09 de Novembro de 2020

Tecnologia nas instituições de ensino

As ferramentas tecnológicas estão presentes em diversos setores, como indústria, agricultura, varejo, saúde, etc. E com a educação não foi diferente. Cada vez mais instituições de ensino contam com o auxílio da tecnologia para otimizar os processos do dia a dia e trazer mais qualidade à gestão.

Afinal, há muito tempo a tecnologia deixou de ser um custo para as instituições de ensino. Nos dias de hoje, ela representa um investimento de alto potencial para trazer melhores resultados para a gestão educacional e o processo de ensino/aprendizado como um todo. 

Seja dentro ou fora da sala de aula, o uso de dispositivos tecnológicos e a integração de sistemas representa melhorias para gestores, professores e estudantes. 

Se você quer entender mais sobre a importância da tecnologia na gestão educacional, continue acompanhando o artigo de hoje.

A tecnologia como aliada nas instituições de ensino

Um dos maiores desafios das instituições de ensino hoje em dia é realizar uma gestão eficiente, conciliando as obrigações diárias com os recursos financeiros e melhorando os serviços para colaboradores, professores, pais e alunos.

Além das informações relacionadas aos estudantes e professores, como plano de aulas, registro de notas, histórico escolar e organização dos cursos, a administração de colégios, faculdades e centros universitários precisa realizar uma série de outras atividades internas, como:

  • emissão de documentação dos alunos;
  • emissão e recebimento de boletos;
  • fornecimento de Nota Fiscal;
  • negociação de mensalidades atrasadas;
  • abertura e encerramento do período letivo;
  • gestão dos contratos de matrículas;
  • entre outras.

Todos esses processos requerem atenção extra e cuidado na elaboração, exigindo da equipe um tempo maior de dedicação ao trabalho. 

No entanto, com o auxílio da tecnologia é possível automatizar grande parte das atividades e integrar informações em um único sistema, facilitando o trabalho dos responsáveis pela gestão educacional. 

Instituições de ensino que fazem uso das ferramentas tecnológicas de maneira inteligente ainda contam com mais vantagens como: 

  • maior segurança durante os processos;
  • maior velocidade na tomada de decisões;
  • redução na incidência de erros;
  • maior eficácia e assertividade na gestão escolar.

Sistema de gestão educacional: por que investir?

Se você ainda não investiu em um sistema de gestão integrado para a sua instituição, confira mais vantagens que a tecnologia pode trazer para os processos internos.

1 - Otimização do uso de recursos 

Uma das principais vantagens em contar com o auxílio da tecnologia na administração é o uso inteligente dos recursos da instituição. 

A implantação de um sistema de gestão educacional integra informações e organiza o ambiente digital, transferindo documentos físicos para o online, reduzindo assim os gastos com impressão, papel e outros materiais.

2 - Acompanhamento de resultados

A observação de métricas e o acompanhamento de resultados são etapas essenciais na gestão educacional. Afinal, as decisões internas sempre devem ser tomadas com base em dados concretos.

Com o apoio da tecnologia é possível realizar um acompanhamento mais próximo e detalhado das ações, colhendo informações necessárias para mensurar rendimentos, identificar pontos de melhoria, avaliar mudanças e planejar novos projetos para a instituição.

3 - umento da produtividade

Como já mencionamos, os processos internos de uma instituição de ensino demandam mais atenção e tempo para serem concluídos.

Nesse contexto, a tecnologia chega para simplificar tarefas e automatizar atividades. Ao contar com um sistema de gestão educacional as áreas acadêmica e corporativa são melhor organizadas, aumentando a produtividade da equipe, que agora pode se dedicar aos alunos, além de tomar decisões com maior agilidade e eficiência.

O sistema de gestão educacional da Mannesoft Prime é uma plataforma integradora para a administração acadêmica e corporativa de diferentes instituições de ensino. 

Desenvolvido especialmente para atender às necessidades de gestores de escolas, colégios, faculdades e demais instituições, o sistema de gestão Prime é uma plataforma 100% online que garante a otimização dos processos internos e mais agilidade na administração. 

Com o Prime você pode: 

  • Fazer a gestão completa de contratos de matrícula e informações financeiras;
  • Acompanhar informações gerenciais e estratégicas da instituição; 
  • Conceder acesso acadêmico a alunos, pais e professores;
  • Controlar e executar o planejamento financeiro;
  • Organizar o fluxo de requisições de compras;
  • Gerenciar materiais do estoque;
  • E muito mais!

Conte com as facilidades de um único software para organizar os processos da sua instituição de ensino em um só lugar. Para conferir todas as vantagens do Prime, entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração.

Leia também