BLOG MANNESOFT PRIME

10/12/2019

Gestão escolar: 5 dicas para ofertar cursos EAD

O aumento da procura de cursos de educação a distância (EAD) fez com que muitas instituições de ensino começassem a oferecer esta modalidade de formação. Dessa forma é possível ampliar o alcance e atingir alunos de todo o país. No entanto, a gestão escolar do ensino a distância oferece desafios diferentes dos cursos presenciais.

Disponibilizar conteúdos, realizar trabalhos e aplicar provas em plataformas online já fazem parte da rotina de muitas instituições de ensino em todo o Brasil. Quando a gestão escolar é bem estruturada, o ensino a distância se torna uma modalidade produtiva, eficiente e com um bom custo-benefício para alunos, professores, gestores e empresários da educação.

Saiba como ofertar cursos EAD na sua instituição de ensino

Com uma aceitação cada vez maior no mercado, a educação a distância é um grande diferencial para instituições de ensino, já que muitos alunos não têm tempo de fazer cursos presenciais. Assim, com o auxílio da tecnologia é possível encaixar as aulas, provas e trabalhos até mesmo nas rotinas mais atribuladas.

Para ajudar os gestores que desejam começar a ofertar cursos EAD na sua instituição de ensino, reunimos 5 dicas para facilitar a gestão escolar do ensino a distância: 

Faça um planejamento estratégico

Ter um bom planejamento estratégico é essencial para iniciar qualquer processo dentro de uma instituição de ensino de qualquer tamanho. Para isso é importante levar em consideração a concorrência, o público-alvo e o material que será disponibilizado. Algumas perguntas que podem ajudar a direcionar o planejamento estratégico são:

          ● Quem são meus concorrentes e quais são seus pontos fortes e fracos?

          ● Qual o foco do EAD?

          ● Como é a demanda do conteúdo que será ensinado?

          ● Quem é meu público-alvo e o que ele precisa?

          ● Como o curso a distância irá ajudar as pessoas?

Estude o mercado de cursos EAD

Com o planejamento estruturado, é preciso olhar para o mercado de ensino a distância e verificar a demanda por cursos nesta modalidade. Para isso, é essencial analisar os concorrentes e entender melhor seu público, o que ele deseja e o que você pode oferecer para ajudá-lo. 

Dessa forma é possível evitar a criação de cursos EAD com baixa demanda ou que tenham concorrentes muito grandes no mercado.

A partir das informações do seu planejamento e das perguntas que ajudaram a elaborá-lo, você pode comparar as suas informações com os dados do mercado. Assim, é possível reduzir os custos e aumentar a qualidade do ensino ao focar o conteúdo nas necessidades dos alunos.

Invista em ações de captação de alunos

Para facilitar o entendimento do seu público, é importante que você crie uma persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente ideal. Para isso, é preciso ter dados reais a respeito do comportamento e das características dos seus potenciais alunos.

Você pode começar construindo a identidade da sua persona e traçando um perfil real para direcionar a criação do curso com o objetivo de atender às necessidades e demandas específicas do seu público.

Agora que você já conhece a sua persona e entende o que ela quer, é preciso realizar ações e campanhas de captação de alunos. Marketing digital e de conteúdo, gestão de redes sociais, investimento em softwares de gestão são algumas medidas que irão ajudar a captar alunos para o seu curso a distância. 

Defina os objetivos e a metodologia dos cursos 

Antes de começar a gravar as aulas e enviar para os alunos inscritos, é importante planejar os objetivos de aprendizagem do seu curso EAD, definir as metodologias utilizadas e os conteúdos que serão abordados. Essas questões irão guiar todo o processo de produção de conteúdo, construção do curso e até mesmo aspectos administrativos, como precificação e modelo de venda.

Você pode começar selecionando a bibliografia do curso a distância de acordo com o público-alvo, a concorrência, o mercado e os seus valores institucionais, listando os tópicos que serão abordados e em quais formatos. Depois, separe as informações em módulos mais aprofundados para garantir o aprendizado dos alunos.

 Escolha um software de gestão escolar

Como você já viu, cursos a distância têm desafios diferentes dos cursos presenciais. Por isso, é importante ter uma plataforma com ferramentas específicas para facilitar a gestão escolar e acadêmica do EAD. Com um planejamento bem estruturado e um público bem definido é possível oferecer um ensino a distância de qualidade e com um bom retorno para a instituição.

O Mannesoft Prime é um software de gestão escolar e corporativa com diversas funcionalidades para simplificar o dia a dia de gestores, professores e alunos. Além disso, pode ser integrado a outros sistemas de educação a distância para facilitar ainda mais a oferta e gerenciamento dos cursos.

Para saber o que o Mannesoft Prime pode fazer pela gestão escolar, acadêmica e corporativa de cursos EAD e ensino a distância, entre em contato com nossos consultores.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200