15 de Abril de 2021

BNCC: o que é e qual seu impacto nas escolas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi desenvolvida com o objetivo de alinhar as aprendizagens essenciais para a formação dos alunos da Educação Básica no Brasil. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o documento serve para nortear os currículos das escolas e balizar a qualidade do ensino em todo o país.

 

Por isso, é fundamental que os professores e membros da gestão educacional conheçam os detalhes do documento, já que a adaptação do currículo tem impacto direto sobre o formato das aulas e da gestão.

 

O que é a Base Nacional Comum Curricular?

 

Como você viu, a BNCC é um documento que orienta a educação básica em todo o Brasil e tem o objetivo de modernizar e unificar o ensino público e privado, levando em consideração as diferenças de cada região.

 

Nesse sentido, a Base é usada como um guia pelas instituições ao definirem suas propostas metodológicas de acordo com as aprendizagens essenciais definidas no documento, chamadas de “competências gerais”.

 

A BNCC define competência como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

 

As competências são as mesmas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo desenvolvidas de maneiras diferentes em cada etapa, sempre com o objetivo de instrumentalizar os alunos a aplicarem na prática o que aprenderam na escola.

 

10 competências gerais da Educação Básica

 

As competências gerais iniciam por verbos infinitivos que indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes e com qual finalidade. Assim, pode-se entender a importância de cada uma para a formação dos estudantes durante toda a Educação Básica. São elas:

 

  1. Conhecimento

 

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

  1. Pensamento científico, crítico e criativo

 

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 

 

  1. Repertório cultural

 

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

 

  1. Comunicação

 

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

  1. Cultura digital

 

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

  1. Trabalho e projeto de vida

 

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

  1. Argumentação

 

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

  1. Autoconhecimento e autocuidado

 

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

  1. Empatia e cooperação

 

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

  1. Responsabilidade e cidadania

 

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Como colocar a BNCC em prática

 

O primeiro passo para implementar a Base Nacional Comum Curricular é conhecer os detalhes do documento de acordo com as etapas oferecidas pela sua instituição de ensino. 

 

Depois, é preciso revisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) e reelaborar o currículo de acordo com as novas exigências.

 

É importante ressaltar que existem algumas diferenças fundamentais entre a Base e o currículo escolar. 

 

A primeira é um documento elaborado pelo MEC que estabelece os pontos a que todos os estudantes têm direito a aprender nas escolas em todo o Brasil e quais os objetivos que precisam alcançar em cada etapa.

 

Por outro lado, o currículo é um documento desenvolvido em cada escola e contém as propostas e estratégias para guiar o que será ensinado em sala de aula, de acordo com a realidade de cada instituição.

 

Ou seja, a BNCC mostra o que a escola deve ensinar e o currículo determina como esses princípios serão colocados em prática.

 

Essa mudança tem um impacto sobre todas as disciplinas e áreas da instituição, por isso, a melhor maneira de otimizar sua implementação é contar com um software de gestão escolar, como o Mannesoft Prime.

 

Desenvolvido especialmente para a área educacional, o Prime foi criado para atender às necessidades dos gestores e conta com módulos de gestão acadêmica e corporativa que facilitam o controle das atividades do dia a dia.

 

Com o Prime, é possível automatizar tarefas e otimizar o tempo de professores e gestores, para que possam dedicar-se a adaptar o currículo à BNCC.

 

 

Entre em contato conosco e confira todas as vantagens do sistema para a gestão educacional.

Leia também