25 de Fevereiro de 2021

Os desafios da gestão escolar em tempos de pandemia

O ano de 2020 foi, no mínimo, atípico para a maior parte das pessoas do mundo e com a educação não foi diferente. A pandemia de coronavírus trouxe novos desafios para a gestão escolar e exigiu que instituições de ensino de todas as etapas realizassem mudanças para se adaptar.

A nova realidade teve um impacto na rotina de professores, alunos, familiares e profissionais das instituições. 

Além disso, o gestor precisou lidar com novas responsabilidades, como a transposição das aulas presenciais para o ensino à distância, a preparação dos docentes para o uso de novas ferramentas tecnológicas e manter uma comunicação adequada com alunos e seus familiares.

Assim, os principais desafios da gestão escolar em tempos de pandemia são:

Manter o controle financeiro

A gestão financeira é uma das partes mais importantes e mais difíceis do trabalho de um gestor, especialmente em um momento de crise, como o que estamos vivendo. 

Nesse contexto, manter o fluxo financeiro pode ser um desafio devido à inadimplência de alguns alunos, falta de professores e a necessidade de investimento em novas áreas, por exemplo.

Por isso, é ainda mais importante manter uma atualização minuciosa de todos os recursos que entram e saem do caixa, e a melhor maneira de fazer isso é contar com um software de gestão educacional.

O sistema possui ferramentas específicas que otimizam o trabalho do gestor e facilitam a tomada de decisão, pois oferecem dados e informações concretas para que os recursos sejam direcionados às áreas que realmente necessitam.

Evitar a evasão escolar

Além da inadimplência, a evasão escolar é uma das maiores preocupações dos gestores e pode ser causada por diversos fatores, como dificuldades no aprendizado, problemas familiares ou financeiros, bullying e outras possibilidades.

Para evitar que o aluno cancele sua matrícula, os professores e gestores devem ficar atentos ao comportamento dos estudantes e identificar possíveis soluções de acordo com o problema.

Para alunos com dificuldade de aprendizagem, por exemplo, o gestor pode sugerir aulas de reforço. 

Por outro lado, se a possível evasão se deve a questões financeiras, é possível oferecer desconto na mensalidade ou uma bolsa de estudos. No entanto, é preciso analisar as finanças da instituição para definir uma estratégia que não cause prejuízos financeiros.

Manter uma comunicação eficiente

A comunicação é a chave de um relacionamento proveitoso, seja com os colaboradores da instituição ou com alunos e suas famílias. 

Em tempos de pandemia e ensino remoto, é ainda mais importante que a instituição de ensino continue próxima de seus membros por meio da tecnologia, enviando recados, avisos e entregando os conteúdos necessários.

Além de aumentar a motivação de alunos e professores, manter uma comunicação interna alinhada otimiza processos administrativos e acadêmicos, tornando a instituição mais competitiva.

Lembre-se de não conversar com os estudantes e pais apenas quando houver problemas. A criação de um diálogo ajuda no aprimoramento da gestão e contribui para a atração e retenção de alunos.

Como superar os desafios da gestão escolar

Como você viu, o cenário de aulas remotas intensificou os desafios da educação e trouxe novas preocupações para a rotina do gestor.

Porém, a melhor maneira de superá-los é utilizar um software de gestão educacional que utiliza a melhor tecnologia para otimizar processos e facilitar a administração de instituições de ensino de ponta a ponta.

Com o Mannesoft Prime, você:

  • Gerencia várias unidades da mesma rede e acompanha em tempo real as informações gerenciais e estratégicas;
  • Tem todas as ferramentas para administrar os indicadores financeiros, facilitar o pagamento das mensalidades e oferecer renegociações para reduzir a inadimplência;
  • Analisa dados e indicadores em tempo real para ter uma visão ampla da instituição e encontrar formas de evitar a evasão escolar;
  • Acesse todas as funcionalidades para elaborar um planejamento financeiro estratégico e gerenciar a contabilidade;
  • Facilita o processo de implantação com um sistema 100% web que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer dispositivo com acesso à internet.

O Prime foi desenvolvido especialmente para a área educacional e tem a solução completa para a gestão de escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.

Com o Prime, você está preparado para superar os desafios da gestão escolar e manter sua instituição funcionando durante a pandemia.

Para saber mais, entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades do software de gestão educacional.

Leia também