09 de Setembro de 2021
3 ações para potencializar a captação de alunos
Ensino de qualidade, comunicação escolar eficiente e bom relacionamento com os alunos e famílias são alguns fatores que influenciam nos resultados da captação de alunos. Para que a instituição de ensino continue crescendo cada vez mais, é preciso investir em uma estratégia direcionada ao público-alvo.
A captação de alunos consiste no conjunto de práticas e estratégias de marketing e vendas realizadas pelas instituições de ensino. O objetivo é atrair e converter cada vez mais potenciais clientes em estudantes matriculados.
Em um mercado cada vez mais competitivo, não basta somente fazer ações em outdoors ou anúncios nas mídias digitais, por exemplo.
É preciso ter uma estratégia de planejamento, mensuração, ajustes e outras etapas que influenciam no sucesso das ações. A estrutura básica de uma campanha de captação é formada por:
- Planejamento: é a etapa de análise da concorrência, pesquisa do cliente ideal, definição de metas, políticas de ação e outros pontos que irão orientar o restante da estratégia de captação de estudantes.
- Execução: é quando a campanha efetivamente começa. As ações envolvem inserção de banner na fachada da escola, panfletagem em pontos estratégicos, entre outras atividades on-line, como posts em blogs, redes sociais, envio de e-mails aos pais e alunos etc.
- Mensuração de resultados: o acompanhamento dos resultados é fundamental para uma campanha bem-sucedida. À medida que as ações são implementadas, a equipe monitora sua efetividade e a quantidade de matrículas que estão sendo realizadas.
- Realização de ajustes: a partir dos dados obtidos, é possível analisar quais ações estão gerando resultados e quais precisam ser ajustadas em busca de atingir o público adequado.
Agora que você já conhece as etapas da estratégia, reunimos algumas ações que ajudam a potencializar os resultados obtidos em diferentes fases:
1. Conheça o perfil dos alunos que você deseja captar
O marketing educacional é uma área bastante desafiadora devido à competitividade do mercado e à complexidade dos clientes.
Por isso, conhecer o perfil do público-alvo é fundamental para realizar ações bem-sucedidas.
Nesta etapa, procure fazer uma pesquisa para identificar quem é o seu potencial aluno, sua idade, seus gostos, os canais de comunicação que ele mais utiliza e quais conteúdos ele consome.
Quanto mais informações você tiver, mais fácil será traçar um perfil aprofundado e colocar em prática ações direcionadas para demonstrar os diferenciais da sua instituição e conquistar novas matrículas.
2. Aposte em canais de comunicação eficientes
Com a internet e os avanços tecnológicos, sua instituição pode estar presente nos mesmos lugares que seu público-alvo e se comunicar diretamente com ele.
As redes sociais são uma ferramenta poderosa na captação e retenção de alunos, pois ajudam a mostrar o dia a dia da escola, os benefícios de fazer a matrícula e demonstrar na prática seus diferenciais.
Por isso, pesquise quais são as redes sociais mais usadas pelos alunos (e familiares, quando for o caso) e explore ao máximo o potencial desses espaços.
Com conteúdos criativos e relevantes, você agrega valor à instituição de ensino e potencializa sua campanha de captação ao conversar diretamente com o público-alvo.
3. Use os recursos de um software de gestão educacional
O período de matrículas costuma ser um dos mais movimentados do ano, deixando os gestores ocupados com a organização da campanha e diversas outras preocupações cotidianas.
A melhor maneira de facilitar a gestão acadêmica e corporativa é contar com um software de gestão educacional, que ajuda o gestor a ter maior controle sobre a oferta de vagas, a oferta de disciplinas, trancamentos, cancelamentos, transferências e muito mais.
Ao planejar e implementar ações para captar mais alunos, o sistema permite que o processo seja estruturado a partir de uma visão ampla da escola e com base em informações completas.
Isso ajuda a reduzir erros e permite a tomada de decisões estratégicas, como o oferecimento de bolsas e descontos, por exemplo.
O Mannesoft Prime é um software de gestão desenvolvido especialmente para a área educacional e tem recursos exclusivos para atender às necessidades dos gestores de escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.
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