23 de Setembro de 2020

3 características de uma gestão educacional inovadora

A transformação digital causada pela tecnologia trouxe novos desafios e oportunidades para todos os setores da sociedade, inclusive a educação. Por isso, uma gestão educacional inovadora é importante para envolver os alunos e melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

Com uma geração cada vez mais conectada e com acesso à tecnologia, o modelo tradicional de ensino precisa ser reinventado. Nesse cenário, os professores e a gestão educacional têm o papel de trazer a inovação para o dia a dia da instituição de ensino de forma a contribuir para a formação dos alunos como cidadãos.

Além disso, ao trazer a inovação para o dia a dia de escolas, universidades e faculdades, é possível ter um impacto positivo não apenas na vida dos alunos, mas de toda a comunidade escolar. 

Por isso, reunimos as principais características de uma gestão educacional inovadora:

1 - Liderança democrática e participativa

O processo educativo depende de diversos atores e deve ser feito de maneira colaborativa para alcançar o sucesso. 

Por isso, no novo modelo de educação, já não há mais espaço para uma gestão autoritária e centralizadora. Apenas com o diálogo e a participação de todos, inclusive dos alunos, é possível construir uma instituição de ensino de qualidade.

Nesse cenário, o gestor tem o papel de orientar as discussões e encaminhar as decisões para a equipe escolar, garantindo que todos tenham voz durante o processo.

A gestão democrática é adotada em diversas escolas inovadoras, que contam com a participação da comunidade em todos os aspectos, desde as questões burocráticas até as decisões pedagógicas.

Por isso, é importante deixar de lado uma gestão educacional voltada para o controle e a fiscalização de alunos e professores, focando na construção coletiva de uma educação inclusiva e acolhedora.

2 - Integração com a comunidade escolar e a cidade

Em muitos casos, o bairro ou a cidade em que a instituição está inserida não sabe o que se passa dentro dos muros e vice-versa.

Por isso, é importante que o gestor articule a relação da instituição de ensino com o seu entorno, criando projetos de impacto social.

Ao transformar os muros em pontes, o gestor dá um passo em direção à inovação e à construção colaborativa do conhecimento, contribuindo para a formação dos estudantes como cidadãos e agentes de mudança na sociedade.

Essa integração não é uma tarefa fácil e demanda tempo e esforço do gestor e da equipe pedagógica, mas, com o tempo, é possível engajar pais e responsáveis para uma gestão mais coletiva e com benefícios para todos os envolvidos.

3 - Metodologias inovadoras de ensino e aprendizado

O método de ensino tradicional, em que o professor apenas transmite o conteúdo das disciplinas para os alunos, já não atende às necessidades das novas gerações. 

Para uma gestão educacional inovadora, é importante que os alunos tenham um papel ativo no processo de ensino e aprendizado, desenvolvendo autonomia e explorando novos horizontes.

Para isso, existem diversas metodologias inovadoras que podem ser adotadas de acordo com o contexto de cada instituição de ensino e com os objetivos de aprendizagem. As principais são:

  • Ensino híbrido;
  • STEAM;
  • Sala de aula invertida;
  • Design thinking para educação;
  • Movimento maker;
  • Gamificação.

Dessa forma, além do conhecimento das disciplinas, os estudantes poderão desenvolver habilidades e competências que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, como independência, liderança, empatia e criatividade, por exemplo.

Outra qualidade importante de uma gestão inovadora é a utilização de ferramentas tecnológicas que otimizam os processos internos e automatizam tarefas, como o Mannesoft Prime.

Com o sistema de gestão educacional, é possível gerenciar a instituição de ensino como um todo a partir de gráficos, relatórios e informações em tempo real. Para saber mais sobre o Prime, entre em contato com nossos especialistas.

Leia também