09 de Junho de 2022

Por que começar o planejamento do próximo ano letivo no segundo semestre?

Com a chegada do segundo semestre do ano, os gestores de escolas, cursos e faculdades começam a elaborar o planejamento do próximo ano letivo. Este documento é fundamental para garantir que as aulas comecem de uma forma estruturada e com a gestão educacional organizada.

É no segundo semestre do ano que os gestores começam a analisar os investimentos necessários, definir o quadro de horários, organizar matrículas, rematrículas e outras questões importantes. A partir disso, o planejamento do próximo ano letivo começa a tomar forma aos poucos e tem mais chances de ser bem-sucedido.

Como se planejar para o próximo ano letivo?

O primeiro passo para se planejar para o próximo ano letivo é avaliar as medidas que foram propostas para o período atual e analisar seus resultados práticos, verificando o que deu certo e o que precisará ser modificado.

Para ajudar os gestores nesse momento, reunimos 5 dicas para planejar o próximo ano letivo ainda no segundo semestre:

1. Faça o balanço patrimonial e avalie os investimentos da escola

O balanço patrimonial é um documento exigido por lei que demonstra a situação do patrimônio da instituição de ensino ao final do ano.

Assim, você tem um quadro preciso de sua situação contábil e financeira, possibilitando uma análise aprofundada do patrimônio, obrigações e o capital disponível em caixa.

A partir dessas informações, é possível definir a porcentagem do patrimônio líquido da instituição que poderá ser reinvestido na modernização das salas de aula, contratação de professores ou expansão do prédio, por exemplo.

Com isso, é possível atrair novos alunos e melhorar ainda mais a imagem da instituição no mercado.

2. Analise o reajuste de mensalidades

Outro ponto importante a ser analisado na gestão financeira da instituição é a necessidade de um eventual reajuste de mensalidades no próximo ano.

Para isso, é preciso levar em consideração as despesas fixas e variáveis da escola ou curso, a folha de pagamento dos funcionários, a previsão total de alunos pagantes, a situação econômica do país, entre outros fatores.

Esta avaliação também deve incluir na conta as bolsas e descontos oferecidos pela instituição de ensino, facilitando o cálculo das receitas previstas para o próximo ano.

3. Planeje as matrículas e rematrículas

Em geral, as matrículas e rematrículas já começam a ocorrer no segundo semestre, por isso é importante organizar a área da instituição responsável pela realização.

Da mesma forma, este é o período para começar a fazer o levantamento da demanda de alunos a partir da quantidade de matrículas e rematrículas feitas ainda neste semestre e o número previsto de alunos que pretendem se matricular no fim deste ano e no início do próximo.

Para isso, é fundamental contar com um sistema de gestão educacional que possibilite a organização, controle e centralização das informações, ajudando o gestor a tomar decisões mais assertivas.

4. Verifique a disponibilidade dos professores

A definição do quadro de horários é uma tarefa complexa que costuma tomar bastante tempo dos gestores e equipe pedagógica.

Por isso, é importante começar o levantamento da disponibilidade dos professores o mais cedo possível, principalmente dos que lecionam em várias instituições de ensino.

Com um planejamento eficiente e o auxílio da tecnologia, é possível reduzir as burocracias e começar o ano letivo com os horários prontos e organizados.

5. Faça uma pesquisa de satisfação com pais e alunos

Realizar uma pesquisa de satisfação durante o ano letivo é relevante para identificar os pontos que precisam ser melhorados e receber sugestões de como fazê-lo.

Essa pesquisa deve ser rápida e direta para não ocupar muito tempo de quem está respondendo, e pode ser feita por meios digitais ou no momento em que os alunos estiverem fazendo a matrícula.

Essas informações podem ser usadas para definir as prioridades de investimento e irão guiar as decisões do gestor no planejamento escolar.

Além de elaborar o planejamento do próximo ano letivo ainda no segundo semestre, é importante acompanhar o desenvolvimento das ações e monitorá-las para avaliar sua efetividade.

Para isso, é fundamental contar com recursos tecnológicos que ajudam a automatizar diversas tarefas e reduzir a burocracia. Confira nosso texto e conheça os processos que você deve automatizar com um sistema de gestão educacional.

 

Leia também