30 de Novembro de 2020

Conheça os 6 pilares da gestão educacional

A gestão educacional é parte fundamental de uma instituição de ensino, pois tem como objetivo aumentar a eficiência dos processos e garantir que todos possam cumprir sua missão de ensinar com qualidade e preparar os alunos para o futuro. Para isso, é importante conhecer os 6 pilares e entender o papel do gestor em cada área.

Os 6 pilares da gestão educacional são as principais áreas que formam uma instituição de ensino e funcionam de maneira interdependente. Dessa forma, o gestor deve criar estratégias para garantir a autonomia e a otimização de tempo para oferecer uma educação de qualidade aos alunos.

Veja quais são os 6 pilares da gestão educacional:

1 - Gestão pedagógica

A gestão pedagógica é a responsável pelo planejamento dos propósitos, conteúdos e métodos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.

Assim, as ações desta área são voltadas à melhoria da didática, capacitação docente e utilização de materiais para garantir a qualidade da educação na instituição.

Para isso, o papel do gestor é atuar próximo ao corpo docente para motivá-lo e ajudar na criação de um ambiente estimulante para professores e alunos.

Além disso, é preciso definir metas para a área pedagógica e analisar o desempenho dos educadores para garantir o cumprimento das normas e diretrizes educacionais.

2 - Gestão administrativa

Para oferecer uma educação de qualidade, a instituição precisa de recursos físicos, materiais e financeiros, e garantir sua disponibilidade faz parte das atribuições da gestão administrativa.

Isso inclui desde a manutenção do espaço físico e do patrimônio até as rotinas da secretaria.

Dessa forma, o papel do gestor nesse processo é fazer o levantamento dos materiais que devem ser adquiridos, otimizar os processos internos e utilizar tecnologias que integrem todos os setores para atingir os mesmos objetivos.

3 - Gestão financeira

Enquanto a área administrativa deve indicar as necessidades estruturais para garantir o ensino, a gestão financeira precisa viabilizar esses recursos por meio da organização e gerenciamento do orçamento da instituição.

Assim, sua principal responsabilidade é manter as finanças equilibradas e saudáveis, buscando formas de reduzir a inadimplência e aumentar a captação de alunos.

Além disso, o gestor deve ter o controle das contas a pagar e a receber, bem como do fluxo financeiro entre os diferentes setores.

Para isso, é importante ter profissionais qualificados e softwares que facilitem a administração das contas no dia a dia.

4 - Gestão de pessoas

Uma instituição de ensino é formada por pessoas que devem trabalhar de maneira integrada em prol dos objetivos da organização.

Por isso, a gestão de pessoas, ou gestão de recursos humanos, é tão importante para alcançar as metas desejadas.

A principal atribuição dessa área é engajar os colaboradores na implantação do projeto pedagógico e estimular a prática dos valores institucionais.

Para isso, participa da contratação e capacitação dos profissionais para que deem o melhor de si na relação com os alunos e suas famílias.

5 - Gestão da comunicação

A gestão da comunicação está diretamente relacionada à gestão de recursos humanos e inclui tanto a comunicação interna, com os colaboradores, quanto a externa, com os alunos, pais e comunidade escolar.

Para isso, o gestor deve organizar todos os fluxos de transmissão de informações para criar uma relação próxima entre todos os envolvidos na instituição de ensino.

Dessa forma, os profissionais ficam mais motivados e interessados em seu trabalho e o público externo tem uma imagem positiva da organização.

6 - Gestão de tempo e eficiência dos processos

Para uma gestão educacional eficiente, o gestor deve ter foco na eficácia dos processos, para que as tarefas sejam realizadas sem desperdício de tempo e recursos.

Nesse sentido, a utilização de um sistema eficiente ajuda a automatizar tarefas operacionais e possibilita que os coordenadores possam dedicar-se à atividades estratégicas e à realização de planejamentos a longo prazo.

A definição de listas de prioridades, estabelecimento de fluxos, divisão eficiente das tarefas entre os colaboradores e a utilização de ferramentas tecnológicas para facilitar a rotina escolar são algumas atividades importantes para aumentar a eficácia dos processos na instituição de ensino. 

O Mannesoft Prime é um sistema completo que ajuda a organizar e melhorar os resultados dos 6 pilares da gestão educacional. Para saber mais sobre o software, entre em contato com os nossos especialistas.

Leia também