa a superar os obstáculos.
  • Fim: o último ato tem a grande transformação, em que o personagem mudou de vida, aprendeu algo ou conquistou seu grande objetivo. Esta parte deve ser marcante e pode ser o início de uma nova jornada para o personagem, deixando o público com vontade de descobrir o que aconteceu depois.

Lembre-se que o personagem pode ser um aluno, um professor, um colaborador ou a própria instituição de ensino

Para enriquecer a narrativa, procure incluir elementos visuais e diálogos realistas para que o público possa se identificar com o personagem principal. Com isso, é possível estimular diferentes emoções e engajar a audiência na história.

Depois, é o momento de compartilhar sua história com o público e utilizá-la para fortalecer o marketing. 

Para isso, você pode usar o site da instituição e as redes sociais para atrair a audiência e melhorar a captação e retenção de alunos.

Por meio de histórias, você pode ampliar a presença da sua instituição na memória de pais e alunos, criando um relacionamento próximo e aumentando a identificação. 

Dessa forma, é possível agregar valor aos serviços oferecidos e aumentar as matrículas.

Para isso, é preciso contar com a tecnologia para oferecer um ensino de qualidade e fazer a instituição crescer. 

Neste sentido, o Mannesoft Prime é a solução ideal para a gestão educacional, já que permite a organização dos processos internos e a utilização do storytelling na educação. Entre em contato conosco e saiba como aumentar a captação e retenção de alunos na sua instituição.

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