14 de Abril de 2022

Novo Ensino Médio: como implementar o EAD?

A aprovação do Novo Ensino Médio trouxe uma série de mudanças para as instituições de ensino, como o aumento da carga horária e a expansão gradativa para o período integral. Nesse contexto, o ensino à distância (EAD) surge como uma alternativa para cumprir as diretrizes e facilitar o acesso dos alunos.

A implementação do EAD no Novo Ensino Médio traz diversos benefícios para a rotina escolar, pois promove a autonomia e o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Com as tecnologias adequadas, é possível facilitar a troca de conhecimento entre os colegas e proporcionar a mediação por docentes e tutores.

Por que implementar o EAD na sua escola?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define 10 competências gerais que indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes e com qual finalidade.

A competência 5 é relacionada à cultura digital e aponta que os alunos devem:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

É importante destacar que essa competência busca tornar os alunos não somente usuários da tecnologia, mas pessoas conscientes sobre a influência dessas ferramentas na sociedade.

O digital já era uma tendência crescente em toda a sociedade antes da pandemia de coronavírus, mas nos dois últimos anos houve uma aceleração que mostrou a necessidade e a urgência da implementação de ferramentas tecnológicas nas metodologias de ensino.

Esse tema é ainda mais importante no ensino médio, pois os adolescentes atuais são parte do que os sociólogos classificam como geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010), nativos digitais que já nasceram em um mundo dominado pela tecnologia.

Assim, estão mais familiarizados com o universo digital e habituados a utilizar essas ferramentas no dia a dia, de modo que as escolas devem levar esse fator em consideração no processo de ensino e aprendizagem, estimulando a autonomia e o pensamento crítico.

Principais mudanças do Novo Ensino Médio

Na prática, o Novo Ensino Médio prevê um aumento gradual da carga horária para 3 mil horas até 2022 e depois 4.200 horas (aumento de 1.400 por ano), dividida da seguinte forma:

  • Os conteúdos da BNCC não poderão ultrapassar 1.800 horas do tempo total do Ensino Médio.
  • Os itinerários formativos deverão ter, no mínimo, 1.200 horas da carga horária total.

Cada instituição poderá realizar essa distribuição de diferentes maneiras, respeitando as cargas horárias mínimas e máximas. Nesse contexto, o EAD pode ser implementado nesta etapa de acordo com os seguintes limites:

  • Ensino médio matutino: 20% da carga horária total de aula poderá ser à distância, preferencialmente (mas não obrigatoriamente) para itinerários formativos.
  • Ensino médio noturno: 30% da carga horária total de aula poderá ser à distância, preferencialmente (mas não obrigatoriamente) para itinerários formativos.
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): 80% da carga horária total de aula poderá ser à distância, tanto para conteúdos gerais da BNCC quanto para itinerários formativos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que oficializam a educação à distância nas escolas, determina que a instituição deve garantir a existência de suporte tecnológico e pedagógico apropriado antes de implementar o ensino remoto.

Para isso, a tecnologia é a principal aliada dos gestores educacionais que estão adaptando os currículos e práticas para as novas regras.

Com o Mannesoft Prime, é possível fazer a gestão acadêmica e corporativa de instituições de ensino, com ferramentas que facilitam o trabalho de gestores e docentes dentro e fora de sala de aula, inclusive remotamente.

O ERP foi desenvolvido especialmente para a área educacional e oferece diversas ferramentas que facilitam o dia a dia de gestores, professores e alunos.

O Prime pode ser integrado a outros sistemas e simplificar a implementação do EAD no Novo Ensino Médio na sua instituição de ensino. Entre em contato conosco e agende uma demonstração.

 

Leia também