10 de Março de 2022

Sustentabilidade financeira na escola: como evitar desperdícios?

A gestão financeira para escolas é tão importante quanto acompanhar a qualidade pedagógica e o desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizado. Para isso, é importante reduzir desperdícios com custos administrativos sem que isso comprometa a qualidade ou a sustentabilidade da organização.

Com a sustentabilidade financeira na escola, é possível evitar desequilíbrio nas contas e problemas no capital de giro que podem influenciar na qualidade pedagógica da instituição. Dessa forma, você garante o funcionamento e a sobrevivência da empresa a longo prazo.

Confira nossas dicas e saiba como eliminar desperdícios na gestão financeira da sua escola:

  • Faça um planejamento financeiro 

A organização financeira é o fator mais importante para manter as contas sob controle, identificando quais são as prioridades e o que pode ser cortado.

Nesse sentido, o primeiro passo é definir claramente quais são os custos considerados essenciais e os não essenciais.

O orçamento da escola deve levar em consideração todos os aspectos que podem impactar a rotina financeira da instituição, como a quantidade de horas-aula de cada docente e, a partir disso, planejar a otimização do tempo de professores e demais colaboradores.

  • Elimine desperdícios

Ao elaborar o orçamento, procure avaliar todas as entradas e saídas em busca dos itens que podem ser dispensados, como material escolar, gastos com manutenção predial, gestão de estoque, limpeza, equipamentos, entre outros.

Outra forma de reduzir desperdícios é analisar os gastos supérfluos com água, energia elétrica, papel e telefone, por exemplo.

Para isso, revise as instalações de água e energia em busca de vazamentos e pontos que possam estar consumindo muitos recursos, atualize instalações e equipamentos antigos e invista na conscientização de alunos e colaboradores por opções mais econômicas.

Com a tecnologia na gestão escolar, a informatização e digitalização torna os processos mais ágeis e eficientes, além de contribuir para a economia de papel e gastos com telefone.

  • Incentive a economia de recursos

A sustentabilidade financeira na escola pode ser uma oportunidade para engajar os alunos e a comunidade em boas práticas de reciclagem e maior contato com a natureza, por exemplo.

Cultivar uma horta no espaço da escola, fazendo os alunos participarem ativamente do processo de preparo do solo, plantio, cuidado e colheita consciente, dá mais responsabilidade, além de ensinar a importância de uma alimentação saudável.

Com a colheita, os alunos podem levar seus alimentos para casa, compartilhar o conhecimento e desfrutar de um produto orgânico.

Incluir uma gestão sustentável na escola é mais do que apresentar uma boa imagem diante da comunidade, é incluir na rotina valores que fazem diferença para a vida dos estudantes e para as inovações em modelos de ensino.

  • Conte com a tecnologia para simplificar a gestão financeira

A gestão financeira escolar consiste na sistematização de procedimentos administrativos relacionados ao gerenciamento das contas, planejando as entradas e saídas de recursos com o objetivo de garantir a eficiência da instituição como um todo. 

Para isso, é importante ter um planejamento e utilizar métodos tecnológicos de análise e controle das finanças, possibilitando o acompanhamento em tempo real e a otimização de recursos. 

Com uma ferramenta tecnológica, é possível facilitar o pagamento das mensalidades, diminuir os gastos desnecessários, direcionar recursos para o desenvolvimento de determinadas áreas, aprimorar o controle de receitas e despesas, auxiliar a tomada de decisões e outros benefícios da centralização de dados e informações mensuráveis.

O Mannesoft Prime é um sistema de gestão educacional especialmente desenvolvido para atender às necessidades dos gestores de instituições de ensino como escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.

O software é 100% online e pode ser usado para controlar a área financeira, matrículas, gestão contábil, de recebíveis, acordos de renegociação de dívidas e muito mais.

Entre em contato conosco e conheça todos os recursos do Prime que ajudam a alcançar a sustentabilidade financeira na escola.

 

Leia também