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21/02/2020

Gestão escolar: tudo o que você precisa saber

A educação de qualidade com foco nos alunos é o principal objetivo de uma instituição de ensino e, para que seja atingido, existem diversos outros aspectos que fazem parte do dia a dia de uma escola, faculdade ou universidade. Assim, a gestão escolar é o resultado de uma visão estratégica para administrar esses fatores e encontrar formas de aprimorar o ensino e o aprendizado.

Uma gestão escolar eficiente é a base de uma instituição que oferece excelência no ensino. Para isso, aborda questões concretas da rotina educacional e garante que a instituição tenha as condições necessárias para cumprir seu papel principal de formar alunos e cidadãos. 

 

O que é gestão escolar?

A gestão escolar é o sistema de organização interno de uma escola que envolve todas as áreas relacionadas ao ensino. Por isso, é fundamental em qualquer instituição, já que tem como foco a busca por resultados e pela qualidade do currículo.

Nesse sentido, o gestor deve estar atento às particularidades e necessidades de cada setor da escola para garantir o melhor desenvolvimento das atividades. Por isso é preciso ficar atento à instituição como um todo, desde os aspectos pedagógicos até as questões financeiras e de recursos humanos.

No entanto, é importante ressaltar a diferença entre gestão escolar e administração escolar.

Enquanto a Administração Escolar é responsável pelos recursos financeiros e materiais que garantem a qualidade do ensino, a gestão escolar define a utilização desses recursos e a forma como serão utilizados no dia a dia da instituição. 

Além disso, tem como objetivo fortalecer as lideranças, motivar as equipes e incentivar a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem. O gestor escolar tem como principal objetivo aplicar os princípios e técnicas da área para criar uma estratégia eficiente e oferecer formas de melhorar os processos internos da instituição.

Os dois principais modelos são a gestão escolar participativa e a democrática:

●      Gestão escolar participativa é aquela em que a comunidade participa ativamente dos processos de planejamento, execução e fiscalização dos recursos da escola. Para isso, as principais decisões são tomadas por um conselho escolar formado por representantes de todos os envolvidos no dia a dia da instituição: alunos, pais, professores, secretários, coordenadores pedagógicos e diretores.

●      Gestão escolar democrática é realizada com a participação de toda a comunidade escolar, ou seja, tem como princípio o envolvimento direto de alunos, pais, professores, coordenadores pedagógicos, secretários e representantes da Secretaria de Educação e outros órgãos governamentais.

 

6 pilares da gestão escolar 

Como você já viu, a gestão escolar é bastante complexa e abrange todas as áreas da escola para garantir a excelência do ensino. Por isso, pode ser dividida em 6 pilares principais para facilitar a gestão e atuar com foco em cada necessidade.

A partir dessa divisão, é possível dar a devida atenção a cada um dos 6 pilares:

1. Gestão pedagógica

 A gestão pedagógica é considerada uma das áreas mais importantes da gestão escolar e envolve planejar e organizar o sistema educacional, aprimorar as práticas educacionais, melhorar as metodologias utilizadas, colocar em prática projetos pedagógicos, definir e acompanhar as metas de ensino e aprendizado, elaborar conteúdos curriculares, entre outras funções.

Assim, a gestão pedagógica envolve a definição e o acompanhamento de todas as etapas antes, durante e depois do momento de aprendizado. Por isso, entre as funções do gestor escolar está a viabilização de materiais e treinamento dos professores para aprimorar a qualidade do ensino.

2.    Gestão administrativa

Enquanto a gestão pedagógica tem como foco o processo de ensino e aprendizagem, a gestão administrativa é voltada a gerenciar os recursos materiais, financeiros e físicos da instituição.

Também faz parte da gestão administrativa manter a instituição de acordo com as leis e normas educacionais e oferecer todos os recursos necessários para a realização das atividades rotineiras da secretaria. Dessa forma, é possível prezar pela manutenção dos bens da instituição e garantir seu funcionamento.

3. Gestão financeira

Parte da gestão escolar envolve a gestão financeira, já que esta área dá o suporte necessário para que todos os setores tenham suas necessidades atendidas e possam funcionar da maneira adequada.

Assim, para que a instituição alcance seus objetivos é importante ter uma gestão financeira eficiente a partir do controle completo das contas da escola. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada do gestor escolar, pois oferece diversas ferramentas para automatizar cobranças, controlar o pagamento das mensalidades, gerar relatórios e até mesmo controlar a inadimplência.

4. Gestão de pessoas

Os recursos humanos são essenciais para o sucesso de uma escola, por isso a gestão de pessoas envolve lidar com os pais, alunos, funcionários e corpo docente. Para isso, é preciso incentivar a motivação e o engajamento dos colaboradores, além de oferecer os recursos necessários para que desenvolvam suas habilidades e melhorem cada vez mais seu desempenho.

Além disso, o papel do gestor escolar como líder inclui investir em ferramentas para facilitar o trabalho da equipe, avaliar e orientar os funcionários, incentivar a capacitação profissional e criar um ambiente de cooperação, respeito e comunicação para que todos possam trabalhar com os mesmos objetivos.

5. Gestão da comunicação

A gestão da comunicação está diretamente ligada à gestão de recursos humanos e envolve tanto a comunicação interna, entre os docentes e colaboradores, quanto externa, com o público.

O cuidado com a gestão da comunicação contribui para que os professores estejam alinhados à proposta da instituição, os colaboradores entendam a sua importância na organização como um todo, os alunos mantenham o foco no aprendizado e os pais percebam o retorno sobre o investimento que estão fazendo.

Além disso, uma gestão eficiente da comunicação ajuda na atração e retenção dos alunos, contribuindo para o crescimento da escola.

6. Gestão de tempo e eficiência dos processos

A gestão do tempo está diretamente ligada à produtividade e, se bem realizada, ajuda a melhorar os processos internos e aumenta a qualidade do ensino. Por isso, o trabalho do gestor escolar envolve organizar e coordenar o trabalho dos colaboradores para melhorar o desempenho da equipe como um todo.

Os diversos setores da escola estão interligados e para que tudo funcione corretamente é preciso levar em consideração diversos fatores e gerenciar o tempo de forma eficiente. Assim, identificar as tarefas que trazem mais retorno para a escola e automatizar alguns processos ajudam a resolver os problemas da instituição. 

 

Como melhorar a gestão escolar?

Como você viu, a gestão escolar envolve diversos fatores que impactam na qualidade do ensino da instituição, por isso é preciso ter planejamento, treinamento e investir na capacitação dos profissionais.

Assim, a melhor forma de superar esses desafios é utilizar a tecnologia para automatizar as tarefas e reduzir os erros. 

Ao utilizar um sistema de gestão escolar, é possível integrar os processos internos, aumentar a motivação dos professores, ter acesso a dados para embasar a tomada de decisões e muito mais.

O Mannesoft Prime é um software que oferece a solução completa para a gestão acadêmica e corporativa de instituições de ensino de diversos tamanhos e traz vantagens a todos os envolvidos na gestão escolar. 

●      Para os gestores: facilita a gestão do tempo, já que oferece ferramentas para auxiliar o controle financeiro e aprimorar os processos internos. Também colabora para a gestão financeira com a possibilidade de integração a diversos sistemas de emissão de notas fiscais, emissão de boletos e outras funcionalidades que facilitam o controle das contas.

●      Para os professores: além de reduzir a utilização de cadernos e preenchimento de papéis, o Mannesoft Prime facilita o trabalho do professor dentro e fora da sala de aula, com funcionalidades para lançamento de notas, controle de frequência, publicação de materiais, avisos, tarefas e muito mais.

●      Para os pais e alunos: com o software é possível facilitar a comunicação com a equipe gestora e ter acesso a boletins, notas, frequência, calendários e outras funcionalidades.

Para saber mais sobre o Mannesoft Prime e como melhorar a gestão escolar da sua instituição, entre em contato com os nossos consultores.




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