25 de Março de 2021

Gestão educacional: conheça a sala de aula invertida

Entre os desafios dos professores, os que mais se destacam são o uso da tecnologia e a capacidade de propor o engajamento dos alunos durante as aulas. A proposta da sala de aula invertida é implementar uma abordagem inovadora para resolver essas questões e propor o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, colaboração, criatividade e senso crítico.

A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, tem o objetivo de unir o estudo prévio por parte dos alunos com a imersão do assunto no ambiente de sala de aula. 

Portanto, é uma metodologia alinhada à Educação 4.0 e oferece diversos benefícios para a gestão educacional e a prática pedagógica.

Neste modelo, os alunos estudam sobre o assunto da aula em casa, por meio de vídeos, textos, podcasts e outros materiais disponibilizados no ambiente digital da instituição. 

Depois, o período de aula com a turma toda é dedicado a tarefas em grupos, discussões, esclarecimento de dúvidas e outras atividades mediadas pelo professor da disciplina.

Com isso, o objetivo desta metodologia é inverter a lógica tradicional da educação e tornar a abordagem mais dinâmica, aumentando o engajamento dos estudantes com o conteúdo. 

Os alunos passam a ser protagonistas do próprio aprendizado, pois podem estudar em seu próprio ritmo.

Já os professores deixam de apenas transmitir o conteúdo das disciplinas para se tornarem facilitadores e mediadores, propondo atividades práticas mais relacionadas ao cotidiano.

A sala de aula invertida pode ser aplicada de diversas formas e demonstra aos alunos a possibilidade de aprender por meio do celular, de jogos, músicas, quizzes, robótica e outras atividades interativas que dão uma nova perspectiva para as ferramentas tecnológicas.

Com isso, a instituição também ensina o aluno a formular suas próprias perguntas, buscar respostas para elas e encontrar a melhor forma de construir o próprio aprendizado.

Dicas para colocar a sala de aula invertida em prática

Flipped classroom é uma metodologia ativa que pode ser aplicada em qualquer disciplina e com alunos de diferentes etapas de ensino, seja presencial, híbrido ou remoto.

Confira nossas dicas para colocar a sala de aula invertida em prática:

Faça um planejamento

A organização e o planejamento são essenciais para que a prática seja bem-sucedida. Por isso, converse com alunos e professores, informando-os com antecedência sobre a mudança. 

Os docentes deverão reestruturar seus planos de aula, elaborar novos materiais e atividades para engajar os alunos, além de mantê-los organizados no ambiente online. 

Por outro lado, os estudantes também precisarão elaborar uma rotina de estudos, portanto, é importante alinhar as expectativas e garantir que todos tenham as ferramentas necessárias.

Utilize materiais relevantes para estimular o engajamento

Um dos maiores desafios do novo formato é fazer com que os alunos acessem os conteúdos antes da aula e continuem engajados durante as atividades em grupo. 

Se o professor desenvolver vídeos sobre o assunto, o ideal é que sejam curtos e objetivos, com duração de 5 a 10 minutos para prender a atenção dos estudantes.

Outra forma de incentivar a participação é indicar livros, filmes e séries que abordem o assunto que será discutido em sala de aula.

Além disso, também é possível adotar ferramentas de gamificação, que estimulam a competição saudável, e aplicativos de videoconferência para a realização de atividades em grupo.

Adote a inovação na gestão educacional

Uma instituição de ensino inovadora deve aplicar seus princípios em todas as áreas, não somente na sala de aula.

Além de adotar metodologias ativas, também é fundamental contar com ferramentas tecnológicas que facilitam os processos internos, otimizam o tempo de professores e gestores e ajudam a melhorar a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

O Mannesoft Prime é um sistema de gestão educacional com módulos que facilitam a gestão acadêmica e administrativa da instituição, centralizando as informações em apenas um lugar.

O professor tem acesso a um ambiente virtual exclusivo, onde pode visualizar e publicar avisos, materiais, tarefas e orientações, além de contar com ferramentas que facilitam seu trabalho dentro e fora de sala de aula.

Já os alunos podem acessar informações individuais, acadêmicas, financeiras e institucionais, com opção de acesso por pais e responsáveis.

Assim, o gestor acompanha informações gerenciais e estratégicas da instituição e pode compor gráficos, cubos e indicadores de desempenho em tempo real.

O Prime é um sistema 100% web que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer dispositivo com acesso à internet, facilitando a implementação da sala de aula invertida e ajudando a gestão educacional.

Entre em contato conosco e agende uma demonstração.

 

Leia também