10 de Fevereiro de 2022

Conheça a tecnologia que amplia possibilidades na gestão educacional

O mercado evolui rapidamente a cada dia e mesmo com toda a tecnologia que temos à disposição, o segmento educacional ainda é visto como uma administração baseada em  em grandes quantidades de papéis.

Infelizmente isso ainda é uma realidade na gestão educacional de muitas instituições e essa burocracia diminui a produtividade, atrapalhando o caminho de uma entrega com maior qualidade para alunos e seus responsáveis. 

E o problema vai além do excesso de trabalhos manuais que tomam tempo e aumentam as chances de erros ocorrerem. Nesse cenário o próprio gestor escolar fica impedido de planejar e liderar com eficácia, já que não recebe dados confiáveis de forma ágil e prática.

Por que contar com um sistema de gestão educacional?

Para superar essas limitações, instituições de ensino como: escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, redes de ensino, faculdades, centros universitários e universidades podem adquirir um sistema de gestão educacional. 

Trata-se de um programa de computador capaz de automatizar atividades que antes eram manuais, simplificar a gestão por meio da integração de diferentes setores da instituição e possibilitar uma visão macro sobre toda a gestão educacional.

Sabemos que para uma instituição de ensino, tão importante quanto ter as contas em dia é possuir uma metodologia clara, nas quais as estratégias de ensino são percebidas pelo público e contribuem para a fidelização de clientes e obtenção de novos interessados. 

Com a adoção de um sistema de gestão, a equipe administrativa e financeira é beneficiada com um controle muito mais eficiente dos pagamentos e recebimentos que precisam acontecer, mas sua função vai além desses setores e, com o suporte dessa tecnologia, a equipe pedagógica também se torna apta a realizar um trabalho mais inteligente e com maiores resultados.

Ferramentas capazes de avaliar o desempenho do sistema de ensino, permitem que decisões como sua continuidade, reformulação ou troca possam ser tomadas com base em dados concretos e não em percepções que muitas vezes podem estar enviesadas.

Tecnologia na área pedagógica

Uma peça fundamental dentro da gestão educacional, que se beneficia do fornecimento de dados confiáveis em seu dia a dia, é a figura do gestor ou gestora pedagógica. Cabe a esses profissionais e suas equipes traçar os limites das diretrizes de ensino e estabelecer conteúdos, de olho nos objetivos que a serem alcançados. 

Para que isso ocorra de forma satisfatória, todo o corpo docente precisa receber treinamento e ferramentas que permitam o alinhamento ao modelo educacional estabelecido. A partir daí, é possível criar um padrão de qualidade consistente, sobre o qual a equipe pedagógica ficará responsável. 

Avaliar e acompanhar o desempenho que cada estudante demonstra é essencial para se ter a certeza de que a estratégia educacional está alinhada aos objetivos da gestão. Esse processo deve ocorrer anualmente, para avaliar os passos necessários no aperfeiçoamento do plano de ação. 

Munida dessas informações a equipe responsável pelo planejamento pedagógico pode adotar até mesmo estratégias mais criativas como: realização de eventos, projetos e feiras, que servirão de motivação e estímulo ao aprendizado, de acordo com as necessidades apresentadas por cada turma. 

Mannesoft Prime é visão educacional e de negócios em uma ferramenta.

Um sistema que hoje entrega excelentes resultados para instituições de diversos portes é o Mannesoft Prime. Além da visão estratégica sobre a área pedagógica, administrativa e financeira, o software oferece relatórios com indicadores que permitem um olhar a médio e longo prazos, sobre o orçamento da instituição e seus planos de crescimento.

Indicadores de diversas áreas, indo do número de matrículas ao quadro de colaboradores são colocados em uma escala de importância e passam a alimentar a estratégia de manutenção e ampliação da instituição.

Com a implantação do Mannesoft Prime, uma imensa lista de soluções coloca a gestão educacional no ritmo do que existe de mais avançado na área educacional. A instituição ganha dinamismo com: secretaria digital, provas eletrônicas, rematrícula on-line, chamada eletrônica, gestão de processo seletivo e muito mais.

Indo além de ações cotidianas, o sistema de gestão beneficia a visão estratégica com: gestão de relacionamento, gestão de processos avaliativos, de tarefas e atividades complementares, monitoramento do ingresso de alunos, rastreamento de evasão etc.   

 Com uma interface perfeita entre as necessidades financeiras e pedagógicas, o Mannesoft Prime profissionaliza a gestão educacional, sem custo de implementação, e permite que o foco dos gestores esteja no compromisso educacional e no crescimento saudável do negócio.

Conheça o software que tem feito parte do crescimento de instituições que estão entre as mais respeitadas do país.

Leia também