BLOG MANNESOFT PRIME

31/10/2019

Como fazer o planejamento financeiro da escola?

Uma escola de qualidade é formada por bons professores, ambiente agradável para o desenvolvimento dos alunos e uma gestão escolar organizada e eficiente. Para isso, o planejamento financeiro é essencial para garantir desde a infraestrutura da instituição até a estrutura pedagógica e de ensino.

O planejamento financeiro é uma ferramenta usada para nortear as ações da escola durante o ano letivo, monitorar seu desenvolvimento e apontar os caminhos para atingir os objetivos da instituição. Além disso, com um bom planejamento é possível antecipar imprevistos e criar formas de solucionar os problemas do dia a dia da gestão escolar.

Dicas para elaborar o planejamento financeiro da escola

O planejamento financeiro é um documento que deve levar em conta as particularidades de cada escola para ajudar a estimular metas possíveis de serem alcançadas de acordo com os recursos disponíveis. Confira o passo a passo para elaborar o planejamento financeiro da sua escola:

   ● Definir metas

O primeiro passo é definir as metas e prioridades da escola, que podem envolver o aumento do número de matrículas, a redução do índice de inadimplência, o aumento do faturamento ou outras necessidades da escola. Essas metas devem ser definidas com o objetivo de melhorar a escola como um todo para os alunos, professores, colaboradores e a comunidade escolar. 

Por isso, as metas devem ser realistas e estipuladas a partir de dados concretos. Se o objetivo é criar novos cursos extracurriculares, por exemplo, é preciso levar em conta os gastos com contratação de professores, infraestrutura e materiais pedagógicos. 

   ● Avaliar os recursos 

Com as metas definidas, é preciso verificar se há recursos disponíveis para sua implantação. Por isso, o gestor deve avaliar as condições financeiras da instituição para definir quais metas podem ser alcançadas a curto, médio e longo prazos. A partir dessas informações é possível estipular a reserva de um valor mensal para os objetivos maiores e também buscar novas fontes de receita para a escola.

Avaliar os recursos disponíveis ajuda a entender o que efetivamente pode ser feito para atingir as metas. Nesse ponto, é importante ter um sistema integrado de gestão que centraliza todas as informações necessárias para ajudar o gestor a pensar de forma estratégica.

   ● Analisar cenários diferentes

O planejamento financeiro de uma escola deve se basear nos dados e informações dos anos anteriores, como número de matrículas, desistências e inadimplências. Com isso, é possível ter uma estimativa para prever as receitas e despesas durante o ano, considerando as sazonalidades do setor.

 A partir disso é importante estabelecer três cenários diferentes:

   ● Estimativas padrão;

   ● Resultados acima da média;

   ● Resultados abaixo do esperado.

Ao analisar essas situações, os gestores podem se preparar para os diferentes cenários e criar estratégias para lidar com os resultados. Assim, é possível adaptar as metas previamente estabelecidas para garantir que serão cumpridas.

● Usar a tecnologia

A tecnologia deve ser vista como aliada da gestão escolar, principalmente para lidar com o planejamento financeiro. Muitas escolas preferem usar planilhas com fórmulas automatizadas para gerenciar os gastos, mas essa ferramenta oferece diversas limitações, principalmente para instituições com grande quantidade de alunos.

Com um sistema de gestão integrado, é possível automatizar tarefas burocráticas e os colaboradores podem se dedicar a atividades mais produtivas e relacionadas ao ensino. O Mannesoft Prime oferece funcionalidades para a gestão administrativa e acadêmica de escolas, universidades e outras instituições de ensino.

O módulo financeiro corporativo tem diversos recursos que facilitam o controle e a execução do planejamento financeiro da escola. Para saber mais sobre o Mannesoft Prime, entre em contato com os nossos consultores.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200