23 de Novembro de 2023

Tendências educacionais para incorporar a tecnologia, além do EAD

A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção de tecnologias na educação, trazendo desafios e oportunidades. Muitas escolas adotaram recursos tecnológicos para tarefas práticas de maneira abrupta, sem o preparo necessário para uma adaptação cuidadosa da didática, impactando a qualidade do aprendizado e a saúde mental de estudantes e profissionais.

Neste artigo, exploramos como a tecnologia, agora central na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está transformando a educação para além do ensino remoto. Destacamos algumas tendências educacionais que podem enriquecer suas estratégias de ensino e superar os desafios.

Principais tendências educacionais na pós-pandemia

Além de promover o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como suporte ou meio de aprendizagem das áreas de conhecimento escolar, agora, o foco está no desenvolvimento de competências e habilidades para um uso crítico e responsável.

Esta evolução reflete uma compreensão mais ampla da educação, onde a tecnologia é vista não apenas como uma ferramenta, mas também como um facilitador para um aprendizado mais holístico e integrado.

Foco no desenvolvimento de inteligência socioemocional

Compreendendo o importante papel da escola no desenvolvimento pessoal dos estudantes e sua formação como cidadãos, as transformações constantes dos últimos anos demonstram uma necessidade crescente no fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes.

No ambiente educacional, isso significa ir além da transmissão do conhecimento acadêmico, incluindo em seu projeto pedagógico trabalhos e interações que visam a capacitação dos estudantes em compreender e gerenciar suas emoções e relações.

Nutrir as competências socioemocionais dos alunos auxilia na aprendizagem formal, na comunicação interpessoal e dá as ferramentas que os estudantes precisam para enfrentar mudanças e desafios da vida com mais resiliência e adaptabilidade.

Gamificação

A gamificação é a utilização dos elementos de jogos em atividades educacionais para aproximar o conteúdo da linguagem que faz parte da realidade dos estudantes, como os jogos e competições lúdicas.

Além de ter se mostrado uma estratégia importante no aumento da motivação e engajamento dos alunos em sala de aula, construir uma associação positiva do conteúdo com uma atividade prazerosa, lúdica e socializante, como os jogos, facilita a assimilação do assunto. Isso pode tornar o ensino mais efetivo, duradouro e melhorar, tanto a integração social dos alunos, como também aumentar seu desempenho escolar.

Leia também: Qual é o impacto da transformação digital na educação? 

Interdisciplinaridade

O ensino interdisciplinar permite a exploração de um mesmo tema sob perspectivas de diferentes áreas da ciência, realizando uma interligação e um diálogo entre as matérias abordadas na escola.

Apesar de não ser um conceito novo, a interdisciplinaridade se mostra uma estratégia importante para a introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação, conforme os direcionamentos curriculares nacionais.

A interdisciplinaridade, assim como todos os itens que mencionamos, necessita do suporte adequado para ser aplicado em sala de aula, contando com treinamentos de professores, e de toda a equipe que constrói diariamente a experiência escolar dos alunos.

Nesse cenário de mudanças educacionais, o Mannesoft Prime se destaca como uma ferramenta indispensável. O software não apenas facilita a gestão de dados educacionais, mas também aprimora o acompanhamento do desempenho de alunos e professores.

Com o Mannesoft Prime é possível gerenciar de forma integrada diferentes polos educacionais e a adaptabilidade ao ensino à distância o tornam um aliado valioso para instituições que buscam abraçar inovações tecnológicas e enfrentar os desafios educacionais do século XXI.

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