08 de Fevereiro de 2024
Meios de pagamento na Educação: como transformar a cobrança oferecendo mais opções
Você sabia que ofertar diferentes meios de pagamento é um diferencial estratégico em sua Instituição de Ensino (IE)? Facilitar o processo de pagamento não apenas causa uma excelente primeira impressão, mas também ajuda na retenção de alunos.
Durante a matrícula, é crucial apresentar claramente as opções de pagamento disponíveis, permitindo que alunos e responsáveis façam escolhas informadas.
Esses meios precisam ser práticos e eficientes, a ponto de favorecer o aluno e a escola. Essas estratégias auxiliam na redução da inadimplência e evitam prejuízos financeiros. Continue a leitura e entenda quais meios de pagamento a sua instituição pode implementar para facilitar esse processo.
Definição dos meios de pagamento
O pagamento da mensalidade impacta no funcionamento e organização da instituição. Portanto, essa escolha precisa ser definida logo na assinatura do contrato.
Nessa ocasião, a equipe precisa deixar explicado ao responsável sobre os meios de quitação da mensalidade, detalhando as vantagens e desvantagens de cada um.
Ao oferecer vários métodos de pagamento, sua instituição se beneficia com a atração de mais alunos, aumento de matrículas e redução da inadimplência.
O momento da cobrança
Com o cliente escolhendo a opção que mais o agrada, as possibilidades de não efetivação do pagamento são reduzidas, protegendo, assim, a saúde financeira da escola.
Inclua desde os métodos mais tradicionais, como dinheiro e cheque, até os mais modernos, como cartões de crédito/débito e PIX. Cada opção tem suas vantagens, como a imediata disponibilidade de fundos com o pagamento em espécie ou a conveniência e segurança dos pagamentos eletrônicos.
Leia também: 4 processos financeiros que sua instituição de ensino precisa automatizar
Meios de pagamento
Com o avanço tecnológico, os meios de pagamento começaram a ficar mais práticos e acessíveis. Entre as diversas formas de pagamento, existem as tradicionais e as modernas. Contar com várias formas de pagamento em sua instituição, traz flexibilidade ao cliente e também aumenta o seu número de vendas. Por isso, é importante que todas as opções estejam disponíveis em sua instituição. Confira algumas delas:
- Dinheiro: algumas pessoas ainda optam pelo pagamento em espécie.
Sua vantagem é a disponibilidade imediata, porém é necessário contar com um espaço seguro para guardar os valores.
- Cheque: apesar desse meio já ser antigo, alguns clientes ainda optam por sua utilização.
A escolha desse método abrange um público diferente, porém é mais comum acontecer problemas com cheques sem fundo, fraudes ou rasuras.
- Boleto bancário: muito comum em estabelecimentos, essa opção apresenta flexibilidade de pagamento em diferentes comércios ou por meio da internet, além de cobrar juros em caso de atraso.
É uma opção para quem não possui um cartão de crédito. Porém, os custos com registro bancário, impressão e organização de documentos podem ser uma desvantagem.
- Cartão de débito: essa opção é muito prática, porque credita o pagamento imediatamente na conta.
Apesar de contar com custos de tarifas bancárias, é um dos métodos mais utilizados, portanto, é essencial contar com esse sistema em sua instituição.
- Cartão de crédito: uma das principais formas de pagamento, esse meio é ágil e evita fraudes.
O pagamento pode ser realizado presencialmente ou online, porém ele conta com um período de 30 dias para o dinheiro ser creditado na conta.
- Pagamento recorrente: esse modelo vem crescendo e sendo muito utilizado em diversos estabelecimentos, devido a sua automatização no pagamento, que evita atrasos.
A cobrança é imediata e diminui o trabalho da equipe financeira.
- PIX: em operação desde 2020, muitas pessoas já estão familiarizadas com esse sistema, que apresenta rapidez e praticidade ao realizar transações financeiras.
O pagamento entra na conta instantaneamente, sendo uma opção atrativa.
Com o objetivo de compreender o novo cenário dos meios de pagamento, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) realizou um levantamento em 2022, em que descobriu a realização de mais de 24 bilhões de transações por PIX, com essa opção se consolidando como a forma de pagamento mais utilizada no país.
Segundo a pesquisa, o cartão de crédito ficou em 2° lugar, com 18,2 bilhões, e o cartão de débito com 15,6 bilhões, seguido do boleto com 4 bilhões, TED, 1,01 bilhão e cheques, 202,8 milhões. O DOC ficou em último lugar, com 59 milhões.
Nesse contexto, algumas escolas ainda contam apenas com métodos tradicionais, mas para se destacar é importante oferecer novas opções de pagamento.
Uma gestão escolar inovadora
É essencial manter a instituição de ensino alinhada com as novidades e transformações que acontecem pelo mundo. A adoção de diferentes formas de pagamento otimizam a gestão financeira da sua escola.
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