06 de Dezembro de 2021
Passo a passo para a sua instituição se adaptar à escola remota
Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de coronavírus, as instituições de ensino precisaram buscar alternativas para continuar com o processo de ensino e aprendizagem. Porém, mais do que aulas remotas, todo o trabalho de gestão educacional também precisou ser adaptado à nova realidade.
A transformação digital na educação foi acelerada durante a pandemia, levando as instituições de ensino a se reinventarem. Para o pós-pandemia, a expectativa é que algumas das mudanças implementadas em caráter emergencial sejam adotadas de forma permanente.
A tendência para os próximos anos letivos é que as instituições de ensino continuem combinando inovação, processos humanizados e ferramentas tecnológicas para tornar a aprendizagem cada vez mais eficiente.
Além da sala de aula, essa mudança também irá atingir a gestão educacional, já que existem diversas formas de automatizar atividades e tornar os processos mais eficientes.
Com isso, a escola demonstra que está efetivamente passando pela transformação digital e tem as ferramentas necessárias para dar todo o suporte necessário a professores e alunos.
Confira o passo a passo de como adaptar outras áreas da instituição para funcionarem de forma remota:
1. Facilite as matrículas e rematrículas
A captação de alunos é uma das áreas mais importantes da instituição e o período de matrículas costuma ser bastante agitado.
Embora a instituição não esteja funcionando de maneira presencial, é preciso investir nos meios online, como site, páginas em redes sociais e formas de fazer com que a sua escola seja encontrada por potenciais clientes.
Com um sistema de gestão educacional, o gestor tem ainda uma visão integrada das matrículas, rematrículas e inscrições em cursos extracurriculares.
A tecnologia possibilita o controle das informações acadêmicas, financeiras e contábeis, com suporte a cancelamentos, transferências de alunos e administração de descontos a qualquer hora e de qualquer dispositivo com acesso à internet.
2. Invista na comunicação
A comunicação é um dos pilares de uma instituição de ensino bem-sucedida, especialmente após a implementação do ensino à distância.
Para isso, é preciso investir em uma comunicação eficiente com todos os públicos da escola remota, como pais, alunos e professores.
Ao utilizar e-mails, listas de transmissão, grupos, SMS e outras formas de facilitar o diálogo, é possível manter as informações sempre atualizadas e criar um relacionamento mais próximo com a comunidade.
Com isso, você cria uma gestão mais democrática e transparente, deixando claro para os atuais e futuros alunos que, mesmo com a redução das aulas presenciais, as atividades continuam ocorrendo com qualidade e excelência.
3. Tenha um controle financeiro
A inadimplência e o cancelamento de matrículas estão entre os principais desafios dos gestores escolares durante a pandemia.
Essas questões precisam ser monitoradas de perto para evitar que se transformem em um problema para o fluxo de caixa da instituição.
Com a tecnologia é possível simplificar a gestão financeira e contábil, oferecendo várias opções de cobrança bancária, além da concessão e controle de bolsas, descontos e convênios.
Além disso, as ferramentas integradas às demais áreas facilitam o monitoramento da inadimplência e o registro das renegociações, por meio de relatórios, gráficos e dashboards personalizados.
4. Automatize atividades burocráticas
Mais do que somente agendar aulas online, o sucesso do processo de ensino e aprendizagem depende de uma série de atividades burocráticas, como recebimento de atividades, notas, criação de boletins, frequências e muitas outras.
Embora sejam importantes para o dia a dia, essas tarefas costumam ocupar muito tempo dos professores, principalmente no período de adaptação ao ensino remoto.
Nesse sentido, a tecnologia é a principal aliada da gestão educacional, já que oferece diversos modelos de controle de frequência e dá suporte às rotinas de fechamento do ano letivo.
Os professores e gestores podem emitir diversos documentos e relatórios, gerenciar a reserva de materiais e equipamentos, além de utilizar uma ferramenta integrada de aplicação de simulados.
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