11 de Agosto de 2022

Novo Ensino Médio: Como a gestão escolar deve atuar?

O Novo Ensino Médio já está em vigor e as escolas devem estar preparadas para lidar com as mudanças, que envolvem a ampliação da carga horária de aulas, a adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a capacitação dos professores para o novo sistema.

De acordo com a Portaria do MEC n.º 521/2021, de 14 de julho de 2021, as redes estaduais e privadas de ensino precisam implementar o Novo Ensino Médio a partir de 2022, com a definição de uma Formação Geral Básica e a elaboração dos Itinerários Formativos que são propostos no sistema.

A partir daí, a mudança ocorre de maneira progressiva até 2024, quando todas as escolas brasileiras já estarão funcionando com o novo currículo e o ENEM também será atualizado. Diante de tantas novidades, como a gestão escolar deve se preparar? Confira algumas recomendações e informações que devem ser consideradas a seguir!

O que é o Novo Ensino Médio?

O primeiro ponto é entender o que efetivamente vai mudar com a implementação do Novo Ensino Médio. Ele pode ser definido como uma atualização no modelo atual de aprendizagem que irá permitir que o estudante opte por uma formação técnica e profissionalizante por áreas de conhecimento. 

Na prática, isso significa a adoção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC),  maior flexibilidade para os alunos escolherem sua área de formação e um aumento da carga horária de estudo, que vai de 4 para 5 horas por dia. 

As áreas de conhecimento para formação básica contemplarão 1.800 horas da carga horária escolar. São elas:

  • Matemáticas e suas Tecnologias; 
  • Linguagens e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Os alunos também terão 1.200 horas para a formação técnica e profissional. É nessa parte que entram os chamados “itinerários formativos”, quando o aluno escolhe uma das áreas de conhecimento para se aprofundar.

Qual é o objetivo do Novo Ensino Médio?

De acordo com o Ministério da Educação, o Novo Ensino Médio tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens e aproximar as escolas da realidade dos estudantes atualmente, especialmente quando se considera a inserção no mercado de trabalho e uma atuação mais proativa na sociedade.

Alguma disciplina será eliminada no Novo Ensino Médio? 

Não. Nenhuma das disciplinas que já são abordadas atualmente em sala de aula serão removidas da grade curricular. A diferença é que as matérias que já se tem familiaridade serão trabalhadas de forma integrada no Novo Ensino Médio.

Como as escolas devem se preparar para o Novo Ensino Médio?

Além de seguir o currículo comum proposto pela respectiva Secretaria Estadual de Educação, as escolas precisam ainda estar atentas a outros detalhes, como:

  • Publicação do regimento interno da escola, representado pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP);
  • Consulta do cronograma de implementação do sistema e aprovação do novo currículo com o Conselho Estadual de Educação (CEE);
  • Renovação de materiais didáticos, que devem aulas integradas ao Ensino Técnico, via Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);
  • Preparação do corpo docente para entendimento do novo currículo;
  • Explicação aos pais, responsáveis e alunos de como serão feitas as matrículas (que mudam por conta do sistema de créditos) e a escolha dos itinerários formativos.

São situações importantes, sendo interessante que a escolha conte com uma equipe específica de pedagogos e professores para ajudarem no processo. Ter um contato próximo com a Secretaria Municipal e Estadual de Ensino também é outra medida que pode facilitar a superação dos desafios desta adaptação.

Gestão escolar deve se antecipar aos desafios do novo modelo de ensino

Além de ter atenção com os itens que citamos acima, a gestão escolar deve se antecipar com alguns desafios que podem surgir durante a implementação. Isso pode ser feito com uma análise das dificuldades já relatadas pelas escolas que já testaram o modelo, como:

  • Adaptação ao aumento na carga horária

Já apontamos que o Novo Ensino Médio propõe um aumento de 2.400 horas para 3.000 horas totais de aulas. O Ministério da Educação deu liberdade para a escola escolher como esse aumento será feito, mas é preciso considerar o transporte dos alunos e a disponibilidade de professores. 

  • Elaboração dos itinerários formativos

Parte flexível do currículo, os itinerários formativos permitirão que o estudante opte por se aprofundar em uma das áreas de conhecimento a partir do segundo ano. Também é possível a escolha por um modelo integrado, que combine mais de uma área. 

Mas, para isso, a instituição deve oferecer uma estrutura adequada para que o jovem consiga manter essa flexibilidade. Além disso, a própria elaboração dos itinerários é um desafio para a gestão escolar, pois deve considerar o PPP e também os desejos/necessidades dos alunos. 

  • Capacitação dos professores

Mesmo que o recomendável seja seguir com os professores que já atuam na instituição, a gestão escolar deve buscar a especialização dos docentes para que eles tenham maior facilidade na adaptação ao novo modelo de ensino. 

Também há a possibilidade da contratação de profissionais para lecionar cursos dos itinerários formativos, assim como para a elaboração de materiais didáticos que serão utilizados nessas aulas.

  • Atualização tecnológica

O uso da tecnologia também será um desafio, já que está prevista no Novo Ensino Médio. Com isso, as escolas que não dispõem de recursos financeiros e nem equipamentos para dar conta da alta na demanda serão prejudicadas. 

  • Escola alinhada com a comunidade

Se o objetivo do Novo Ensino Médio é proporcionar uma abordagem mais prática e acesso à formação técnica dos alunos, com foco na sua inserção no mercado de trabalho, a escolha dos itinerários formativos deve estar alinhada à demanda do mercado local. 

Para isso, a instituição de ensino deve manter um canal de diálogo aberto com a comunidade para entender os desejos dos alunos e como enxergam o mercado atualmente. 

Tecnologia é aliada da gestão escolar no Novo Ensino Médio

Diante deste cenário de tantas mudanças e desafios, a escola deve buscar formas de se preparar para obter uma experiência mais enriquecedora para todos os envolvidos. Ao levar isso em consideração, a gestão escolar estará pronta para implementar o Novo Ensino Médio de maneira mais tranquila e assertiva. 

Um sistema de gestão educacional, como o Mannesoft Prime, pode se tornar um importante aliado nesse processo. Com a tecnologia é possível fazer a gestão acadêmica e corporativa de instituições de ensino, com ferramentas que facilitam o trabalho de gestores e docentes dentro e fora de sala de aula. 

Além disso, o Prime pode ser integrado a outros sistemas e simplificar a implementação do Novo Ensino Médio na sua instituição de ensino. Entre em contato e agende uma demonstração!

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