BLOG MANNESOFT PRIME

24/09/2019

Conheça as vantagens de utilizar um software de gestão escolar

 A gestão escolar é mais do que um processo de gerenciamento de uma empresa, já que, além de lidar com fatores administrativos, é preciso lidar com a questão do aprendizado dos alunos. Para facilitar esse processo sem colocar em risco a eficiência administrativa, muitas instituições utilizam um software de gestão escolar. 

Assim, ao automatizar os processos internos da instituição de ensino com um software de gestão escolar, é possível aumentar a produtividade da equipe pedagógica e focar em tarefas relacionadas ao desempenho pedagógico. Para uma instituição de qualidade é preciso equilibrar os dois lados e considerar tanto a parte humana do negócio quanto a questão mercadológica.

 

O que é um software de gestão escolar?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é gestão escolar.

A gestão escolar precisa levar em consideração os fatores administrativos como diretrizes estratégicas, concorrência e lances do mercado, por exemplo, além das relações humanas entre alunos, professores e equipe pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem.

Dessa forma, uma gestão escolar eficiente faz o gerenciamento de todos os processos relacionados ao negócio. Na prática, essa tarefa envolve desde um bom atendimento a pais, alunos e responsáveis até a administração das avaliações e de transferências entre turmas.

Nesse ponto, o software de gestão escolar se torna um importante aliado para facilitar a rotina da instituição, mantendo a organização dos dados internos para auxiliar a escola ou faculdade a se destacar da concorrência. Com a automatização dos processos, a quantidade de falhas diminui e aumenta a satisfação de alunos e responsáveis.

Um software de gestão escolar de qualidade centraliza e faz o controle de todos os processos internos e externos da instituição: financeiro, contábil, corporativo, tecnológico, acadêmico, retenção e outras tarefas essenciais para a gestão educacional.

Confira algumas vantagens de utilizar um software de gestão escolar para a sua instituição de ensino:

● Aumento na captação de alunos;

● Controle e gestão financeira;

● Redução da evasão escolar;

● Diminuição das taxas de inadimplência;

● Aumento na produtividade da equipe;

● Foco no cliente e não em processos operacionais;

● Fornecimento de dados concretos que auxiliam na tomada de decisões;

● Aumento da fidelização dos clientes (pais e alunos). 

 

Como a tecnologia pode contribuir para a gestão escolar  

A utilização de um software de gestão escolar apresenta diversas vantagens para o dia a dia da instituição, como flexibilidade do controle interno, centralização dos dados e demandas, emissão de relatórios e muito mais. Assim, ao unir inovação e tecnologia é possível organizar o controle financeiro e integrar as atividades dos gestores, professores e secretaria.

Saiba como um software de gestão escolar pode ajudar a sua instituição:

● Armazenamento seguro

Uma instituição de ensino geralmente lida com diversos tipos de documentos e informações a respeito dos alunos. Por isso, é essencial que o sistema de gestão ofereça recursos de segurança dos dados. Assim, um software de qualidade apresenta as opções de utilizar um servidor próprio ou oferecido pelo fornecedor, com garantia de proteção.

● Controle financeiro

Uma má gestão financeira afeta diretamente a gestão escolar, pois quando o dinheiro não é devidamente controlado pode haver atraso no pagamento de contas, por exemplo, afetando a qualidade do ensino. Por isso, um software educacional oferece recursos que controlam as contas a pagar e a receber, gestão contábil, fiscal, de compras, estoque e outras ferramentas.

A gestão financeira também ajuda no controle dos índices de inadimplência e simplifica os processos internos.

● Centralização de informações


Uma instituição de ensino armazena diariamente um volume muito grande de informações a respeito dos professores, alunos e administração do negócio. Por isso, é importante facilitar o acesso do corpo docente, coordenadores e funcionários para não haver conflitos de informações. Dessa forma, o software de gestão escolar centraliza os dados pessoais, notas, faltas, observações dos professores, advertências, pendências financeiras e outras informações. 

● Eficiência no atendimento a pais e responsáveis

O atendimento a pais, responsáveis e alunos é um dos fatores que mais influenciam na satisfação dos clientes com a instituição. Assim, com o software de gestão escolar é possível criar uma secretaria virtual para facilitar a comunicação e aumentar a eficiência no atendimento. Com a centralização das informações, também é possível aumentar a agilidade do processo e reduzir o tempo de espera.

O Mannesoft Prime é um software de gestão escolar e corporativa que oferece uma solução completa para a sua instituição de ensino. Saiba mais no nosso site e entre em contato com os nossos consultores.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200