BLOG MANNESOFT PRIME

14/11/2019

Sistema de gestão escolar: conheça 5 benefícios para a sua escola

O gestor escolar é responsável por grande parte das atividades administrativas, pedagógicas e estruturais da escola. Com uma rotina atribulada, esse profissional precisa estar atento a todos os aspectos relacionados ao dia a dia da instituição e dos alunos. Por isso, um sistema de gestão escolar é a melhor maneira de ajudar o gestor a realizar todas as tarefas da melhor forma possível e sem ficar sobrecarregado.


A tecnologia pode ser uma grande aliada da escola ao otimizar o trabalho dos gestores e reduzir as tarefas burocráticas. Assim, o sistema de gestão escolar pode transformar a rotina dos gestores em todas as áreas, da pedagógica à financeira. Porém, para que a ferramenta seja utilizada de maneira estratégica e sem causar prejuízos para a escola, é preciso escolher um sistema que atenda às necessidades da instituição.


Para ajudar você a entender melhor como funciona um sistema de gestão escolar, reunimos alguns benefícios da implantação deste software:


1. Armazenamento em nuvem e integração com outros sistemas


Uma escola lida diariamente com muitos dados pessoais de alunos, pais e responsáveis. Por isso, é importante manter todas as informações em um local seguro e que possa ser acessado facilmente de qualquer lugar. 


Além disso, a integração com outros sistemas utilizados pela instituição também é essencial para otimizar o tempo dos gestores e facilitar a rotina de todos os envolvidos. Dessa forma, é possível reunir em um mesmo local todos os dados de maneira segura e com fácil acesso.


2. Simplificar a captação de alunos


Uma das tarefas dos gestores escolares é implementar medidas para a captação de novos alunos. Nesse sentido, o sistema de gestão escolar permite que todo o processo seja estruturado a partir de uma visão ampla da escola e com base em informações concretas.


Também é possível manter todas as informações no mesmo lugar, facilitando a emissão de contratos, envio de documentos, cadastro de clientes e outras tarefas que podem ser automatizadas.


3. Registrar e comunicar as ocorrências diárias do aluno aos responsáveis


O aluno passa boa parte do seu dia na escola, é a sua segunda casa. E neste tempo ocorrem diversas situações com ele que devem ser registradas e comunicadas aos seus responsáveis e que também servirão de base para avaliação e tomada de decisões referentes ao desenvolvimento da criança.


Assim, os processos de registro e comunicação devem ser eficazes e estruturados para captar e fornecer as informações aos agentes do processo educacional. Este fator pode fazer a diferença para a detecção antecipada de problemas de relacionamento com outros alunos e/ou professores, levantamento das dificuldades de aprendizado, diagnóstico de problemas de saúde e efetividade dos processos de ensino e aprendizagem associados ao comportamento dentro e fora de sala de aula.


4. Otimizar a gestão financeira e reduzir a inadimplência


Na maioria das vezes, as atividades administrativas e financeiras da escola são burocráticas e demandam muito tempo do gestor para que não ocorra nenhum erro. Nesse sentido, utilizar um sistema de gestão escolar ajuda a otimizar o tempo e reduz o risco de erros por falta de organização, por exemplo.


Ao automatizar as tarefas da gestão administrativa e financeira, é possível ter um controle maior das contas e reduzir a inadimplência dos clientes. Com todas as informações no mesmo sistema, também é possível ter uma visão mais ampla do negócio e tomar melhores decisões a partir de dados objetivos.


5. Melhorar a gestão pedagógica e acadêmica


Um sistema de gestão escolar completo oferece diversas funcionalidades para facilitar a gestão acadêmica e pedagógica da instituição. Para isso, permite que os professores lancem notas, faltas, tarefas e conteúdos didáticos para os alunos pela internet.


Os alunos também têm acesso a informações sobre as disciplinas em que estão matriculados e podem fazer requisições, rematrículas e acessar os materiais disponibilizados pelos professores. 


O Mannesoft Prime é um sistema de gestão escolar com diversas funcionalidades administrativas e acadêmicas para facilitar a rotina de escolas. Para saber mais sobre o software, entre em contato com nossos consultores.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200