BLOG MANNESOFT PRIME

07/11/2019

5 dicas para melhorar a gestão escolar em 2020

A gestão escolar é essencial para uma instituição de ensino de qualidade, pois aborda questões concretas da rotina educacional e assegura que todos tenham as condições necessárias para ensinar. Assim, o profissional que deseja melhorar a gestão escolar em 2020 deve saber combinar as funções pedagógicas, administrativas e burocráticas para alcançar resultados significativos.


O gestor escolar tem um papel essencial no funcionamento da instituição, pois deve planejar, organizar e engajar professores, alunos, funcionários e familiares para garantir um ensino de qualidade. Por isso, a gestão escolar em 2020 deve ter como objetivo principal a criação de ações para garantir o aprendizado dos alunos de forma efetiva.


Confira nossas 5 dicas para melhorar a gestão escolar em 2020:


1. Tenha um planejamento de qualidade


O planejamento é um documento elaborado em conjunto pelos professores, gestores e equipe pedagógica para definir o que será realizado durante o ano letivo. Nesse sentido, deve conter todas as questões burocráticas e pedagógicas da administração escolar e ser usado como um guia para todos os envolvidos no dia a dia da instituição.


O planejamento deve ser baseado nos objetivos da escola a curto, médio e longo prazos, bem como nas estratégias para alcançá-los. Dessa forma, é possível se preparar para imprevistos e lidar com as situações sem perder de vista os objetivos gerais da instituição.


2. Fique atento à gestão financeira da sua instituição


A gestão financeira é um dos pilares da gestão escolar, junto com a gestão educacional, pedagógica, administrativa, de pessoas, da comunicação, de tempo e eficiência de processos. Além da folha de pagamento dos funcionários, as finanças de uma escola também incluem reformas da estrutura física, utilização de softwares para ajudar os professores e gestores, entre outros gastos rotineiros.


É importante ter um controle das receitas e despesas da instituição para ter uma visão ampla do negócio e colocar em prática ações para reduzir a inadimplência. Uma das formas de fazer isso é realizar balanços mensais e definir orçamentos para cada setor durante o ano letivo. Com isso é possível tornar mais eficiente a gestão escolar em 2020.


3. Invista na qualificação dos profissionais


Os professores são parte essencial de uma instituição de qualidade, pois lidam diretamente com os alunos e também com a equipe gestora. Assim, por mais que o gestor esteja envolvido com questões administrativas, também é responsável por coordenar a elaboração da proposta pedagógica da instituição e supervisionar o processo de ensino e aprendizagem em busca de pontos a serem melhorados.


Para garantir a excelência do ensino e manter os professores satisfeitos com a instituição, o gestor deve investir na qualificação dos profissionais por meio de cursos livres, workshops e especializações para complementar a formação da equipe. Essas ações também contribuem para motivar os professores e melhorar seu desempenho em sala de aula.


4. Incentive uma boa comunicação entre professores, funcionários, alunos e pais


Como nós já dissemos, a gestão da comunicação é parte de uma gestão escolar eficiente. Por isso, é importante que o gestor incentive a comunicação entre as famílias e a instituição para que os pais façam parte da vida escolar dos filhos.


A comunicação também é uma parte importante para a gestão de recursos humanos, já que contribui para que os colaboradores se sintam valorizados e engajados na gestão escolar em 2020. Ao incentivar a participação dos professores e funcionários na administração da escola, é possível identificar novas abordagens para resolver problemas ou ajudar na tomada de decisões.


5. Use a tecnologia para facilitar a gestão escolar em 2020


A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das instituições de ensino e é fundamental para facilitar o dia a dia da gestão escolar. Atualmente, existem softwares com diversas ferramentas para ajudar o gestor a lidar com a parte financeira, administrativa e acadêmica da instituição.


O Mannesoft Prime é um sistema de gestão escolar completo com módulos personalizados para simplificar a gestão escolar e corporativa de escolas, faculdades, universidades e muito mais. Confira algumas vantagens do software:

   ● Redução da inadimplência;

   ● Aumento na captação e retenção de alunos;

   ● Melhoria na tomada de decisões;

   ● Aumento da fidelização de clientes;

   ● Melhora do controle e gestão financeira;

   ● Gestão de financiamentos e controle de pagamentos;

   ● E muito mais;

 

Para saber mais sobre o Mannesoft Prime e como melhorar a gestão escolar em 2020, entre em contato com os nossos consultores.




Voltar

Contato

Entre em contato pelo formulário ou
nos envie um e-mail.

contato@mannesoftprime.com.br

41 3111.2200