26 de Novembro de 2021

5 dicas para otimizar a gestão de mensalidades da sua instituição de ensino

A gestão financeira é uma das áreas mais importantes de uma instituição de ensino, pois viabiliza a realização de investimentos e o cumprimento do planejamento pedagógico definido para o ano letivo. Para isso, é preciso ter um controle do pagamento das mensalidades, ajudando a evitar a inadimplência escolar.

 

Uma gestão de mensalidades eficiente contribui para a saúde financeira e possibilita o crescimento da instituição de ensino. Essa tarefa é bastante complexa e exige que o gestor seja organizado e saiba se comunicar com os responsáveis pelos pagamentos.

 

Confira nossas dicas e saiba como a tecnologia pode ajudar na gestão financeira e educacional:

  1. Disponibilize diferentes formas de pagamento

 

A principal maneira de aumentar a aderência dos clientes aos pagamentos das mensalidades é diversificar as formas de pagamento, como boleto bancário, cartão de crédito e outras possibilidades.

 

Com isso, é possível atender às diferentes necessidades de cada família, facilitando o controle dos pagamentos e ajudando a evitar atrasos.

  1. Reúna os débitos do mesmo responsável financeiro

 

Em alguns casos, os pais têm mais de um filho na mesma escola ou o mesmo aluno está matriculado em mais de um curso na instituição.

 

Para evitar esquecimentos ou mal-entendidos, é fundamental organizar os débitos e unificar os valores em um mesmo boleto, por exemplo.

 

Além disso, a facilidade no pagamento é um diferencial na hora de atrair novos alunos, da mesma forma que o oferecimento de descontos e bolsas de estudo.

  1. Crie um cronograma de cobranças

 

A organização e a automatização de processos são os pontos mais importantes de uma gestão financeira bem-sucedida.

 

Para isso, o departamento financeiro deve ter um cronograma de cobranças alinhado ao planejamento estratégico e os objetivos da organização.

 

Esse documento é o que irá orientar as ações relacionadas às cobranças, envio de lembretes e ações para evitar atrasos que colocam em risco a área contábil como um todo.

  1. Envie lembretes de pagamento

 

O esquecimento e a falta de organização financeira são alguns dos principais motivos que levam as pessoas a atrasarem o pagamento das mensalidades.

 

Para evitar o acúmulo de débitos e a inadimplência, é importante enviar lembretes em datas próximas aos pagamentos, seja por SMS, e-mail ou outros meios.

 

Outra estratégia muito utilizada é a cobrança automática, em que os responsáveis financeiros são avisados dos débitos em aberto por meio do celular, aumentando as chances de pagamento.

  1. Invista em um software de gestão educacional

 

A tecnologia é a principal aliada do gestor educacional e facilita diversas tarefas burocráticas, como disparo de lembretes de pagamento, controle de mensalidades, cobranças automáticas, envio de boletos, emissão de notas fiscais, entre outros recursos.

 

Com um sistema de gestão educacional como o Mannesoft Prime, é possível automatizar atividades, organizar processos internos, monitorar a inadimplência e registrar renegociações.

 

O Prime centraliza as informações em um só lugar e automatiza tarefas como emissão de boletos, controle de bolsas, descontos e convênios, renegociação de débitos e muito mais. 

 

Os módulos de gestão acadêmica e corporativa oferecem uma visão completa da instituição, com acesso em tempo real a todas as transações financeiras registradas no sistema. 

 

Entre em contato conosco e conheça os recursos do Prime que facilitam a gestão de mensalidades da sua instituição de ensino.

Leia também