14 de Setembro de 2021

Entenda como aumentar a taxa de matrícula na sua escola

Criar estratégias eficientes de atração e retenção de alunos é fundamental para uma instituição de ensino bem-sucedida. Este é um dos principais desafios da gestão escolar, já que a taxa de matrículas depende de uma série de fatores, como a qualidade do ensino, a relação com os pais e até mesmo questões financeiras das famílias.

A taxa de matrícula e de rematrícula escolar é considerada um dos principais indicadores de desempenho e de qualidade da instituição, pois geram estabilidade financeira para o ano letivo e influenciam na qualidade do ensino.

Para ajudar os gestores a aprimorarem seus processos internos e investirem no crescimento da instituição, reunimos algumas dicas relacionadas ao tema:

1 - Pesquise o mercado e o seu público

Antes de investir em estratégias para garantir a permanência dos alunos, é importante entender todas as variáveis que envolvem o ambiente em que sua escola está inserida.

O primeiro passo é analisar o mercado educacional como um todo e procurar identificar quais práticas têm sido bem-sucedidas, o que a concorrência está fazendo para captar mais alunos, quais ações realizadas nos anos anteriores não tiveram o resultado esperado, entre outras perguntas que irão ajudar no direcionamento futuro.

Nesta etapa, também é importante pesquisar quem é o seu público-alvo e entender se os alunos atuais e suas famílias estão satisfeitos com os serviços prestados.

Para isso, faça pesquisas de satisfação, converse com os professores e mensure os dados para ter uma visão mais ampla da situação.

2 - Invista em marketing educacional online

Investir em campanhas de publicidade e marketing ajuda a aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua instituição, influenciando na escolha por fazer ou não a matrícula.

Além das ações offline, como outdoors, banners e flyers, por exemplo, também é fundamental ter uma presença online sólida. Isso pode ser obtido por meio de um site atualizado, redes sociais e estratégias direcionadas a criar um conteúdo relevante para o seu público.

Lembre-se que, antes de escolher uma instituição de ensino, a maioria das pessoas pesquisa sobre as opções na internet, portanto sua escola deve manter suas informações de contato sempre atualizadas.

3 - Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Mais do que um relacionamento com o seu cliente e com os potenciais alunos, é preciso estreitar laços e manter os pais envolvidos na vida escolar dos filhos.

Para isso, apresente o planejamento pedagógico no início do ano, explique como as avaliações são realizadas e seja transparente quanto ao processo de desenvolvimento dos alunos.

Outra forma de manter a comunidade escolar integrada é realizar eventos, pois os pais percebem as qualidades da escola.

Assim, além de entenderem que a escola oferece um ensino de excelência, os pais também veem na prática como isso é realizado.

4 - Utilize um sistema de gestão educacional

A tecnologia é a principal aliada do gestor escolar que busca aumentar a eficiência dos processos, tomar decisões mais estratégicas e criar ações efetivas de captação e retenção de estudantes.

Com um sistema de gestão educacional, você também pode gerar boletos, fazer o controle de cobranças, gestão de recebíveis, acordos de renegociação de dívidas e muito mais.

O Mannesoft Prime é um software 100% web e que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, aprimorando sua gestão financeira, gestão educacional e relacionamento com os alunos e responsáveis.

No módulo de gestão acadêmica, o gestor tem uma visão integrada das matrículas, rematrículas e inscrições em cursos extracurriculares.

Você também pode controlar as informações acadêmicas, financeiras e contábeis, com suporte a cancelamentos, transferências de alunos e administração de descontos.

Agora que você sabe como o Prime pode ajudar a aumentar a taxa de matrículas na sua escola, entre em contato conosco e agende uma demonstração.

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