24 de Março de 2022

Negociação com os pais: como evitar a inadimplência escolar

A negociação é uma parte importante do dia a dia das instituições de ensino, tanto na rotina da gestão educacional quanto no relacionamento com professores e alunos. Assim, quanto mais eficazes forem as conversas, melhores costumam ser os resultados para ambas as partes.

Em um cenário de crise financeira, a capacidade de negociação com os pais e familiares dos alunos está sendo colocada à prova. Por mais que as instituições tenham flexibilizado as mensalidades no período de pandemia, a inadimplência escolar continua sendo uma realidade.

Muitas famílias passaram por dificuldades financeiras e econômicas nos últimos anos e, sem poder valer-se dos acordos oferecidos pela instituição, tiveram de migrar seus filhos da rede privada para a rede pública de ensino. 

Com isso, muitas escolas perderam receita e repensaram sua gestão financeira para manter o equilíbrio das contas.

Confira nossas dicas para manter um bom relacionamento com os pais durante a negociação na escola:

1. Mantenha uma discussão saudável com os pais

Em primeiro lugar, negociar é um processo de comunicação que envolve a habilidade dos negociadores interagirem entre si em busca em um denominador comum.

Esse acordo pode ter o objetivo de obtenção de uma vantagem ou resolução de um conflito, que possuem formas e resultados diferentes.

Por isso, manter discussões saudáveis e produtivas é uma condição fundamental para manter as relações entre as pessoas envolvidas no dia a dia da instituição.

Manter negociações conflituosas pode tirar o foco do objetivo final e levar à insatisfação das partes envolvidas, gerando diversos outros problemas.

Dessa forma, uma boa negociação deve buscar sempre uma situação “ganha-ganha”, ou seja, uma solução que beneficia o máximo de envolvidos possível.

2. Priorize os assuntos realmente importantes

Em geral, todos os setores da instituição vão passar por situações que envolvem um processo de negociação, por isso é importante priorizar os assuntos que estão realmente alinhados às necessidades da organização.

Os temas prioritários variam de escola para escola, mas, no geral, envolvem três aspectos:

  • Conhecimento: esse é um tema delicado e fundamental na gestão de instituições de ensino, pois negociar conhecimento pode afetar diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Por isso, a escola deve ter muito cuidado ao debater esse assunto, tanto com os pais quanto com os estudantes. Nesse caso, é importante expor todos os aspectos e dados necessários antes de ceder e abrir mão para chegar a um acordo.
  • Poder: esse tema está relacionado aos papéis desempenhados por cada parte envolvida na atuação da instituição de ensino. Dessa forma, é importante que as partes trabalhem em conjunto para alcançar um denominador comum que traga benefícios para todos, em vez de tentar “vencer” sobre a outra parte.
  • Tempo: esse aspecto está ligado ao poder, pois, em uma negociação saudável, todos os envolvidos devem ter tempos equivalentes na exposição de seus problemas. É importante que, além de apresentar as queixas e soluções, ambas as partes estejam dispostas a ouvir o que o outro tem a dizer.

3. Utilize indicadores e dados concretos na negociação com os pais

Independentemente do tema da negociação com os pais, utilizar fatos, dados e indicadores palpáveis fortalece os argumentos.

Em alguns casos, as discussões podem se tornar calorosas e emocionais, por isso é importante se munir de informações concretas e bem embasadas para chegar a um acordo comum.

Nesse sentido, ter um sistema de gestão educacional é a melhor maneira de reunir relatórios, dashboards e gráficos em um só lugar, que pode ser consultado a qualquer momento durante uma conversa com os pais ou familiares dos alunos.

4. Inclua as famílias dos alunos no dia a dia da escola

Muitas vezes, quando há um aumento nas mensalidades, por exemplo, os pais que não estão presentes na rotina escolar podem ficar desconfortáveis com as mudanças.

Para vencer este tipo de resistência, é importante ter criatividade e envolver as pessoas no dia a dia da instituição, criando alternativas, novos cenários e apontando as vantagens presentes no processo.

Com uma comunicação efetiva e familiares engajados no processo de ensino e aprendizagem, é possível manter um bom relacionamento com os pais dos alunos, ajudando a evitar a evasão escolar e a inadimplência.

Agora que você já conhece os pontos mais importantes da negociação com os pais, saiba como manter a sustentabilidade financeira na escola.

 

Leia também