12 de Julho de 2021

Evasão escolar na pandemia: como reduzir o impacto na gestão financeira

Diminuição de renda, barreiras tecnológicas e incerteza sobre a melhora do cenário são alguns motivos que levaram ao aumento da evasão escolar durante a pandemia de Covid-19. Esse desafio abrange instituições de ensino de todas as etapas e os gestores precisam encontrar novas estratégias para reduzir o prejuízo e melhorar a gestão financeira.

 

Em 2020, segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha sob encomenda do C6 Bank, 8,4% dos estudantes com idade entre 6 e 34 anos matriculados antes da pandemia informaram que abandonaram a escola.

 

O percentual, que representa cerca de 4 milhões de alunos, é maior entre os mais pobres e coloca a falta de acesso às aulas remotas como um dos principais motivos para a evasão escolar.

 

Além disso, as altas taxas de cancelamento de matrícula e a dificuldade na captação de alunos estão entre as causas de muitas escolas, faculdades e universidades irem à falência nos anos de 2020 e 2021.

 

Nesse cenário de instabilidade econômica, suspensão das aulas presenciais e medo de contaminação, muitas famílias optaram por cancelar a matrícula ou não renová-la, gerando um desequilíbrio no planejamento financeiro das instituições.

 

A gestão financeira é uma das partes mais importantes e complexas do trabalho de um gestor, pois tem impacto direto sobre a qualidade do ensino e pode colocar em risco o funcionamento da própria instituição.

 

Por isso, é importante que os gestores criem estratégias direcionadas a manter o fluxo financeiro, considerando o contexto e as dificuldades individuais dos alunos.

 

Algumas formas de aprimorar a gestão financeira da sua instituição de ensino nesse momento delicado são:

 

  • Investir na retenção de alunos

 

Em momentos de crise, muitos gestores preferem direcionar seus esforços para a captação de alunos, mas também é importante criar estratégias de retenção de matrículas.

 

Quando um aluno opta por sair da instituição, o esforço para trazê-lo de volta é maior e gera mais custos.

 

As principais maneiras de aumentar a retenção envolvem a melhora da comunicação, desenvolvimento de estratégias de relacionamento com pais e responsáveis, entre outras.

 

Também é importante que os professores conversem com os alunos com excesso de faltas, entre outras atitudes que demonstram um descontentamento com a instituição.

 

Assim, o gestor pode negociar cada caso de maneira individual e oferecer acordos para o pagamento das mensalidades com o objetivo de tentar evitar a evasão. 

 

  • Ter um planejamento financeiro

 

Mesmo em um cenário de crise, a instituição deve ter uma administração adequada de seus recursos, com a definição de metas e pontos prioritários.

 

Para isso, o gestor deve fazer um levantamento dos recursos, incluindo as fontes de renda e os gastos com infraestrutura, folha de pagamento e insumos.

 

Depois, com essa estimativa é possível considerar diferentes cenários e verificar a possibilidade de oferecer descontos e vantagens para os alunos.

 

Com essas informações em mãos, o gestor poderá renegociar os casos de possível evasão escolar e buscar renegociar as dívidas dos alunos.

 

A melhor maneira de ter um planejamento financeiro eficiente é contar com um sistema de gestão educacional, como o Mannesoft Prime, que fornece relatórios, gráficos e informações em tempo real para que o gestor possa tomar decisões estratégicas.

 

  • Otimizar processos internos e reduzir custos

 

A redução de custos desnecessários é um dos pontos mais importantes de uma gestão financeira eficiente e, para isso, a tecnologia é a principal aliada do gestor educacional.

 

Com um sistema de gestão, é possível automatizar as cobranças, gerenciar dados de faturamento e controlar de perto a situação financeira da instituição.

 

O Prime facilita a realização de matrícula e rematrícula, evitando custos com impressão e envio, otimiza o pagamento de mensalidades, o que reduz a inadimplência, e pode ser integrado a outros sistemas utilizados pela escola.

 

Ao centralizar todos os processos e informações em uma única plataforma de fácil acesso, traz vantagens como:

 

  • Aumento da eficiência da gestão financeira;

  • Facilidade na captação e fidelização de alunos;

  • Gestão da contabilidade em tempo real;

  • Redução da inadimplência;

  • Gerenciamento de financiamentos públicos e privados;

  • Acesso a relatórios a qualquer hora e em qualquer lugar;

  • Otimização do tempo dos gestores, professores, coordenadores e demais profissionais.

 

O Prime é a melhor ferramenta para aprimorar a gestão financeira da sua instituição e ajudar a reduzir a evasão escolar durante a pandemia.

 

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