15 de Junho de 2021

4 dicas para uma comunicação escolar eficiente

Excelência no ensino, profissionais qualificados e metodologias inovadoras são algumas características de instituições de ensino bem-sucedidas. Porém, para que tudo funcione da melhor maneira possível, é preciso ter uma comunicação escolar eficiente, tanto interna quanto externa.

 

A comunicação escolar é fundamental para o bom andamento da rotina e para garantir o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. 

 

Muitas vezes, falhas ou ruídos na comunicação entre gestores e professores, ou entre estes e os pais dos alunos, por exemplo, são responsáveis por problemas que impactam o dia a dia da instituição.

 

O diálogo da escola com os alunos tem a função de torná-los mais próximos e engajados com o próprio aprendizado.

 

Da mesma forma, os pais também devem estar presentes no dia a dia dos filhos e a escola pode estimular essa participação por meio de uma comunicação eficiente.

 

Esse processo deve levar em consideração as características do ambiente escolar e as particularidades de cada instituição para encontrar as melhores formas de promover o diálogo entre todos os membros da comunidade escolar.

 

Confira nossas dicas para promover uma comunicação escolar eficiente na sua instituição:

  1. Invista em comunicação interna

 

A comunicação deve ser eficiente entre todas as áreas da instituição de ensino, desde os gestores, professores, colaboradores, pais e alunos.

 

Por isso, antes de passar informações para o público externo, é importante que a comunicação interna esteja bem alinhada.

 

O diálogo entre os gestores e colaboradores faz parte do planejamento escolar, da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e outras ações durante o ano letivo. 

 

Para garantir que todos tenham voz e estejam bem alinhados, é preciso que a gestão promova reuniões periódicas entre toda a equipe, trace objetivos claros e esteja sempre aberta a feedbacks.

  1. Escute os alunos e seus familiares

 

A comunicação é uma via de mão dupla, portanto, os alunos precisam ouvir e serem ouvidos pela instituição de ensino.

 

Assim, o primeiro passo para aprimorar a gestão é conectar-se à realidade dos alunos para entender a melhor forma de estabelecer um diálogo saudável e eficiente.

 

Cada vez mais, os alunos tornam-se os protagonistas do processo de aprendizagem e a escola deve estimular o desenvolvimento de habilidades como liderança, empatia e trabalho em equipe, por exemplo.

 

Uma forma de fazer isso é dar aos estudantes a oportunidade de participar de discussões que afetam seu dia a dia, seja de forma presencial ou online.

 

Outra maneira de engajar a comunidade escolar é oferecer aos pais meios de comunicação rápida, já que hoje em dia as pessoas buscam agilidade e rapidez para resolver problemas e tirar dúvidas.

 

Com as tecnologias atuais, existem diversas formas de fazer isso, tanto por meio de um software de gestão escolar quanto utilizando as redes sociais e o site institucional.

  1. Realize reuniões periódicas

 

A tecnologia é uma das principais aliadas da gestão escolar, especialmente em tempos de pandemia de Covid-19 e ensino híbrido.

 

Por isso, é importante que a escola mantenha contato com pais e alunos, informando sobre a situação, consultando-os para a tomada de decisões e comunicando mudanças que afetam a todos. 

 

As reuniões podem ser feitas online, para seguir os protocolos de segurança e inserir os pais no convívio escolar, aproximando-os dos alunos e da escola.

 

Nesses encontros, também é possível tirar dúvidas, trocar experiências e receber feedbacks para continuar aprimorando o relacionamento entre as famílias e a instituição.

  1. Conte com a tecnologia para tornar a comunicação escolar mais eficiente

 

O diálogo é fundamental para uma instituição de ensino de sucesso e a tecnologia é a melhor maneira de colocar todas essas dicas em prática.

 

Com um sistema de gestão educacional, é possível integrar diversos setores da instituição e tornar a gestão de processos mais eficaz.

 

Os pais e alunos podem acessar, a qualquer hora e de qualquer lugar, módulos individuais com avisos, informações acadêmicas, financeiras, institucionais e muito mais.

 

Ao investir em um sistema desenvolvido especialmente para a área educacional, como o Mannesoft Prime, o gestor automatiza diversas atividades burocráticas e acessa relatórios em tempo real, informações e indicadores que melhoram a tomada de decisões.

 

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