20 de Junho de 2024

Captação de alunos: 5 dicas para aplicar na IE

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em ações para a captação de alunos tornou-se algo fundamental para as instituições de ensino, mas mesmo que isso seja extremamente necessário, os gestores das instituições precisam estar atentos para que esse investimento seja feito da forma correta, a fim de manter a saúde financeira da escola. 

Depender de indicações já não é mais algo efetivo para a captação de alunos — é necessário estar um passo à frente das demais instituições e se destacar com estratégias e ações que mostrem porque a sua escola é a escolha ideal para o aluno em potencial.

Para atrair leads e transformá-los em alunos matriculados as estratégias devem ser pensadas de acordo com o posicionamento da instituição, público a ser impactado, localização e, principalmente, o tipo de ensino que é ofertado. Afinal, as estratégias utilizadas para a captação de alunos do ensino infantil, por exemplo, dificilmente serão efetivas para atrair alunos do ensino médio.

Neste artigo, nós preparamos 5 dicas para ajudar com que a sua instituição promova ações de sucesso para a captação de alunos. Continue a leitura e confira!

1) Não foque apenas em publicidade

Apesar de ser uma estratégia importante, o foco exclusivo em publicidade não se mostra algo eficiente na captação de alunos. Os gestores e diretores das instituições precisam pensar e desenvolver ações que impactem os alunos em potencial de forma direta e personalizada. O marketing de conteúdo pode ser uma estratégia efetiva e que trará resultados positivos para a instituição.

Leia também: 12 ações de marketing para melhorar a captação de alunos

Outra estratégia que costuma ser bastante eficiente é o investimento em eventos culturais, educacionais e que envolvam a comunidade em que a sua instituição está localizada. Palestras, feiras de profissões e atividades esportivas, por exemplo, permitem uma conexão entre a instituição, os alunos e suas famílias. 

2) Conheça o seu público-alvo

Conhecer o público que busca o ensino ofertado pela sua instituição é mais que fundamental para que as estratégias de captação de alunos sejam desenvolvidas de forma efetiva.

Busque entender quais são as necessidades dos alunos em potencial e dos responsáveis pelas matrículas, procure entender sobre expectativas e necessidades que possuem e, assim, desenvolva propostas que sejam recebidas de forma positiva por eles.

Uma forma obter informações sobre o seu público-alvo é realizando pesquisas com pais e alunos já matriculados, além da análise dos principais concorrentes e das tendências do mercado.

3) Mostre o seu diferencial

Este é um ponto crucial para garantir o sucesso na captação de alunos. Destaque-se da concorrência oferecendo, de forma original, vantagens que os alunos encontrarão na sua instituição. 

Aqui você pode ofertar programas de ensino inovadores, com metodologias pedagógicas diferenciadas; atividades que proporcionem experiências únicas aos alunos; aulas e atividades em horários alternativos, que atendam às necessidades daqueles que possuem uma rotina diferenciada e por aí vai, o importante é pensar em pontos que destaquem o porquê de a sua instituição ser a melhor escolha.

4) Tenha um plano de captação de alunos

De nada adianta pensar em estratégias e vantagens se a sua instituição não possui um plano para a captação de alunos. 

Defina objetivos e metas alcançáveis, defina as responsabilidades de cada membro da equipe, pense nas estratégias de marketing a serem desenvolvidas e, o mais importante, monitore regularmente os resultados do seu plano de captação, essa é uma forma bastante efetiva de ver o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Leia também: Passo a passo para criar um plano de captação de alunos

5) Invista em atendimento de qualidade e na experiência do cliente

O atendimento de qualidade e experiências que vão além da sala de aula são fundamentais para que, além de atrair alunos, os reter na instituição. 

Foque em um atendimento ágil, eficiente e humanizado desde o primeiro contato, essa costuma ser uma estratégia super efetiva para auxiliar, não só na retenção, mas na indicação de novos alunos para a sua instituição.

Outro ponto que não deve ser esquecido, além da qualidade do ensino e de professores capacitados, é o investimento em instalações adequadas, que garantam o conforto e a segurança dos alunos na instituição.

A tecnologia a favor da captação de alunos

O uso da tecnologia na gestão interna da instituição também fornece ferramentas valiosas para a captação de alunos.

Com o Mannesoft Prime é possível gerenciar de forma integrada diferentes polos educacionais e a adaptabilidade ao ensino à distância o tornam um aliado valioso para instituições que buscam abraçar inovações tecnológicas e enfrentar os desafios educacionais do século XXI.

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