07 de Dezembro de 2023

Empreendedorismo educacional: entenda o que é

As instituições de ensino particulares no Brasil tiveram um aumento significativo no seu número de alunos, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2022

No ano passado, foram registrados 47,4 milhões de alunos em 178,3 mil escolas de educação básica, um total de 714 mil alunos a mais que em 2021.

Especificamente sobre as escolas privadas, houve um aumento de 10,6% em matrículas. 

Todos esses dados mostram o quanto a área de educação está em expansão e as possibilidades que esse ramo pode trazer, no sentido de expansão de negócios.  

Neste artigo vamos explicar mais sobre empreendedorismo educacional, continue a leitura. 

Entenda o que é empreendedorismo educacional

O empreendedorismo educacional envolve a capacidade de inovação que atende  às necessidades do público que busca conhecimento e desenvolvimento profissional. 

Como o próprio nome sugere, é uma maneira de empreender na área da educação, por meio de recursos tecnológicos, metodologias ativas e estratégias de marketing para oferecer soluções educacionais de qualidade com diferenciais. 

No contexto do Brasil, que é um país em desenvolvimento e com a economia em crescimento, a educação é um ramo que está sempre em alta. 

Para se tornar um empreendedor educacional, é preciso ter uma visão estratégica, criatividade e paixão pelo poder transformador da educação. Mas, além disso, é importante conhecer o mercado, o público-alvo, os concorrentes e as tendências do setor. 

Como rentabilizar instituições de ensino 

Agora que já explicamos o que é empreendedorismo educacional e como ele pode ser uma oportunidade no cenário do nosso país, confira algumas dicas de como rentabilizar instituições de ensino. 

Atraia novos alunos 

No empreendedorismo educacional, a captação de alunos é um dos principais meios de rentabilizar as instituições de ensino

É um meio extremamente promissor, mas que é desafiador ao mesmo tempo, pois envolve esforços de várias frentes em conjunto. 

Com marketing persuasivo e atividades presenciais na escola, por exemplo, é possível atingir esse objetivo, sempre destacando os diferenciais da escola e demonstrando a sua educação de excelência. 

Implemente tecnologias para tornar as aulas mais dinâmicas

As ferramentas digitais que podem ser usadas em sala de aula são outros fatores chave para atrair novos estudantes para uma instituição de ensino. Isso acontece porque as aulas com esses recursos costumam ser mais dinâmicas, participativas e com maior engajamento. 

Sem contar que quando uma escola implementa tecnologias efetivas que facilitam tanto a rotina dos professores quanto dos alunos, esse pode ser um grande diferencial em relação à concorrência. 

E diante de um cenário competitivo, quanto mais diferenciais, maior será a chance de uma escola se destacar. 

Invista na automação de processos 

Para rentabilizar escolas, é essencial automatizar processos em instituições de ensino. A automação de processos torna os processos educacionais mais rápidos e precisos, evitando erros, economizando tempo e melhorando as decisões. 

O Mannesoft Prime é o software de automação de processos perfeito para uma gestão escolar eficaz. Ele é um ERP completo e personalizado para o setor educacional, que atende aos gestores de todos os segmentos de ensino.

O Prime permite gerenciar todas as áreas da instituição em dois módulos: Gestão Acadêmica e Gestão Corporativa. 

O módulo de Gestão Acadêmica organiza todos os processos da sua IE em um único lugar. 

Já o módulo de Gestão Corporativa integra todas as áreas da sua IE com rapidez e eficiência.

O sistema usa uma metodologia que se adapta a cada segmento educacional, sendo uma solução especializada em todas as áreas. 

No Prime, você acessa informações atualizadas e precisas, que ajudam a tomar as melhores decisões para sua IE, com uma interface fácil e intuitiva, acesse o nosso site para saber mais e nos siga no LinkedIn

Leia também