21 de Outubro de 2021

Como recuperar os alunos perdidos durante a pandemia?

Com a pandemia de coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, escolas da rede pública e particular precisaram se reorganizar para manter as aulas online e, posteriormente, no formato de ensino híbrido. Porém, após meses de isolamento social, professores e a equipe pedagógica já começam a se preocupar em como recuperar os alunos perdidos nesse período.

Segundo um relatório produzido pelo Grupo Rabbit e divulgado em 2021, com a pandemia as escolas particulares perderam cerca de um terço das matrículas em todo o país. Os dados apontam ainda que as instituições mais afetadas foram as de pequeno e médio porte, com até 180 alunos, que compõem a maior fatia do mercado.

A estimativa é de que cerca de um terço dos estudantes que deixaram as escolas particulares tenham migrado para instituições públicas, enquanto o restante permanece sem perspectiva de estudo, a maioria composta por um público mais jovem.

Nesse cenário, a maioria das escolas e redes de ensino particulares estão buscando formas de recuperar os alunos perdidos e reduzir danos financeiros gerados nos últimos meses. 

Além disso, as mudanças de métodos de ensino, acompanhamento dos professores e relacionamento com os colegas prejudicam o desenvolvimento dos estudantes a longo prazo, especialmente após um período delicado.

Uma das principais causas dessa mudança envolve fatores econômicos, já que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,1% no 2º trimestre de 2021 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a pandemia, muitas pessoas também tiveram redução de jornada e de salário, o que teve um grande impacto sobre as rendas familiares e levou muitos pais a retirarem os filhos das escolas devido ao preço das mensalidades.

Em outros casos, os pais decidiram transferir a matrícula dos filhos para escolas mais baratas, já que as atividades estavam sendo realizadas de maneira online. Este é outro fator que levou ao cancelamento das matrículas em muitas instituições de ensino que não conseguiram manter a qualidade do ensino à distância ofertado.

Devido às dificuldades financeiras, muitas famílias perceberam que poderiam pagar menos pelas mensalidades e manter a qualidade pedagógica das aulas remotas em uma outra instituição de ensino.

Estratégias de recuperação de matrículas

O alto índice de cancelamento de matrículas traz danos financeiros a médio e longo prazo para as instituições de ensino, por isso é importante manter um relacionamento com os pais e alunos para tentar reverter esse cenário no pós-pandemia.

Com o avanço da vacinação, grande parte das escolas já está retomando gradualmente as atividades presenciais, ainda que em um modelo híbrido, e esse é o momento da gestão educacional agir para colocar em prática estratégias de recuperação de matrículas.

  • Renegociação de dívidas

A crise econômica é um dos principais fatores que influenciaram na decisão das famílias de retirarem os filhos das escolas. 

Por isso, uma boa forma de evitar essa questão é oferecer bolsas de estudos, descontos e renegociação de dívidas para contribuir na manutenção das matrículas. 

Muitas instituições oferecem descontos para alunos de uma mesma família, filhos de ex-alunos ou mesmo vantagens em atividades oferecidas na escola para aumentar a retenção e ajudar a divulgar a escola. 

Assim, entrar em contato com as famílias que transferiram os alunos no último ano e buscar renegociar as dívidas é uma estratégia eficiente para as escolas particulares.

  • Relacionamento com os alunos e suas famílias

Durante a pandemia, o relacionamento com os alunos e seus familiares foi fundamental para que as instituições continuassem funcionando e oferecendo um ensino de qualidade. 

Assim, é importante manter a comunicação com os estudantes perdidos, pois a situação financeira dos pais pode ter mudado ou os alunos podem não ter se adaptado à nova instituição, por exemplo. 

Ao acompanhar a situação de cada estudante, a escola tem mais chances de conseguir recuperar o público e evitar que um ex-aluno se matricule na concorrência.

  • Investimento em tecnologia

Com a pandemia, as escolas precisaram se adaptar e incluir a tecnologia no dia a dia para dar suporte ao ensino remoto e ao ensino híbrido. 

Para o futuro, a tendência é que as escolas continuem utilizando ferramentas tecnológicas para otimizar o processo de ensino e aprendizado, o que pode ser um atrativo para aumentar a atração e retenção de alunos. 

Como dissemos anteriormente, a falta de qualidade do EAD foi um dos motivos que levaram os pais a trocarem os filhos de escola, portanto, as instituições que desejam recuperar esses alunos devem mostrar que estão preparadas para oferecer um ensino de qualidade. 

Para isso, existem ferramentas tecnológicas inovadoras que podem ser usadas dentro e fora de sala para dar apoio à gestão educacional e contribuir para a recuperação das matrículas perdidas durante a pandemia.

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