24 de Fevereiro de 2022
Metodologias de ensino: tudo que o gestor precisa saber
Mais do que direcionar o processo de ensino e aprendizado, as metodologias de ensino estão relacionadas aos valores e objetivos da instituição. A escolha deve ser feita com cuidado e divulgada ao público, para que alunos e pais ou responsáveis saibam como será o desenvolvimento do ensino.
Além disso, as metodologias de ensino direcionam a atuação dos professores em sala de aula, potencializando determinadas características e se adequando a diferentes personalidades e ritmos de aprendizado.
O que é uma metodologia de ensino?
Na área da educação, a metodologia de ensino é o campo que estuda a forma como o conhecimento é produzido. Para isso, compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os conteúdos e direcionar o aprendizado dos alunos.
Cada instituição de ensino utiliza um método para que os alunos sejam capazes de se desenvolverem e ampliarem seus conhecimentos e cada professor busca direcionar os estudantes ao aprendizado da melhor forma, seguindo as diretrizes da escola.
Nesse cenário, a metodologia de ensino abrange tanto os critérios que determinam como os professores ministram suas aulas quanto o modo como os alunos irão assimilar os conteúdos e produzir conhecimento.
Para isso, podem ser utilizadas desde as ferramentas mais tradicionais, como a leitura, até as mais inovadoras, como recursos visuais e sonoros, por exemplo.
Quais são as principais metodologias de ensino?
Existem diversas linhas pedagógicas que se distinguem, principalmente, pela forma como o conteúdo é abordado e o papel desempenhado pelos professores em sala de aula.
Assim, o primeiro passo para escolher a melhor metodologia de ensino para a sua instituição é entender a realidade da escola, seus objetivos pedagógicos, objetivos da gestão e manter-se alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Confira as principais metodologias e saiba como colocá-las em prática:
- Metodologia de ensino tradicional
Nesta metodologia, o professor é a autoridade máxima em sala de aula e atua como intermediário entre o conteúdo e os alunos.
As aulas são preparadas previamente e os estudantes têm a função de assimilar e memorizar o que foi ensinado, pois depois irão participar de avaliações e trabalhos valendo nota.
Por meio de materiais prontos, como apostilas, os alunos estudam com o objetivo de adquirir conhecimentos técnicos e alcançar boas notas.
Além disso, os estudantes que não conseguem atingir as notas mínimas estabelecidas pela escola participam de atividades de recuperação.
- Metodologia de ensino construtivista
O construtivismo é um método baseado na obra do psicólogo suíço Jean Piaget, com base na ideia de que o conhecimento é adquirido através da interação da criança com o ambiente em que está inserida.
Ao contrário da metodologia tradicional, nesse contexto o aluno é a peça central na aprendizagem e deve ser estimulado a resolver problemas, elaborar hipóteses, fazer perguntas e buscar sua própria independência.
Assim, o educador é o responsável por facilitar esse processo, oferecendo o necessário para que o aluno aprenda, criando situações para estimular a construção do conhecimento e respeitando o tempo e as características de cada um.
- Metodologia de ensino montessoriana
Este método de ensino foi criado pela pedagoga e médica italiana Maria Montessori, levando seu nome.
Os pilares incluem a valorização da autonomia do aluno dentro da escola e o respeito pelo tempo de desenvolvimento de cada estudante.
Assim, as escolas que utilizam essa metodologia deixam os materiais didáticos à disposição das turmas, de modo que as crianças podem trabalhar com os temas que mais se interessam.
Em geral, o papel do professor é guiar e observar os estudantes, interferindo somente no necessário e buscando entender as necessidades de cada criança.
Com um currículo multidisciplinar, as turmas são formadas por alunos de diferentes idades, favorecendo a troca e contribuindo para a formação de uma comunidade em torno do conhecimento.
- Metodologia de ensino Waldorf
Criada pelo educador austríaco Rudolf Steiner, a metodologia Waldorf tem uma abordagem mais humanista e lúdica, visando o aprendizado equacionado e interdisciplinar.
Outra característica importante desta metodologia de ensino é a determinação de que a vivência das crianças está em primeiro lugar, antes mesmo da teoria.
Além disso, a abordagem conta com o auxílio de elementos artísticos e práticos, com a aplicação de avaliações diárias que não testam o conhecimento sobre as disciplinas, mas o aproveitamento e o comportamento dos estudantes.
A metodologia Waldorf pode ser aplicada para crianças ou adolescentes e cada classe tem um tutor responsável por todas as atividades que acompanha a mesma turma por sete anos.
No Ensino Médio as classes têm professores especialistas, mas continuam com um tutor responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento.
- Metodologias de ensino ativas
Ensino híbrido, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e gamificação são algumas das chamadas metodologias ativas, que apresentam um novo paradigma na educação e transformam a relação dos professores com os alunos.
Essas metodologias consistem em um modelo de aprendizagem que tem como principal objetivo tornar o estudante motivado, interessado e engajado ao longo do período letivo.
Para isso, o discente passa a ser o protagonista do processo de ensino e o professor assume o papel de orientador ou mediador do conhecimento.
Essas metodologias podem ser implementadas de diferentes formas, de acordo com a realidade e os objetivos de cada instituição de ensino.
Agora que você já conhece as principais metodologias de ensino, confira 4 ferramentas de gestão escolar para organizar seu ano letivo.