11 de Março de 2021

5 estratégias para reduzir a inadimplência escolar

Manter uma instituição exige grandes investimentos em ensino, infraestrutura e tecnologia para oferecer as melhores ferramentas a alunos e professores. Porém, a inadimplência escolar é um dos maiores desafios da gestão, pois pode prejudicar a saúde financeira e o fluxo de caixa.

A inadimplência escolar pode acontecer por diversos fatores, desde a falta de controle financeiro do estudante ou familiares responsáveis pelo pagamento das mensalidades, até pela crise financeira, em que muitas pessoas precisam interromper os estudos em instituições particulares.

No entanto, se a escola, faculdade ou universidade não tiver as ferramentas de gestão adequadas para controlar os recebimentos e realizar cobranças, por exemplo, pode levar à falta de pagamento das mensalidades e atrapalhar a gestão financeira.

Para isso, o gestor deve ter em mente que, embora o objetivo seja fornecer um ensino de qualidade para os alunos, a instituição também é uma empresa que deve gerar lucro.

Um planejamento financeiro eficiente e adequado à realidade de cada instituição é o que possibilita a contratação de professores qualificados, infraestrutura de qualidade, materiais didáticos de alto padrão, utilização de tecnologia para melhorar o aprendizado dos alunos, entre outros fatores que ajudam a criar uma escola de excelência.

Estratégias para reduzir a inadimplência escolar

A inadimplência é uma das maiores preocupações dos gestores educacionais pois, na maioria das vezes, as mensalidades são a principal fonte de receita da instituição e sua ausência pode gerar atraso no pagamento dos professores, prestadores de serviço e até mesmo adiar reformas e outras melhorias na infraestrutura do ambiente.

Por isso, é fundamental manter uma comunicação transparente com os alunos e seus familiares, além de estabelecer estratégias para reduzir a inadimplência. 

Confira nossas dicas e saiba como melhorar a gestão financeira da sua instituição de ensino.

DICA: Baixe nosso e-book “Reduzindo a inadimplência escolar” e saiba mais sobre os direitos e deveres das instituições em caso de não pagamento das mensalidades, além de dicas para evitar esse problema.

1.Defina regras para pagamento

No momento da matrícula, é preciso definir regras claras para o pagamento das mensalidades, incluindo o valor, as formas de pagamento, prazos e possíveis multas em caso de atrasos.

Nesse sentido, também é importante oferecer métodos práticos de pagamento, como boletos bancários, por exemplo, para reduzir as chances de esquecimento e ajudar a família a manter um planejamento antecipado.

Assim, o gestor também tem maior controle sobre as mensalidades recebidas e segurança jurídica para fazer as cobranças necessárias.

2.Crie descontos para os bons pagadores

Descontos progressivos, benefícios na próxima matrícula e participação em sorteios são alguns benefícios que a instituição pode criar para premiar os bons pagadores e incentivar a adimplência.

Algumas instituições também criam um sistema de pontos para os alunos que têm boas notas e não faltam às aulas, podendo ser trocados por premiações, isenção de mensalidades ou benefícios ao final do ano letivo.

Dessa forma, mesmo em casos de dificuldades financeiras, os pais ou alunos são estimulados a continuar pagando as mensalidades em dia para aproveitar as vantagens.

3.Separe os alunos por grupos

Uma boa gestão educacional deve levar em conta os diferentes perfis de alunos e seus orçamentos familiares. 

Alguns estudantes pagam a mensalidade sozinhos, enquanto outros recebem ajuda dos pais ou outros membros da família. 

Esses fatores devem ser considerados ao negociar as dívidas, pois alguns atrasam o pagamento sempre, enquanto outros passam por dificuldades pontuais.

Por isso, é importante separar os alunos por grupos de tipo de inadimplência, renda familiar, perfil de pagamento e valor da dívida para encontrar a melhor maneira de ajudar alunos com contextos diferentes.

Uma forma de evitar a inadimplência é oferecer bolsas de estudo para reter os bons alunos e aumentar as chances das mensalidades serem pagas em dia.

4.Renegocie as dívidas e crie uma política de cobranças

Assim como é preciso definir os termos do contrato na matrícula, a instituição também deve possuir uma política estruturada de cobranças e renegociação de dívidas.

Por isso, é fundamental entrar em contato com a pessoa responsável pelo pagamento das mensalidades e procurar entender os motivos, levando em consideração a realidade financeira atual da família.

Depois, a instituição pode oferecer a possibilidade de divisão da dívida em parcelas que possam realmente ser pagas.

Outra forma de aumentar as chances de receber o valor em aberto é oferecer várias formas de pagamento, como cartões de crédito, débito automático, boleto bancário, com descontos progressivos, se possível.

Dessa forma, a instituição pode evitar processos judiciais custosos, que também prejudicam o relacionamento com os pais e alunos.

5.Centralize as informações e automatize os processos

Lembre-se que o objetivo da renegociação, da concessão de bolsas de estudo e outras estratégias é garantir o fluxo de caixa da instituição e melhorar a gestão financeira.

Para isso, é essencial contar com um sistema automatizado para centralizar as informações em um só lugar e automatizar processos como emissão de boletos, controle de bolsas, descontos e convênios, renegociação de dívidas e muito mais.

O Mannesoft Prime é um software de gestão educacional desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos gestores de instituições de ensino.

Os módulos de gestão acadêmica e corporativa oferecem uma visão completa da instituição, com acesso em tempo real a todas as transações financeiras registradas no sistema.

Com o Prime, você pode configurar o modelo de apropriação de receitas para contratos de ensino, despesas com bolsas e descontos, acordos, renegociações, conciliações de contas de mensalidades, bolsas, receitas e fornecedores, entre outras ferramentas que facilitam a rotina.

O Prime atende escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino, com recursos inovadores e tecnologia 100% web.

Com isso, você acessa informações em tempo real a qualquer hora e de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Além disso, o software pode ser integrado ao Serasa e outros sistemas de análise financeira que facilitam a implantação de estratégias para reduzir a inadimplência escolar.

Entre em contato com nossos especialistas e agende uma demonstração. Com o Prime, você prepara a sua instituição para crescer.

 

Leia também